Fui vítima de estelionato pelo whatsapp

Boa Noite.

Hoje de manhã recebi uma mensagem de uma moça no whatsapp se passando por atendente da BV Financeira e me ofereceu um emprestimo de 15 mil, ela ainda pediu adiantamento de 3 parcelas de R$ 560, eu realizei o pagamento via transferência entre contas nubank as 14:52h, a mesma atendente disse que precisava depositar mais 2,5 mil para pagamento da taxa TAC (abertura de conta), dai eu desconfiei, liguei na central da BV e vi que se tratava de um golpe. Já registrei o B.O estou aguardando amanhã para poder ir na delegacia pegar a impressão do B.O e enviar para o nubank. As 17:35 eu liguei para o nubank para relatar o ocorrido e tentar reaver meu dinheiro. Estou muito triste, pois esse era o unico dinheiro que eu tinha, trabalhei tanto pra guardar. Queria orientações de como reaver essa transferencia, se devo procurar a justiça e abrir processo.

4 curtidas

Vc fez transferências para um estranho, sem ter o dinheiro do empréstimo na conta é sério isso ?
Pagar por algo que não tem ?

:thinking:

12 curtidas

É complicado conseguir reaver esses valores, a Nubank não tem nenhuma responsabilidade nisso, você deu o comando de transferência e ela cumpriu a operação. Ainda por cima nem foi para outra conta Nubank, foi para outra instituição financeira.

Agora é abrir um B.O, fornecer a maior quantidade de informações possíveis à polícia e aguardar, infelizmente.

20 curtidas

Cara, desculpa te perguntar, em que mundo vc vive? Você pagar adiantado pra tê um empréstimo? Qual a vantagem disso? Tava na cara que era um golpe. Acho difícil vc reaver esse valor perdido

9 curtidas

Foi sim de conta nubank para conta nubank.

1 curtida

A BV Financeira te ofereceu um empréstimo, cobrou três parcelas adiantas e para isso você tinha que fazer transferência para uma conta Nubank? :face_with_raised_eyebrow:

Cara, isso não faz sentido nenhum. Mas, ligue para os canais de atendimento e informe a conta de destino para denunciar que se trata de fraudadores. Se você tiver sorte, o dinheiro ainda não terá sido sacado ou transferido (o que eu acho difícil).

9 curtidas

Sim, eu fiz simulação de emprestimo ontem no site da BV e hj me mandaram mensagem no whatsapp, pensei que se tratava da conta original, já que era comercial e conversou por audios. A forma de verificação era ter um avalista, ter imovel proprio ou adiantar parcelas, eu optei por adiantar as 3 parcelas. Ela perguntou qual banco eu usava, eu disse que tinha conta no nubank, logo depois ela me mandou dados pra transferência que seriam de uma suposta gerente. Eu nunca fiz emprestimo, não sei como funciona. Moro sozinho, estudo e trabalho, existem inumeras coisas ainda que não tenho conhecimento e estou tendo agora, como esse. B.O já está feito, já contatei o Nubank e amanhã irei no Procon. Postei aqui para ver se tinha casos igual ao meu.

2 curtidas

Dificilmente o Procon terá como lhe ajudar, não é um problema consumerista, é um problema criminal.

13 curtidas

é uma situação lamentável, mas numa boa, você foi muito inocente para cair num golpe desses.

8 curtidas

Espero que me deem então orientações de como prosseguir. Irei nas pequenas causas, o que for possivel de fazer eu tentarei.

2 curtidas

O jeito é esperar a resposta do nubank pra ver se conseguem reaver o dinheiro (oq eu acho difícil, mas a esperança é a última q morre), o importante é q vc já fez o BO tbm, mas não acredito q entrar na justiça ajude mto…
Bom, pelo menos ficou o aprendizado e espero q não caia mais em golpes, boa sorte :crossed_fingers:

8 curtidas

Se você não souber quem acusar (quem foi a pessoa que te fraudou), também não vai resolver. Uma ação judicial precisa ser ajuizada contra alguém. A Nubank e a BV Financeira não tem responsabilidade nenhuma nessa transação, então a menos que você tenha o nome completo ou algum outro meio de identificar os fraudadores, não tem nenhuma condição de processá-los.

O negócio é fazer o B.O, assim a polícia iniciará um processo investigativo que, se der algum resultado, gerará uma ação penal.

Realmente tem casos que não há muito o que fazer, infelizmente.

10 curtidas

A orientação possível é vc procurar um advogado , junto com o B.O e os áudios e msgs que tiver do whatsapp

4 curtidas

Tem outro post que fala sobre isso, você pode ver o relato de outras pessoas por lá:

7 curtidas

Impressionante como tem tantos golpistas com conta aberta no Nubank…

1 curtida

Olha, incluo o whatsapp, pois a segurança parece ser zero. Qualquer um pode fazer uma conta comercial e dar golpes.

1 curtida

Instalar o Whatsapp business é uma coisa, agora ter a conta verificada como empresarial pelo próprio whatsapp, é talmente diferente !!
Ninguém paga parcelas de empréstimo adiantado a ngm…
Pior ainda pagar na conta física de alguém, não era da BV FINANCEIRA ?
A conta deveria estar com os dados da BV FINANCEIRA, não no nome de terceiros.

6 curtidas

Verdade você tem razão. A culpa foi minha. Mas a operadora do cartão tem poder de rastrear as transações que são feitas entre as contas. Enfim, vejo nas suas palavras somente apontamentos para “problema seu”, acredito que o fórum não seja para esse proposito. E outra, se for pra falar o óbvio e não contribuir, é melhor ficar calado.

1 curtida

O obvio no qual você não entende ou se faz de desentendido. Tá tudo errado essa história aí, é péssimo ser enganado, mais nesse caso vc quem é o responsável e procurou isso, tem que ser muito inocente e sair por aí transferindo dinheiro na conta de estranhos, que se passam por empresas.

8 curtidas

Concordo. O problema é que em alguns casos a “vítima” ainda acaba caluniando as empresas que foram usadas para o golpe, no caso a BV financeira e o nubank.

Mas, eu acredito que cair num golpe desses uma vez na vida quando se é jovem é bom, serve como aprendizado. Até porque esse dinheiro dificilmente será reavido, então o OP vai ficar mais esperto na próxima.

Enfim, OP foi ingênuo e deve levar esse episódio como uma lição de vida.

2 curtidas