Fui vítima de fraude: o que eu fiz? 🤯

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Fala galera da NuCommunity! Tudo bem com vocês? Meu nome é Mayara C., sou conterrânea e prima do @Kleber_Vieira1! Hoje invadi o perfil do Elves para contar uma história que fiquei sabendo! O @natan.jl, o @joaovitorhat e o @Elves se juntaram e me falaram de um assunto muito sério: FRAUDES! Então, vou contar aqui sobre um tipo especifico de fraude: o uso indevido de dados pessoais em serviços financeiros! Os relatos e as ferramentas apresentadas são frutos da experiência do pessoal! Vamos lá? Tô louca pra contar o que rolou!

Se você é daqueles que acredita que fraudes só acontecem com os outros, saiba que está colocando sua segurança em risco ao pensar dessa forma! Assim como muitos, o @Elves também achava isso até que se tornou uma vítima! Usaram os dados dele para abrir conta, para solicitar cartão de crédito e tudo mais! E ele só descobriu isso depois de verificar o relatório do Registrato e os dados no Serasa. Graças aos conhecimentos da comunidade, ele conseguiu lidar com a situação. Por isso, vou partilhar com vocês as ferramentas que os meninos apontam como importantes para uma vida financeira segura!

Com a palavra, o @joaovitorhat:

Oi, pessoal! Vou explicar dois serviços que o @Elves usou para descobrir essa fraude que sofreu. São eles:

  1. Registrato do Banco Central

    O Registrato fornece diversas informações sobre sua situação financeira em modo de relatórios (Empréstimos e Financiamentos, Contas e Relacionamentos, Chaves Pix e etc). Estes dados são importantes para você saber se existem movimentações financeiras que você não reconhece, como abertura de uma conta em um banco que nem sequer existe na sua cidade.

  2. O score Serasa e SPC

    Estas podem ser ferramentas valiosas para saber se seus dados estão sendo utilizados de maneira indevida, pois alterações bruscas nestes valores podem significar pesquisas de empresas ou utilização de crédito.

Antes de continuar, conta pra a gente: você já teve alguma surpresa ao consultar seus relatórios no Banco Central ou ao ver a pontuação dos seus Score no Serasa e SPC?

  • Sim! Descobri coisas que nem lembrava mais!
  • Não! Nunca consultei esses serviços!

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Não contem pra ninguém, mas enquanto eu ajudava o @Elves com esse tópico, descobri uma conta que nem me recordava mais graças aos relatórios do Registrato! Então, vale a pena uma consulta. É gratuito!

Agora, o @Elves:

Fala, comunidade! Como a Mayara C. disse, eu sofri um estelionato. Quando tomei ciência da situação, a galera daqui me orientou a tomar quatro atitudes. Foram elas:

  1. Entrar em contato com a instituição para informar a fraude. Isso foi algo muito importante, pois foi a partir daqui que a instituição financeira tomou ciência da situação. Como foram feitas compras em cartão de crédito e outras operações em conta corrente, a instituição, após confirmar a fraude, estornou/cancelou as operações sem ônus algum ao meu CPF.

  2. Registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual. Isso aqui é muito importante para que a Polícia possa fazer o trabalho dela: mapear e combater as pessoas especializadas em fraudes, isto é, no combate ao crime organizado. Então, não duvidem: o BO ajuda muito a Polícia a pegar esses bandidos! E o melhor, dá pra fazer tudo de sua própria casa pelo site e o serviço é gratuito!

  3. Contratar o Serasa Premium. Usei este serviço para bloquear consultas ao meu CPF e para gerar um relatório de vazamento dos meus dados pessoais. Foi aqui que descobrir que existe Dark Web e que lá há dados vazados de muitas pessoas! Esse relatório também mostrou uma lista com todas as empresas que consultaram meu CPF. Há um jeito gratuito para ver essa lista de consultas que aprendi com o @LuckPass aqui!

  4. Utilizar o aplicativo Confi. Esse aqui foi indicação do nosso TI e mago dos investimentos! Obrigado, @ree! O Confi é um app dedicado a proteção de compras online. As empresas e os clientes se cadastram na plataforma e por ela os clientes podem acompanhar as compras feitas no seu CPF. Isso ajuda a cancelar as compras indevidas. Eu mesmo consegui cancelar duas!

Agora quem vai escrever é o @natan.jl, galera:

Eu ajudei o @Elves a entender sobre vazamento de dados e dá atenção a e-mails e senhas! Os conceitos sobre vazamento de dados e a Dark Web podem ser entendido clicando aqui. No caso em questão, a gente usou um site, o Have I Been Pwned?, que tem um banco de dados bem vasto sobre vazamentos conhecidos. Basta inserir um e-mail no campo e a ferramenta busca se seu e-mail foi visto em algum vazamento e quais informações foram disponibilizadas na Dark Web, incluindo o serviço que foi vítima do ataque. Também tem outra alternativa, o serviço do Serasa Premium, como o @Elves citou lá em cima. Porém, apesar de ser pago, o serviço não lista qual empresa foi a responsável pela divulgação dos dados.

Em relação a segurança do e-mail, uma das formas de proteger o e-mail pessoal de qualquer vazamento é utilizar um serviço de “encaminhar/redirecionar e-mails”. Existe um serviço incluso nos iPhones, o ocultar meu email, que basicamente funciona da seguinte forma:

O serviço gera endereços de e-mail únicos e aleatórios que são encaminhados automaticamente para a sua caixa de entrada pessoal. Cada endereço é exclusivo para você. Você poderá ler e responder diretamente a e-mails enviados a esses endereços e o seu endereço de e-mail pessoal ser mantido privado.

Infelizmente, esse recurso, por enquanto, é exclusivo da Apple nos seus dispositivos, mas existe uma alternativa (paga), o 1Password que faz basicamente a mesma coisa, porém funciona em todas as plataformas. O 1Password também tem a função de gerenciamento de senhas bem famoso. Ah!!! E sobre senhas seguras vale ler isso aqui!

Voltando pra mim, a Mayara C.:

O fato é que no mundo digital nunca estaremos completamente seguros, mas há muitos hábitos que podem contribuir para evitar situações desagradáveis como a do @Elves e a de muitos brasileiros. No blog do Nubank há muito conteúdo bom para nos ajudar e aumentar a nossa segurança digital, é só clicar aqui e ficar por dentro de tudo!

Comenta aqui, você já foi vítima de algum tipo de fraude ou conhece alguém que passou por alguma experiência?

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Já tive todo meu saldo afanado, de uma antiga conta poupança Bradesco.
Clonaram meu cartão de débito e fizeram a devassa na minha conta. Depois de uns 10 a 12 dias brigando com o banco, consegui reaver o dinheiro, por que provei para o banco que no momento dos saques, eu estava trabalhando há 30 km de distância daquele local.

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:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:. Tenho uma prima que trabalha no Nubank.

Fui uma vez! Tinha deixado um dinheiro na conta para gastar em uma viagem a Fortaleza. Chegando lá, quando precisei do dinheiro e fui no caixa eletrônico sacar, surpresa, nao tinha nada. Tinha feito um saque de minha conta na boca do caixa em um horário que eu estava no voo para Fortaleza ( foi minha salvação, por que tive como comprovar). So conseguir resolver isso quando retornei pra minha cidade e procurei a agencia.

Resumindo: Conseguir reaver meu dinheiro, mas ate hoje o banco nao me explicou como sacaram esse dinheiro na boca do caixa em outra cidade.

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Gente essas dicas que parecem “bobas” são muito úteis!

Eu fui atrás por curiosidade. Talvez seu score esteja baixo, você esteja cheio de contas em bancos ou tenha esquecido de pagar algo. Tudo isso pode afetar na liberação de limite do cartão de crédito.

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Acho que todos ou já foram vítima ou tem alguém próximo que foi.

Já gastaram no meu cartão de crédito (mesmo depois de cancelado no dia que eu percebi, eles conseguiram gastar no dia seguinte)e já criaram cartões em outro banco(inclusive adicional)
A informação que tive, dos 2 bancos,é que foi trabalho interno! :pirate_flag::pirate_flag:
Não tive prejuizo algum, mas a dor de cabeça pra resolver foi grande.

Fora a preocupação de não perder o cartão de vista na hora do pagamento e não cadastrar nossos cartões em qualquer site, não temos muito o que fazer, é confiar no banco.:crossed_fingers::crossed_fingers::crossed_fingers:

:metal::metal::metal::metal:

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Ohhh poxa, @Kleber_Vieira1 @Mr.Xis e @Itamar! Como narrei no tópico, essa experiência que passei foi muito frustrante! Eu nunca havia passado por nada semelhante e achava que isso só acontecia com pessoas descuidadas, e como eu me considero organizado e atento, me achava super seguro… até que deu no que deu! Mas, me contem: vocês registraram um Boletim de Ocorrência ou oficializaram um Reclamação junto ao Banco Central?

Poisé, @joaovitorhat! Eu sempre observava essas dicas por aqui na comunidade, mas nunca dei muita importância até que realmente precisei! Ai de mim se não fossem essas ferramentas! A gente tem a missão de torná-las mais conhecidas porque são realmente úteis!

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Não precisei fazer nada dessas coisas, no Bradesco resolvi por telefone e no BB tive que ir na agência somente uma vez.:white_check_mark::+1:

:metal::metal::metal::metal:

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Como disse acima, resolvi na propria agência. :wink:

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É aí que tá, @Itamar e @Kleber_Vieira1! O fato de resolver ou não, não diminui a necessidade de um registro de BO ou reclamação no Banco Central! Como essas instituições regulam ações, as instituições financeiras ficam na obrigação de melhorar os serviços e a própria segurança! Quando eu registrei o BO e oficializei a reclamação, penso que contribui para a melhoria e segurança e para que seja evitado novas situações como a minha!

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Acho que temos que seguir uma sequência de atitudes nesses casos.

Qdo reclamei das compras ,o problema foi resolvido. :white_check_mark:
Qdo reclamei dos cartões,o problema foi resolvido.:white_check_mark:
Qdo deu problema com meu cartão , reclamei no chat ,não resolveu, qdo passei pra ouvidoria, o problema foi resolvido.:white_check_mark:
Se um dia não resolverem meu problema internamente,eu passo para outras instâncias.

:metal::metal::metal::metal:

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Ótima observação! :clap:t2::clap:t2::clap:t2:
No meu caso, o atendimento demorou muito!

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Não houve necessidade, na época, consegui resolver tudo com duas idas na agência.

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Tô precisando fazer uma limpezinha por aqui! Tanta conta que não uso… :man_facepalming:t4::joy:

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:clap: :clap: :clap:

Ele já mudou de nome umas 3 vezes, mas é um bom aplicativo, além de evitar compras fraudulentas podemos usar para confirmar que somos os compradores legítimos e agilizar a aprovação, uso muito na Americanas e Magalu e etc, além de participar de sorteios ao classificar o processo de compra na loja.

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Isso mesmo, @ree! No início eu usei o Confi para evitar novas fraudes, como disse no tópico. Mas, depois vi essa facilidade de agilizar a autenticidade das compras, e isso é muito bom! Não só quem compra, mas também quem vende se sente igualmente seguro! Esses dias fiz uma compra na Renner e logo chegou a notificação lá no app para confirmar a compra; confirmei que era eu mesmo e aí tudo fluiu mais rápido. Inclusive tô até com 3 cupons para esse sorteio! Tomara que a gente esteja entre esses sortudos a ganhar os R$500!

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É isso mesmo produção, a May invadiu seu perfil,:scream: :scream: :scream:

Sim, temos que ser cauteloso eu sempre preocupei com esses tipo de coisa.

Ainda não contratei esse serviço mas sempre estou de olho

Confesso que já naveguei por essa terra, adolescente sempre é curioso e lá pude descobri tanta coisa que fiquei com medos, dai criei senhas forte para email, roteador (passei a controlar que utilizar meu wifi e quantos mega), celular tudo que se pede senha.

Já instalei e estou utilizando

Não sabia dessa irei pesquisa e já utilizar desse recurso

Nossa amei esse tópico achei super didático e de fácil compreensão, parabéns ao envolvidos você brilharam.

Vale lembra também galera que quando você tira foto de qualquer documento, cartão, qualquer dados frágil, e da permissão aos aplicativos instalado no celular ele terá acesso a sua galeria ou seja a foto dos dados que você tirou.

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Muito bom e útil! Você nunca mais vai querer expor seu e-mail pessoal após utilizar a primeira vez :joy:

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Eu já comecei a utilizar, amei as dicas :heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes:

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E aí, Gui!! A gente fica muito contente em saber que o conteúdo desse tópico te ajudou! Foi esse o nosso intuito: contribuir com dicas úteis de segurança! :muscle:t2:

Caramba! Isso é de extrema relevância, Gui! Eu não sabia dessa, eim?! Vou ficar de olho nos meus apps agora! Fotos de documentos e do cartão no meu celular? NUNCA MAIS! :stuck_out_tongue_winking_eye:

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Só bora :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire:

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