Fui vitima de Golpe!

Fui vitima de um Golpe, a historia é bem longa, mas em resumo, fiz um pix de 13 mil para um estelionatario que vendia carros, tudo bem planejado e articulado, com nome da empresa, CNPJ, conta bancaria etc, efetuei a compra do carro e só depois me dei conta que tinha recebido um golpe, fiz boletim de ocorrência, e entrei em contato com o suporte da Nubank assim que descobri, me deram uma resposta de como eu digitei a senha de 4 dígitos eles não pode fazer nada, recebi um e-mail falando de um tal de MED no qual eles tentaram recuperar o dinheiro da outra instituição, porém ele não estava mais lá. e esse foi o desfecho!

4 curtidas

Olá @charles_farias_de_so !

Sim, infelizmente casos assim quem precisa reaver os valores é a Policia não o Banco, já que não houve nenhum tipo de falha de segurança pelo lado do Nubank.

Os criminosos já sabem que podem ter a conta bloqueada e costumam retirar os valores assim que é depositado.

22 curtidas

Ok, caso eu esteja na rua andando e for vitima de um assalto, onde o bandido pegue meu celular e me force a fazer a transferência digitando a senha de 4 dígitos, continuo com essa mesma resposta ?

A Nubank não tem nenhum um tipo de seguro para esses casos ?
só para eu saber o risco que estou correndo com essa instituição.

Grato!

1 curtida

Será a mesma tratativa, o Banco de origem contata o de destino e ele verifica o saldo se existe ainda o valor lá para estornar, mas se não tiver, a resposta é a mesma, pois a responsabilidade da segurança publica não é do Banco e sim do poder publico.

Já cheguei a pesquisar e nenhum seguro que encontrei cobre dessa primeira forma, somente sob coação, como o segundo exemplo que você citou, Mercado Pago já oferece, esperamos que o Nubank também futuramente.

18 curtidas

Nem a Nubank e nem nenhuma outra instituição irá se responsabilizar por transações feitas mediante uso de senha, pois ela não tem autonomia e nem competência para apurar se o cliente foi vítima de golpe ou se ela está sendo vítima de um golpe.

Mas em ambos os casos você deve recorrer ao Judiciário e, sendo declarada fraudulenta a transação, será determinada a devolução dos valores por meio de ordem judicial.

20 curtidas

Errada! há instituições que se responsabiliza sim. posso como exemplo te dá esse da caixa que está na central de ajuda deles

‘‘Já no caso de clientes da Caixa, é preciso se dirigir a uma das agências bancárias do banco para pedir a devolução. Após ser comunicado, o banco abre uma investigação para procurar provas da fraude e caso o crime seja confirmado, o dinheiro é devolvido ao cliente.’’

Mas enfim, como você disse, tudo por meio judicial.

Olá @charles_farias_de_so seja bem vindo a Nucommunity, que situação creio que vai ter que aguardar a justiça

1 curtida

Na teoria é lindo, mas na prática é outra coisa. Trabalho na Justiça e todos os dias pego processos de transações fraudulentas e instituições bancárias que só podem desmanchar a transação por meio de ordem judicial (inclusive a Caixa Econômica).

Recomendo que você procure um advogado ou a Defensoria Pública da sua cidade para receber orientações mais direcionadas ao seu caso.

21 curtidas

Eu trabalho em uma instituição bancária e quase todos os dias atendo clientes com problemas parecidos, todos vítimas de golpe.

O processo é o seguinte, o cliente faz o B.O. e leva no banco para tentar reaver o dinheiro. O banco vai analizar o caso (isso leva alguns dias) e se ele entender que realmente foi golpe, entre tentar retirar o dinheiro da conta do golpista (usando o MED), se tiver o saldo, ok, da certo, mas se não tiver, não tem jeito, o banco não pode fazer nada em relação a isso.

A chance de dar certo? Quase nula.

Você tem que entender o seguinte, não foi falha de segurança, foi golpe, é diferente, você autorizou a transação.

Muitas pessoas reclamam e falam que o Nubank não tem segurança, mas na verdade, isso aconteceria em qualquer banco, físico ou digital.

O banco não pode proteger o cliente dele mesmo.

É uma situação difícil, eu sei, mas infelizmente, não há muito o que fazer.

19 curtidas

Concordo! Sei que nao deve ser bom pra ninguem cairem em golpes, mas muitas vezes ficamos de maos atadas. E infelizmente quem caiu no golpe é quem fica no prejuizo.

Por isso, pensa numa pessoa veaca pra essas coisas, sou eu. Nao digo que nunca vou cair em golpes, mas me certifico de tudo primeiro antes de apertar os botões da senha.

Me solidarizo com vc @charles_farias_de_so, perder 13 mil assim deixa qualquer um triste. :hugs::hugs::hugs::hugs:

14 curtidas

ontem cai num golpe comprei um iphone por 7 mil e logo percebi que era golpe, já liguei no banco e em seguida fui a delegacia perto de casa fazer o boletim de ocorrência, assim que o BO ficou pronto já enviei um e-mail com toda minha conversa de whatsapp ao banco, enviei tudo até os comprovantes de print. recebi o retorno do banco dizendo assim…

Olá, Edney.

Sentimos muito que você tenha passado por isso e esperamos que esteja bem. Aqui no Nubank, sua segurança será sempre prioridade.

Informamos que não será possível realizar o cancelamento das transações realizadas, pois o envio do valor é feito em tempo real e confirmado através da senha pessoal de 4 dígitos. Como o seu caso envolve transações realizadas via Pix, utilizaremos o MED (Mecanismo Especial de Devolução) para tentar reaver os valores contestados. A partir de hoje há um prazo total de até 10 dias corridos para a resolução do seu caso, sendo 07 dias para que o banco recebedor analise o caso e mais 03 dias para a devolução do valor para a conta de origem caso haja saldo na conta recebedora.

Caso nenhum reembolso seja recebido neste prazo, significa que a análise foi encerrada, sem valores recuperados. Nesse cenário, não retornaremos o contato. Por outro lado, se algum valor for devolvido, integral ou parcialmente, iremos lhe enviar um e-mail informando o ocorrido.

É importante lembrar que tomaremos todas as medidas para tentar recuperar os valores contestados, mas não podemos garantir um retorno positivo, pois o resultado da contestação dependerá da instituição financeira recebedora.

agora só me resta aguardar.:raised_hands:

5 curtidas

Assim que tiver alguma resposta manda aqui para a gente saber o desfecho!

4 curtidas

Manda mesmo.

Estamos torcendo por você, de verdade.

:pray:t3::pray:t3::pray:t3:

7 curtidas

Pode deixar :+1:

1 curtida

Fui vitima de golpe. Comprei umas bolsas de uma falsa lojs de goiania. 540 via pix. Tenho provas prints da conversas. So queria meu dinjeiro devolta

Olá @Thaianne_Abreu seja bem vinda a Nucommunity,já abriu um boletim de ocorrência? Já reportou o Nubank?

1 curtida

Esse exemplo é um problema de segurança pública humilhante do nosso país :slightly_frowning_face:.

Se um bandido roubar o seu celular, a Apple não vai assumir a responsabilidade e te dar um aparelho novo. Se você tiver parcelado o aparelho, ainda assim vai precisar continuar pagando a fatura do cartão, pois a loja que te vendeu o aparelho também não vai assumir a responsabilidade. Só políticas públicas e maior investimento em segurança podem resolver isso.


Entendo que é uma situação triste, mas o Nubank não tem culpa, ele apenas efetuou a operação de transferência. As instituições bancárias não são polícia, não conseguem ir atrás do estelionatário. Você precisa fazer um boletim de ocorrência e aguardar a polícia encontrar o bandido.

11 curtidas

To. No aguardo

Fiz sim… To no aguardo
To cm medo dela nao usar mais a conta e n conseguir reaver meu dinheiro…

A mesma coisa se ele tivesse com x valor na carteira, o bandido iria roubar e ninguém ira ressarcir ou se responsabilizar…

5 curtidas