Fui v√≠tima de fraude: o que eu fiz? ūü§Į

X0XF

Fala galera da NuCommunity! Tudo bem com voc√™s? Meu nome √© Mayara C., sou conterr√Ęnea e prima do @Kleber_Vieira1! Hoje invadi o perfil do Elves para contar uma hist√≥ria que fiquei sabendo! O @natan.jl, o @joaovitorhat e o @Elves se juntaram e me falaram de um assunto muito s√©rio: FRAUDES! Ent√£o, vou contar aqui sobre um tipo especifico de fraude: o uso indevido de dados pessoais em servi√ßos financeiros! Os relatos e as ferramentas apresentadas s√£o frutos da experi√™ncia do pessoal! Vamos l√°? T√ī louca pra contar o que rolou!

Se você é daqueles que acredita que fraudes só acontecem com os outros, saiba que está colocando sua segurança em risco ao pensar dessa forma! Assim como muitos, o @Elves também achava isso até que se tornou uma vítima! Usaram os dados dele para abrir conta, para solicitar cartão de crédito e tudo mais! E ele só descobriu isso depois de verificar o relatório do Registrato e os dados no Serasa. Graças aos conhecimentos da comunidade, ele conseguiu lidar com a situação. Por isso, vou partilhar com vocês as ferramentas que os meninos apontam como importantes para uma vida financeira segura!

Com a palavra, o @joaovitorhat:

Oi, pessoal! Vou explicar dois serviços que o @Elves usou para descobrir essa fraude que sofreu. São eles:

1. Registrato do Banco Central

O Registrato fornece diversas informa√ß√Ķes sobre sua situa√ß√£o financeira em modo de relat√≥rios (Empr√©stimos e Financiamentos, Contas e Relacionamentos, Chaves Pix e etc). Estes dados s√£o importantes para voc√™ saber se existem movimenta√ß√Ķes financeiras que voc√™ n√£o reconhece, como abertura de uma conta em um banco que nem sequer existe na sua cidade.

2. O score Serasa e SPC

Estas podem ser ferramentas valiosas para saber se seus dados est√£o sendo utilizados de maneira indevida, pois altera√ß√Ķes bruscas nestes valores podem significar pesquisas de empresas ou utiliza√ß√£o de cr√©dito.

Antes de continuar, conta pra a gente: você já teve alguma surpresa ao consultar seus relatórios no Banco Central ou ao ver a pontuação dos seus Score no Serasa e SPC?

• Sim! Descobri coisas que nem lembrava mais!
  • N√£o! Nunca consultei esses servi√ßos!

0 votantes

N√£o contem pra ningu√©m, mas enquanto eu ajudava o @Elves com esse t√≥pico, descobri uma conta que nem me recordava mais gra√ßas aos relat√≥rios do Registrato! Ent√£o, vale a pena uma consulta. √Č gratuito!

Agora, o @Elves:

Fala, comunidade! Como a Mayara C. disse, eu sofri um estelionato. Quando tomei ciência da situação, a galera daqui me orientou a tomar quatro atitudes. Foram elas:

1. Entrar em contato com a institui√ß√£o para informar a fraude. Isso foi algo muito importante, pois foi a partir daqui que a institui√ß√£o financeira tomou ci√™ncia da situa√ß√£o. Como foram feitas compras em cart√£o de cr√©dito e outras opera√ß√Ķes em conta corrente, a institui√ß√£o, ap√≥s confirmar a fraude, estornou/cancelou as opera√ß√Ķes sem √īnus algum ao meu CPF.

2. Registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual. Isso aqui é muito importante para que a Polícia possa fazer o trabalho dela: mapear e combater as pessoas especializadas em fraudes, isto é, no combate ao crime organizado. Então, não duvidem: o BO ajuda muito a Polícia a pegar esses bandidos! E o melhor, dá pra fazer tudo de sua própria casa pelo site e o serviço é gratuito!

3. Contratar o Serasa Premium. Usei este serviço para bloquear consultas ao meu CPF e para gerar um relatório de vazamento dos meus dados pessoais. Foi aqui que descobrir que existe Dark Web e que lá há dados vazados de muitas pessoas! Esse relatório também mostrou uma lista com todas as empresas que consultaram meu CPF. Há um jeito gratuito para ver essa lista de consultas que aprendi com o @LuckPass aqui!

4. Utilizar o aplicativo Confi. Esse aqui foi indicação do nosso TI e mago dos investimentos! Obrigado, @ree! O Confi é um app dedicado a proteção de compras online. As empresas e os clientes se cadastram na plataforma e por ela os clientes podem acompanhar as compras feitas no seu CPF. Isso ajuda a cancelar as compras indevidas. Eu mesmo consegui cancelar duas!

Agora quem vai escrever é o @natan.jl, galera:

Eu ajudei o @Elves a entender sobre vazamento de dados e d√° aten√ß√£o a e-mails e senhas! Os conceitos sobre vazamento de dados e a Dark Web podem ser entendido clicando aqui. No caso em quest√£o, a gente usou um site, o Have I Been Pwned?, que tem um banco de dados bem vasto sobre vazamentos conhecidos. Basta inserir um e-mail no campo e a ferramenta busca se seu e-mail foi visto em algum vazamento e quais informa√ß√Ķes foram disponibilizadas na Dark Web, incluindo o servi√ßo que foi v√≠tima do ataque. Tamb√©m tem outra alternativa, o servi√ßo do Serasa Premium, como o @Elves citou l√° em cima. Por√©m, apesar de ser pago, o servi√ßo n√£o lista qual empresa foi a respons√°vel pela divulga√ß√£o dos dados.

Em rela√ß√£o a seguran√ßa do e-mail, uma das formas de proteger o e-mail pessoal de qualquer vazamento √© utilizar um servi√ßo de ‚Äúencaminhar/redirecionar e-mails‚ÄĚ. Existe um servi√ßo incluso nos iPhones, o ocultar meu email, que basicamente funciona da seguinte forma:

O servi√ßo gera endere√ßos de e-mail √ļnicos e aleat√≥rios que s√£o encaminhados automaticamente para a sua caixa de entrada pessoal. Cada endere√ßo √© exclusivo para voc√™. Voc√™ poder√° ler e responder diretamente a e-mails enviados a esses endere√ßos e o seu endere√ßo de e-mail pessoal ser mantido privado.

Infelizmente, esse recurso, por enquanto, é exclusivo da Apple nos seus dispositivos, mas existe uma alternativa (paga), o 1Password que faz basicamente a mesma coisa, porém funciona em todas as plataformas. O 1Password também tem a função de gerenciamento de senhas bem famoso. Ah!!! E sobre senhas seguras vale ler isso aqui!

Voltando pra mim, a Mayara C.:

O fato √© que no mundo digital nunca estaremos completamente seguros, mas h√° muitos h√°bitos que podem contribuir para evitar situa√ß√Ķes desagrad√°veis como a do @Elves e a de muitos brasileiros. No blog do Nubank h√° muito conte√ļdo bom para nos ajudar e aumentar a nossa seguran√ßa digital, √© s√≥ clicar aqui e ficar por dentro de tudo!

Comenta aqui, você já foi vítima de algum tipo de fraude ou conhece alguém que passou por alguma experiência?

30 Likes

Já tive todo meu saldo afanado, de uma antiga conta poupança Bradesco.
Clonaram meu cart√£o de d√©bito e fizeram a devassa na minha conta. Depois de uns 10 a 12 dias brigando com o banco, consegui reaver o dinheiro, por que provei para o banco que no momento dos saques, eu estava trabalhando h√° 30 km de dist√Ęncia daquele local.

18 Likes

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:. Tenho uma prima que trabalha no Nubank.

Fui uma vez! Tinha deixado um dinheiro na conta para gastar em uma viagem a Fortaleza. Chegando l√°, quando precisei do dinheiro e fui no caixa eletr√īnico sacar, surpresa, nao tinha nada. Tinha feito um saque de minha conta na boca do caixa em um hor√°rio que eu estava no voo para Fortaleza ( foi minha salva√ß√£o, por que tive como comprovar). So conseguir resolver isso quando retornei pra minha cidade e procurei a agencia.

Resumindo: Conseguir reaver meu dinheiro, mas ate hoje o banco nao me explicou como sacaram esse dinheiro na boca do caixa em outra cidade.

16 Likes

Gente essas dicas que parecem ‚Äúbobas‚ÄĚ s√£o muito √ļteis!

Eu fui atrás por curiosidade. Talvez seu score esteja baixo, você esteja cheio de contas em bancos ou tenha esquecido de pagar algo. Tudo isso pode afetar na liberação de limite do cartão de crédito.

11 Likes

Acho que todos ou já foram vítima ou tem alguém próximo que foi.

J√° gastaram no meu cart√£o de cr√©dito (mesmo depois de cancelado no dia que eu percebi, eles conseguiram gastar no dia seguinte)e j√° criaram cart√Ķes em outro banco(inclusive adicional)
A informação que tive, dos 2 bancos,é que foi trabalho interno! :pirate_flag::pirate_flag:
Não tive prejuizo algum, mas a dor de cabeça pra resolver foi grande.

Fora a preocupa√ß√£o de n√£o perder o cart√£o de vista na hora do pagamento e n√£o cadastrar nossos cart√Ķes em qualquer site, n√£o temos muito o que fazer, √© confiar no banco.:crossed_fingers::crossed_fingers::crossed_fingers:

:metal::metal::metal::metal:

14 Likes

Ohhh poxa, @Kleber_Vieira1 @Mr.Xis e @Itamar! Como narrei no tópico, essa experiência que passei foi muito frustrante! Eu nunca havia passado por nada semelhante e achava que isso só acontecia com pessoas descuidadas, e como eu me considero organizado e atento, me achava super seguro… até que deu no que deu! Mas, me contem: vocês registraram um Boletim de Ocorrência ou oficializaram um Reclamação junto ao Banco Central?

Pois√©, @joaovitorhat! Eu sempre observava essas dicas por aqui na comunidade, mas nunca dei muita import√Ęncia at√© que realmente precisei! Ai de mim se n√£o fossem essas ferramentas! A gente tem a miss√£o de torn√°-las mais conhecidas porque s√£o realmente √ļteis!

9 Likes

Não precisei fazer nada dessas coisas, no Bradesco resolvi por telefone e no BB tive que ir na agência somente uma vez.:white_check_mark::+1:

11 Likes

Como disse acima, resolvi na propria agência. :wink:

5 Likes

√Č a√≠ que t√°, @Itamar e @Kleber_Vieira1! O fato de resolver ou n√£o, n√£o diminui a necessidade de um registro de BO ou reclama√ß√£o no Banco Central! Como essas institui√ß√Ķes regulam a√ß√Ķes, as institui√ß√Ķes financeiras ficam na obriga√ß√£o de melhorar os servi√ßos e a pr√≥pria seguran√ßa! Quando eu registrei o BO e oficializei a reclama√ß√£o, penso que contribui para a melhoria e seguran√ßa e para que seja evitado novas situa√ß√Ķes como a minha!

4 Likes

Acho que temos que seguir uma sequência de atitudes nesses casos.

Qdo reclamei das compras ,o problema foi resolvido. :white_check_mark:
Qdo reclamei dos cart√Ķes,o problema foi resolvido.:white_check_mark:
Qdo deu problema com meu cart√£o , reclamei no chat ,n√£o resolveu, qdo passei pra ouvidoria, o problema foi resolvido.:white_check_mark:
Se um dia n√£o resolverem meu problema internamente,eu passo para outras inst√Ęncias.

15 Likes

√ďtima observa√ß√£o! :clap:t2::clap:t2::clap:t2:
No meu caso, o atendimento demorou muito!

6 Likes

Não houve necessidade, na época, consegui resolver tudo com duas idas na agência.

5 Likes

T√ī precisando fazer uma limpezinha por aqui! Tanta conta que n√£o uso‚Ķ :man_facepalming:t4::joy:

4 Likes

:clap: :clap: :clap:

Ele já mudou de nome umas 3 vezes, mas é um bom aplicativo, além de evitar compras fraudulentas podemos usar para confirmar que somos os compradores legítimos e agilizar a aprovação, uso muito na Americanas e Magalu e etc, além de participar de sorteios ao classificar o processo de compra na loja.

11 Likes

Isso mesmo, @ree! No in√≠cio eu usei o Confi para evitar novas fraudes, como disse no t√≥pico. Mas, depois vi essa facilidade de agilizar a autenticidade das compras, e isso √© muito bom! N√£o s√≥ quem compra, mas tamb√©m quem vende se sente igualmente seguro! Esses dias fiz uma compra na Renner e logo chegou a notifica√ß√£o l√° no app para confirmar a compra; confirmei que era eu mesmo e a√≠ tudo fluiu mais r√°pido. Inclusive t√ī at√© com 3 cupons para esse sorteio! Tomara que a gente esteja entre esses sortudos a ganhar os R$500!

9 Likes

√Č isso mesmo produ√ß√£o, a May invadiu seu perfil,:scream: :scream: :scream:

Sim, temos que ser cauteloso eu sempre preocupei com esses tipo de coisa.

Ainda não contratei esse serviço mas sempre estou de olho

Confesso que já naveguei por essa terra, adolescente sempre é curioso e lá pude descobri tanta coisa que fiquei com medos, dai criei senhas forte para email, roteador (passei a controlar que utilizar meu wifi e quantos mega), celular tudo que se pede senha.

J√° instalei e estou utilizando

N√£o sabia dessa irei pesquisa e j√° utilizar desse recurso

Nossa amei esse tópico achei super didático e de fácil compreensão, parabéns ao envolvidos você brilharam.

Vale lembra também galera que quando você tira foto de qualquer documento, cartão, qualquer dados frágil, e da permissão aos aplicativos instalado no celular ele terá acesso a sua galeria ou seja a foto dos dados que você tirou.

7 Likes

Muito bom e √ļtil! Voc√™ nunca mais vai querer expor seu e-mail pessoal ap√≥s utilizar a primeira vez :joy:

6 Likes

Eu j√° comecei a utilizar, amei as dicas :heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes:

6 Likes

E a√≠, Gui!! A gente fica muito contente em saber que o conte√ļdo desse t√≥pico te ajudou! Foi esse o nosso intuito: contribuir com dicas √ļteis de seguran√ßa! :muscle:t2:

Caramba! Isso √© de extrema relev√Ęncia, Gui! Eu n√£o sabia dessa, eim?! Vou ficar de olho nos meus apps agora! Fotos de documentos e do cart√£o no meu celular? NUNCA MAIS! :stuck_out_tongue_winking_eye:

3 Likes

Só bora :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire: :fire:

5 Likes