Fundos Nu Ultravioleta x Fundos Nubank

Fala, pessoal! Espero que estejam todos bem.

Hoje vim aqui explicar um pouquinho para vocês as semelhanças e diferenças entre os fundos de Investimentos que temos, tanto no Nubank quanto no Nu invest. Então bora lá?

Um fundo de investimento é uma modalidade de aplicação financeira em que diversas pessoas podem investir no mesmo fundo. O valor aplicado é administrado por uma gestora e investidos em outros produtos, que podem variar de acordo com o tipo de fundo e seu objetivo.

Investir em um fundo é o mesmo que comprar uma cota dele, ou seja, todas as pessoas pagam o mesmo valor por uma cota de fundo e recebem a mesma rentabilidade por cada cota, quanto mais cotas compradas, maior tende a ser o retorno do investidor.

Pra relembrar: o Nubank tem duas “famílias” de fundos. Os fundos Nu Seleção, que podem ser investidos pelo app do Nubank. E os fundos Nu Ultravioleta, que ficam no Nu invest.

A principal semelhança desses fundos é que eles são fundos de fundos, ou seja, são fundos compostos por outros fundos… Pensa como se fosse uma estrutura de condomínio, que é composto por vários apartamentos.

Nos dois casos, você precisa ter um perfil de investidor atualizado. Esse perfil é definido a partir de um teste que tanto o Nubank quanto o Nu invest aplicam. Ele é como um reflexo da sua situação atual: quanto você já tem investido, quanto risco topa tomar, qual seu conhecimento de investimentos… A partir disso, a gente consegue indicar qual fundo é indicado pra você ou não…

Mas, o que diferencia um fundo do outro…?

Os fundos Nu Seleção são disponibilizados no app do Nubank mesmo. A gente ainda não liberou pra todos os clientes, mas estamos expandindo cada vez mais!!

Existem três fundos Nu Seleção: o Cautela, o Equilíbrio e o Potencial . Todos eles são compostos pelos mesmos tipos de produtos, mas com graus de risco diferentes. A gente indica o mais adequado de acordo com seu perfil de investidor.

Nesta modalidade, você pode aplicar a partir de um valor mínimo de R$ 1. Estes fundos possuem taxa de administração, que varia entre 0,3% a 0,5% ao ano, e têm um custo de implementação de 0.25% ao ano. Lembramos também que este fundo não tem cobrança de taxa de performance.

Já os fundos Nu Ultravioleta são disponibilizados no app do Nu invest e estão disponíveis para todos os clientes que possuem conta ativa no próprio aplicativo do Nu invest. Eles foram criados para um perfil de investidor que topa mais riscos em troca de uma rentabilidade maior.

Neste fundo temos duas modalidades, o Nu Ultravioleta Ações e o Multimercado. O valor mínimo para ambos é de R$ 100,00.

Os fundos Nu Ultravioleta não têm cobrança de taxa de administração, mas têm um custo de implementação em torno de 1,5%. Além disso, eles têm uma taxa performance: 20% do que exceder do benchmark do fundo.

Essa taxa de performance só é cobrada se o resultado for ainda melhor do que o projetado: ou seja, os fundos tentam sempre acompanhar a taxa de um índice. Se o rendimento for melhor do que esse índice, aí existe essa taxa de 20% somente sobre o que exceder. É como um “bônus” pro gestor do fundo pelo trabalho melhor do que o prometido!

Ficou com dúvidas? Vale dar uma olhadinha no conteúdo do nosso blog sobre o lançamento de ambos os produtos, lá temos todos mais informações sobre:

Fundos Ultravioleta

Fundos do Nubank

Nos contem abaixo, vocês já investiram em algum dos fundos? :wink:

32 curtidas

Gostei das explicações @jessicas. :hugs::hugs::hugs::hugs::hugs:

Comecei recentemente a investir. Investir em Ultravioleta ações e Multimercado. Estou só monitorando para ver os gráficos, embora n esteja do jeito q eu queira. Kkkkk

7 curtidas

Não,aguardando o Nu liberar no meu app primeiro para conhecer melhor os dois e compara-los melhor.

5 curtidas

Onde tem essa aba investimentos no APP do Nubank?

2 curtidas

Ainda não. Vou aguardar os fundos Nubank serem liberados no meu aplicativo e ver se vale a pena pro meu perfil.

8 curtidas
7 curtidas

O único fundo que investi foi o Alaska Black (FIA), foi uma ótima jogada antes da pandemia.

6 curtidas

Fundo de investimentos é furada, rende menos que a inflamação, e não tem garantia do fgc. E também paga taxa de administração de até 5 por cento. E são poucos que tem liquidez diária.

1 curtida

Que fundo é esse, como se chama e quais são esses poucos com liquidez diária ?

Essa cara sai com cada piada, carregada de desinformação, que olhe sei não viu! Qual é sua fonte de informações heim? Meu Shisus! :person_facepalming:t3:

Fundos de investimento tem um grau de risco e não seria bem aconselhado para investidores com perfil coservador, com esse pensamento aí pode deixar seu dinheiro em baixo do colchão.

7 curtidas

Sim! Já tenho investimentos nos dois fundos Ultravioleta! São excelentes! Aguardando o fundo no app do Nu para poder aplicar também. :sunglasses:

Realmente, @Mr.Xis! Os investimentos em renda variável são para um perfil de cliente que está disposto a arriscar mais em troca de uma rentabilidade maior que a renda fixa, do jeitinho que a @jessicas disse no tópico! Estou iniciando agora em investimentos em renda variável, é um excelente negócio mas exige muita atenção!

@Vittoria_Cunha e @ree podem nos ajudar? Acho que o @anon72916441 misturou renda fixa com renda variável. :confused:

9 curtidas

É tudo uma questão de perfil. Se o seu perfil é conservador, de fato não faz sentido investir em ativos de risco. Agora se o seu perfil é arrojado, investir somente em ativos conservadores pode gerar muita frustração com a baixa rentabilidade.

O que o Genario esquece com frequência é que, só pelo produto não atender ao perfil dele, não quer dizer que seja ruim. Muito pelo contrário, aquele produto está atendendo ao interesse de diversas outras pessoas com o perfil correspondente.

Dizer que os Fundos não superam a inflação é outra falácia. A que fundos estamos nos referindo? Existem milhares deles na bolsa, com diferentes composições, tipos de gestão, uns mais arriscados e outros menos arriscados. Para dizer que eles não ganham da inflação seria preciso analisar a rentabilidade de todos eles, algo que nosso colega certamente não fez.

Liquidez diária? Isso é uma nomenclatura típica da renda fixa. Todo ativo da renda variável tem potencial de ter liquidez diária, basta que eu o coloque a venda e encontre um comprador disposto a adquirir aquela cota no preço ofertado. É por isso que, antes de qualquer aquisição, devemos analisar a liquidez média diária (valores negociados daquele ativo por dia). Se liquidez é um fator relevante na sua análise, basta escolher ativo com alto índice de negociação.

As taxas de administração podem ou não existir e é o valor que se paga para ter alguém que estuda e se dedica a tomar a melhores decisões financeiras no que tange a administração do fundo. Nem todos dispõe de tempo e conhecimento para fazer isso por conta própria, então nada mais justo que remunerar alguém para exercer essa função.

15 curtidas

Queria muito ter acesso a esses fundos ou ao UltraVioleta para avaliar eles. Libera logo Nu!

2 curtidas

@Thiago_Lemos Os Fundos Ultravioleta já estão disponíveis na corretora NuInvest.

8 curtidas

Obrigado! Consegui achar na NuInvest.

Só vale reforçar que as taxas de administração na NuInvest estão zeradas, mas consultando os documentos, tem os valores certos. Os horários limites para aplicação e resgate também estão diferentes das lâminas.

Abraços

3 curtidas

Eu sei que esses fundos são bem novos, mas já existe algum histórico de performance desses fundos (tanto o Ultravioleta quanto os fundos do Nubank)? Ou pelo menos algum lugar para nós acompanharmos isso?

2 curtidas

Você pode conferir os gráficos e as composições aqui:

Nu Seleção Cautela
Nu Seleção Equilíbrio
Nu Seleção Potencial

8 curtidas

Boa explicação!
Finalmente criei a conta pra ter acesso aos investimentos.
Fiz algumas simulações e percebi que os fundos sugeridos são sempre para médio e longo prazo (3 a 5 anos), é isso mesmo, ou eu que não soube procurar por investimentos de prazo menor?

2 curtidas

Fundos de Investimentos não tem exatamente um prazo estabelecido, ele pode ser de curto, médio ou longo prazo a depender de quanto tempo você deixe seu capital investido.

5 curtidas

Opa, fez o complicado ficar simples. Bem Nubanker da sua parte. :wink:

Acabei de diversificar um pouquinho meus investimentos nos fundos Nu Ultravioleta.
Vamos ver, sempre tenho sorte com roxo. :purple_heart:

3 curtidas

Para quem quiser saber mais sobre os Fundos Ultravioleta (disponibilizados pelo app do Nu Invest), amanhã teremos live sobre o assunto:

5 curtidas