Glossário: Termos e abreviações do universo das criptomoedas

Termos e abreviações do universo das criptomoedas - Parte 2

Bearish

É o movimento de baixa, ou seja, o ativo geralmente cai ainda mais até que os vendedores atinjam um ponto de exaustão. A recuperação subsequente devido à obtenção de lucros acaba criando um novo nível de suporte.

Bullish

É o movimento de superar a resistência, sendo de natureza otimista e o preço tende a seguir o rompimento até que seu próximo nível de resistência seja identificado.

Book de Oferta/Livro de Oferta

O Book de ofertas é uma funcionalidade disponível em plataformas de trading que permite o acompanhamento dos ativos negociados (como os existentes na Bolsa de Valores). É onde você consegue visualizar o nome do ativo, o volume que está em negociação, a quantidade de ofertas disponíveis e os preços de compra e venda.

Day Trade/Day Trading/Intraday Trading

É uma modalidade de negociação utilizada em mercados financeiros, que tem por objetivo a obtenção de lucro com a oscilação de preço, ao longo do dia, de ativos financeiros. O especulador, profissional ou amador, de Day Trading é chamado de Trader.

Limite de Compra

Uma limitação imposta artificialmente com a intenção de controlar a variação de preço do criptoativo através da limitação de compra, ou seja, é colocado um limite para a quantidade que um determinado criptoativo pode ser comprado diariamente. A intenção é evitar uma supervalorização do criptoativo.

Limite de Venda

Uma limitação imposta artificialmente com a intenção de controlar a variação de preço do criptoativo através da limitação de venda, ou seja, é colocado um limite para a quantidade que um determinado criptoativo pode ser vendido diariamente. A intenção é evitar uma desvalorização acentuada do criptoativo.

Oferta a Mercado

Oferta que deve ser executada ao melhor preço disponível no lado oposto do livro central de ofertas, após o seu registro. Caso não seja atendida em sua totalidade, o saldo da oferta é registrado ao preço da operação realizada.

Oferta Limitada

Oferta que deve ser executada por um preço limitado ou melhor, especificado pela ordem do comitente, ou seja, no caso de uma oferta de compra, a sua execução não poderá ocorrer a um preço maior que o limite estabelecido; e, no caso de uma oferta de venda, a execução não poderá ocorrer a um preço menor que o limite estabelecido.

Oferta stop

Oferta que será registrada no livro central de ofertas quando atingido o preço de disparo, nela especificado. A operação deverá observar o preço compreendido entre o preço de disparo e o preço limite nela estabelecido.

As seguintes abaixo regras se aplicam à oferta:

Oferta stop limitada de compra:

  1. O preço de disparo deve ser maior que o preço da última operação;
  2. O preço limite deve ser maior ou igual ao preço de disparo;
  3. O registro da oferta no livro central de ofertas é realizado pelo preço limitado.

Oferta stop limitada de venda:

  1. O preço de disparo deve ser menor que o preço da última operação;
  2. O preço limite deve ser menor ou igual ao preço de disparo;
  3. O registro da oferta no livro central de ofertas é realizado pelo preço limitado.
    Quando ingressada no livro central de ofertas, a oferta stop é convertida em uma oferta limitada;
    Não é permitido o registro de ofertas stop durante a realização de leilão.

Pool de Liquidez

Os pools de liquidez se relacionam com as finanças descentralizadas, chamadas de DeFi. Isso porque eles são utilizados nas exchanges descentralizadas para garantir a liquidez de tokens de governança e outros criptoativos que podem ser negociados.

Polaridade

Quando as barreias de Suporte e/ou Resistência acabam sendo quebradas graças aos esforços de compra ou venda que são completamente absorvidos pelo mercado. Quando isso ocorre, pode ocorrer uma grande mudança no sentimento – um conceito conhecido como polaridade.

Quando a venda por trás de um nível de resistência estabelecido é totalmente absorvida, ela não é mais percebida como um ponto ideal para obter lucro, mas é vista como um bom ponto de entrada para os compradores devido ao desaparecimento da pressão de venda – como resultado, a resistência vira suporte.

Por outro lado, quando a pressão de compra por trás de um nível de suporte for totalmente absorvida, ela se transformará em um nível de resistência, pois os traders não estão mais interessados em comprar a esse preço.

Uma vez que isso ocorre, a polaridade entra em vigor e converte o suporte em resistência e vice-versa.

Para encurtar a história, os níveis de suporte e resistência ajudam a identificar áreas de forte oferta e demanda. Portanto, identificar os principais suportes e resistências é percebido por muitos como o aspecto mais importante do trade.

Resistência

Uma resistência é quando o preço do ativo é muito alto e a força de venda é maior do que a força de compra. Essa situação leva ao fim da tendência de alta do preço do ativo e o preço começa a cair, iniciando a tendência de queda.

Staking

O Staking oferece aos investidores de criptomoedas uma forma de colocar seus ativos digitais para trabalhar e obter renda passiva sem precisar vendê-los. É como se você colocasse dinheiro em uma poupança, mas de alto rendimento.

Suporte

Os suportes são as zonas com alta probabilidade de rejeição do preço, que se encontram abaixo da cotação atual. Então, quando estamos falando em suporte, são as regiões que se encontram sempre abaixo do preço negociado no momento.

Trade

É o nome dado para as transações de troca de qualquer moeda. A operação acontece muito similarmente às operações de câmbio. Ou seja, plataformas online, também conhecidas como exchanges, reúnem usuários que querem comprar e vender criptomoedas pela web.

Trader

O trader é um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.

14 curtidas