Glossário da Tela do App

Olá NuCommunity, tudo bem?

Os testes das Novas Áreas do App estão a todo vapor, e vocês estão arrasando no feedback :star_struck: Muito obrigada pela dedicação :purple_heart:

Para que possam se inteirar de como funciona o processo de lançamento de experimento de novos produtos na Homepage, criamos este post em formato de Glossário, onde iremos destrinchar alguns termos.

Nossa proposta é deixar esse conteúdo sempre à mão, para quando bater alguma dúvida.

Para esse post piloto, separamos alguns termos mais utilizados. Vamos nessa :nerd_face:

Versões/Atualizações/Updates do App: São alterações no aplicativo, visando: Correção de falhas; Aumento de performance e da produtividade; Introdução de novos recursos; Aprimoramento da segurança e etc.

SO ou Sistema Operacional: Nome dado ao tipo de sistema operacional desenvolvido especificamente para smartphones e outros dispositivos móveis. Os dois principais tipos de sistemas operacionais mobile que existem no mundo, são o iOS, da Apple, e o Android, do Google. O SO também possui tipos de versões, mas falaremos sobre elas em um outro momento.

Captura de tela de 2022-05-19 11-46-03

Release: É como chamamos a entrega da versão na Loja de Aplicativos. Sempre que são feitas modificações importantes no app, precisamos que elas sejam disponibilizadas para nossos clientes através da atualização do app nas lojas.

Beta Tester: São usuários que possuem acesso às versões mais recentes e experimentais do app. Como a versão Beta pode ser menos estável e apresentar falhas, alguns recursos podem não funcionar corretamente durante o programa. Também há limite no número de usuários que podem participar do programa de teste.

Rollout: É como fazemos a distribuição da versão para os clientes. Basicamente, precisamos liberar a versão em blocos gradativos, ou seja, a quantidade de usuários vai aumentando durante um período pré-estabelecido. Exemplo: Liberamos a versão para 1% dos clientes numa semana e aumentamos 5% na outra. O período pode variar entre dias, semanas e até meses. O objetivo é conseguir controlar e mapear possíveis oscilações durante esse período de liberação de nova versão.
Observação: No caso de experimentos no app, o rollout funciona em blocos aleatórios de clientes, onde um grupo limitado recebe o experimento e outro não. Por isso que, em alguns casos, não conseguimos visualizar alguma tela ou funcionalidade e nosso amigo sim.

Validação de Versão: Após todas as alterações feitas, enviamos a pŕoposta de nova versão para serem validadas pelas lojas (PlayStore/AppStore) conforme fluxograma abaixo:

:sunglasses: E aí, curtiram?

:bulb: Quais temas vocês gostariam que trouxéssemos para o próximo post Glossário?

32 curtidas

Das ferramentas da Própria Comunidade seria uma boa?

14 curtidas

Top essa ideia, que venha mais para mais informações!

13 curtidas

Sim , gostei estou por dentro do glossário

10 curtidas

Não sabia de todos esses trâmites :clap:t3::clap:t3::clap:t3: Muito interessante esse tipo de conteúdo @van.o

10 curtidas

Muito @van.o!
Estou desenvolvendo uma ferramenta web em grupo pra faculdade e saber um pouquinho a mais sobre as releases foi excelente!

11 curtidas

Super válido o TOPico @van.o, eu também não sabia do flow de liberação, show, assim acalmo minha ansiedade, rsrsrs

Gratidão enorme por compartilhar :hugs:

7 curtidas

Olha, A tela do app, poderia mudar e ficar mais “clim”. Tipo poderiam mover a opção de comprar as criptomoedas para a aba investimentos, e fazer o mesmo para quem tem as ações do nubank para a mesma área só mostrar lá (Igual o Banco inter faz). A opção de empréstimo estar na aba de cartão de crédito. São coisas simples, mas que ajudam a manter o app bem fácil, mais “clim” e mais organizado.

3 curtidas

Olá @Felipe_Ribas

Agradecemos muito por compartilhar seus insights e sugestões! Se puder, preencha esse forms para que o nosso time de Produto também possa ter acesso às suas idéias.

Muito obrigada :gem:

9 curtidas

Para mim nunca deveriam ter mudado o que tíamos antes que era a personalização da tela inicial do aplicativo. Hoje a tela inicial do aplicativo é bem poluída, aparece coisas que não queria que aparecesse, seria bom poder voltar a personalizar quais ícones e a ordem que esses aparecem na tela. Poderia até ter atalhos de funções não apenas os atalhos das abas ou funções principais.

2 curtidas

Olá @Geofilho_Ferreira_Mo

Agradecemos muito por compartilhar seus insights e sugestões! Se puder, preencha esse forms para que o nosso time de Produto também possa ter acesso ao seu feedback.

Muito obrigada :sunny:

7 curtidas