Função Contactless: quais os pontos positivos e negativos?

Olá, eu acabei de receber meu cartão e me bateu uma dúvida, isso dele ser um cartão contactless, é interessante? não tem o perigo de ocorrer um pagamento sem vc querer? e em caso de roubo? não precisa da senha, como fica? Gostaria de saber a opinião de vcs. Lembrando que sou nova no Nubank. Obrigada

9 curtidas

Isso é uma ótima pergunta, também gostaria de saber

2 curtidas

Olá @Danita, vou dar a minha opinião como cliente: Eu uso sempre a função contactless, e acho a mesma muito segura, inclusive as primeiras vezes que usei tive alguma dificuldade, pois aproximava o cartão na parte de cima das maquininhas e acabava não fazendo a leitura, depois entendi que o mesmo deve ser aproximado mais ao centro próximo das teclas, e sempre encostado na máquina, caso contrário não irá fazer a leitura, penso que essa necessidade de utilizar tão próximo dificulte tentativas de golpes utilizando máquininhas com o cartão dentro do bolsa ou algo do tipo, inclusive existem carteiras que bloqueiam o sinal do cartão. Vejo o pagamento por aproximação como uma ótima ferramenta, mas precisa obviamente de alguns cuidados, ando sempre com meu cartão bloqueado no APP, desbloqueio quando vou usar, isso virou já uma rotina pra mim, faço no automático, sendo assim mesmo se eu perdesse o cartão ninguém conseguiria usar-lo. Enfim esse é uma experiência pessoal, e caso você não se sinta segura em usar essa função no cartão você pode bloquear usando o APP.

10 curtidas

E aí, @Danita. Dá uma olhada nesse outro tópico: Contactless(Pagar por aproximação)AGORA PODEMOS DESATIVAR - #124 por bunogui Mas continua ligada por aqui, não tenho dúvidas que os demais membros da comunidade vão te ajudar também!

Minha opinião: eu amo a função, sou apaixonado por ela e se depender de mim vou usar-la sempre. Pena que nem em todo lugar é possível, ainda. Dá última vez que meu cartão entrou numa maquininha ele saio arranhado, mas paciência, né. Eu acho super seguro, mas não duvido da possibilidade de ser vítima de um golpe por pessoas maus intencionadas, infelizmente. :pray: :purple_heart:

8 curtidas

Eu acho interessante. A questão de ocorrer um pagamento sem querer, você precisa aproximar bastante o seu cartão da maquininha, então acho pouco provável. É interessante ficar de olho no valor das compras pois pode ser que sem querer (ou não) alguém coloque um valor maior na compra, e como o Contactless não existe senha para compras abaixo de 50 reais, a compra seria feito automaticamente. Porém qualquer coisa eu acredito que você pode pedir extorno do valor pro Nubank.

Em caso de roubo, até onde eu sei, se pegarem seu cartão e utilizarem a máquininha pra fazer compras no Contactless, poderão gastar no máximo até 200 reais por dia, pois se a memória não me falha, existe um limite de utilização de 4 vezes/dia.

Como medida de segurança eu acho interessante você deixar o dinheiro todo na função “Guardar Dinheiro” e só retirar o valor que você for utilizar. Assim no pior dos casos ninguém terá acesso ao dinheiro na sua conta. Ou você também pode deixar o dinheiro livre o mês todo e guardar tudo o que sobrar automaticamente com a nova função antes de receber o seu pagamento (assim você fica livre pra usar a grana o mês todo sem se preocupar em liberar o dinheiro, e o que te sobrar no final do mês vira sua reserva de emergência, que será guardado automaticamente com a nova função).

Qualquer coisa você pode desativar o Contactless sempre que quiser também

Se eu estiver errado, alguem me corrija por favor.

3 curtidas

Durante a edição do Rock in Rio, fui alertada de que em eventos com grande acúmulo de gente ou em qualquer outro local movimentado, seria melhor desativar a função contactless, pois valores baixos não exigem senha para aprovação.
Por via das dúvidas, acredito ser melhor manter desabilitada e habilita-lá somente no momento do pagamento…

2 curtidas

A função do contacless agora posse ser desativada via app, caso seja de seu interesse.

2 curtidas

Sim, @anon11016250. Isto faz muito sentido!

5 curtidas

Obrigada, foi bem esclarecedor. Vou ver no app como se faz o bloqueio e desbloqueio do cartão.

2 curtidas

obrigada pela informação.

No caso de roubo, mesmo havendo o limite de 4 compras, perfazendo 200 reais, acho que seria um aborrecimento desnecessário… Para evita-lo, basta bloquear temporariamente o cartão e desabilitar a função, ativando-os quando for utilizá-los.

2 curtidas

Numa casa de shows a qual fui, alertado na entrada assim que fui revistado e dentro tinham avisos espalhados para tomar cuidado ou desabilitar a função.contactless. Eu até gosto.da função, mas nada demais. Na minha opinião não oferece tanta segurança.

1 curtida

Compartilho totalmente sua opinião

1 curtida

Bloqueando o cartão físico, o usuário é impossibilitado de utilizar tanto o débito quanto crédito? Ou apenas o crédito?

Não cheguei a testar essa função ainda.

@Danita falando em bloqueio de cartão, você pode bloquear tanto o cartão físico, quanto o cartão virtual. Só fique atenta pois são duas coisas diferentes. Pra bloquear o virtual (caso você queira), basta ir no menu do cartão virtual no seu App e bloqueá-lo. Pro cartão físico isso já fica de cara no aplicativo (menu Bloquear Cartão)

2 curtidas

Sim. O bloqueio temporário do cartão físico impossibilita qualquer tipo de compra (débito/crédito).
Mas não custa nada apenas desbloquear no momento da compra e bloquear após ela, por medida de segurança.
Para facilitar isso, ele fica bem visível no app.
No entanto, você pode utilizar o virtual sem problemas, pois são distintos.

1 curtida

Depende. Tem pontos positivos e negativos.

Sem querer não, porque para confirmar a transação pelo cartão é preciso quase encostá-lo na maquina de cartao. As pessoas tinham uma falsa ideia de que se andasse com o cartao na bolsa e passasse alguem com uma maquininha do lado, iria aprovar a venda. Isso não é verdade.

Até R$ 50 ele nao precisa de senha, entao em caso de roubo corre bloquear o cartao :smiley:

A principal vantagem dele é que vc nao corre risco de clonagem. Para clonarem seu cartao, vc precisa inserir o cartao na maquina que irá capturar os seus dados. Quando vc paga via contactless isso não acontece. Outra vantagem é que vc preserva o cartao, ele nao fica tao desgastado quanto vc ficar inserindo e tirando o cartao da maquina toda vez.

Enfim, riscos sempre vai ter, usando a função ou nao. Entao é só tomar cuidade e aproveitar!

2 curtidas

ok.obrigada

Tenho um dica: No meu iPhone eu tenho o cartão de débito do Itaú cadastrado no ApplePay. Eu sempre carrego o cartão NuBank nujto com o celular na capinha dele. Já tentei pagar com ele ali mesmo e não funciona, pois o celular reconhece o sinal da maquininha e abre o applepay, mas preciso apertar o botão e autorizar com senha (no celular) para o celular pagar, e o cartão NuBank não realiza pagamentos por interferência.

Ou seja, enquanto o celular com ApplePay ativado e o cartão estiverem juntos, eles não funcionam. Separando eles, tadá… Funciona.

Testem e confiram. Testei em alguns lugares até entender o porque não funcionava.

1 curtida

Eu confesso que também tenho minhas ressalvas com essa nova função, mas a cada vez que uso me apaixono mais! É simples e descomplicada.

Acho que uma boa medida de segurança é em grandes eventos como no carnaval desabilitar a função, pois o numero e propensão aos assaltos são maiores. Mesmo tendo o limite máximo de 50 reais (o que é bastante dinheiro já), o fato de não ter senha pode deixar os olhares maldosos mais atentos a quem paga com ele.

3 curtidas

Uma dúvida, para usar o contactless tem que solicitar um novo cartão, não é? É que o meu é antigo e acredito que não esteja ativa essa funcionalidade.