Mudanças na SEC dos EUA continuam com Lizárraga anunciando sua saída em janeiro
Logo após a renúncia do presidente Gary Gensler, o comissário da SEC, Jaime Lizárraga, também decidiu deixar seu cargo na agência.
Um segundo oficial da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) anunciou sua saída iminente, o que reforça a reformulação da direção futura da agência.
De acordo com um anúncio de 22 de novembro, o comissário da SEC Jaime Lizárraga deixará seu cargo em 17 de janeiro, menos de três anos após ter tomado posse. A renúncia de Lizárraga foi motivada pelo desejo de passar mais tempo com sua esposa, que estaria enfrentando uma batalha contra o câncer.
Sua carreira na SEC começou na década de 1990 como diretor adjunto de assuntos legislativos. Lizárraga também atuou como conselheiro sênior da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, de janeiro de 2011 a julho de 2022, desempenhando um papel importante em iniciativas legislativas financeiras, incluindo a Lei de Reforma de Wall Street e Proteção ao Consumidor Dodd-Frank.
Como comissário, Lizárraga esteve envolvido em esforços regulatórios relacionados a divulgações de riscos climáticos, bem como divulgações de segurança cibernética e violações de dados.
A saída de Lizárraga ocorre logo após o anúncio da futura renúncia do presidente da SEC, Gary Gensler, divulgada em 21 de novembro. Sua saída reduz a presença democrata na comissão, enquanto o presidente eleito Donald Trump se prepara para assumir o cargo em janeiro.
Um novo capítulo para a SEC
Essas mudanças significativas na liderança da SEC sugerem que a agência provavelmente entrará em uma nova era, possivelmente adotando uma nova perspectiva sobre questões regulatórias-chave, como os ativos digitais.
O mandato de Gensler na SEC foi marcado por uma intensa fiscalização da indústria cripto e por uma supervisão rigorosa, principalmente por meio de ações de execução.
Em julho, durante um discurso na Bitcoin Conference em Nashville, Tennessee, Trump prometeu “demitir” Gensler no primeiro dia, caso fosse eleito presidente, em uma tentativa de atrair eleitores do setor cripto. Com novas lideranças tanto na Casa Branca quanto na SEC, a indústria espera um ambiente regulatório mais favorável nos EUA.
Empresas financeiras já começaram a agir em resposta a essas perspectivas. No mesmo dia em que Gensler anunciou sua saída, a BZX Exchange da Chicago Board Options Exchange apresentou quatro registros 19b-4 para que gestores de ativos listem fundos negociados em bolsa (ETFs) spot de Solana SOL, incluindo ofertas da Bitwise, VanEck, 21Shares e Canary Capital.