Gerações
(Caso queira ler na íntegra o artigo cujos trechos acima foram retirados, clique aqui)
(Crédito imagem: self Hotel)
Em qual geração você se encontra?
- Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964)
- Geração X (nascidos entre1965 a 1984)
- Geração Y ou Milennials (nascidos entre 1985 e 1993)
- Geração Z (nascidos entre 1995 até 2009)
Caso esteja em dúvida, saiba mais sobre elas aqui ↓:
Baby Boomers
Os baby boomers no Brasil viveram a Ditadura Militar e as promessas do milagre econômico, cresceram com oportunidades de trabalho ligadas à estabilidade dentro de grandes industrias. Num um período de otimismo financeiro e ascensão social. Passaram por mudanças políticas e graves crises econômicas que reforçaram, na maturidade, o status conservador de seus investimentos e comportamento no geral.
Entrando na terceira idade, os baby boomers formam um grupo de poderosos consumidores com alto poder aquisitivo e hábitos de consumo exigentes.
Geração X
A Geração X é vista como uma geração que saiu da luta pelo liberalismo social em direção ao conservadorismo conforme envelhecia, sendo hoje uma faixa mais conservadora da sociedade do que as que a sucederam.
Além disso, ela ficou marcada pela forte veia empreendedora, abrindo mais negócios do que seus pais e avós e introduzindo a mulher no mercado de trabalho de forma permanente. Essa última, inclusive, gerou mudanças nos comportamentos de consumo e nas estratégias de marketing conforme as décadas se passavam, já que elas adquiriram um poder de compra maior
Geração Y
Qualquer trabalhador munido de um computador costuma ser bombardeado por notificações, e-mails, propagandas e convites. Mas os millennials sabem como direcionar a enorme quantidade de informação, que chega diariamente, de maneira personalizada.
Millennials comparam preços.
Uma geração de jovens pesquisadores. Com 74% dos millennials mais propensos a comparar preços de produtos e serviços antes de comprá-los, o efeito para a economia é profundo. Essa busca pelo melhor preço acontece na internet e, na maioria das vezes, é feita em um smartphone
Geração Z
A Geração Z constitue o primeiro agrupamento de indivíduos que nasceu digital, conectado, móvel e que nunca viu o mundo sem internet.
Falamos então de uma geração hipercognitiva, capaz de viver múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo. A tecnologia propicia que esses jovens vivam diferentes realidades e absorvam grande complexidade, com muita informação visual e muitos recursos para controlar cada passo da vida.
E aí, concorda com a sua “descrição” geracional?
- Sim
- Não (comente)