Golpe através da aproximação do cartão

Bom dia,
Devido a facilidade do pagamento das compras com a aproximação do cartão, que não pede senha, alguém mau intencionado poderia chegar perto e tentar se aproximar e fazer “uma venda” sem seu consentimento?

É possível, mas pouquíssimo provável.

Isso porque as compras acima de R$ 50,00 realizadas por meio da tecnologia ContactLess exigem senha para aprovação.

Mas para sua maior segurança, é possível desabilitar essa função quando estiver em algum local de maior aglomeração (transporte público, show, festival, jogo de futebol,etc).

Outra dica é sempre ajustar o limite do cartão, para não deixar um saldo disponível muito maior do que você efetivamente pretende utilizar.

9 curtidas

Complementando a informação:

Para desabilitar, vá no seu Menu > Configurar Cartão > Desabilitar compras por aproximação. É fácil e rápido.

4 curtidas

Acho bem difícil não conseguir perceber uma pessoa passando uma máquina em vc… Até pq ela não saberia onde tá o cartão e se vc tem um cartão com essa opção…
Mas como foi já foi dito ali, só deixar a opção bloqueada no app

6 curtidas

Bem-vindo a comunidade, @Guilherme_Vinicius_S. :blush:

Recomendo a leitura desse tópico, fala mais a respeito sobre:

A tecnologia é segura, mas sempre tem os vídeos na internet querendo tornar isso um espetáculo. Desnecessário, visto que mais ajuda do que atrapalha… ainda mais em pela situação de calamidade pública que estamos passando.

2 curtidas

Em um show, com muitas pessoas ao redor, realmente pode ser mais fácil aplicar o golpe, porem a pessoa tem que acertar exatamente onde está o cartão, eu passando na maquininha as vezes tenho que tentar 2x, mesmo estando próximo.

Você pode desativar no app ou usar uma capinha com bloqueador RFID.

3 curtidas

Como já disseram e de acordo com os testes que fiz, acho praticamente impossível. Por isso eu mantenho a opção habilitada. Além de usá-la diariamente.

Mas caso tenha receio, dá para desabilitar a função no app :wink:

2 curtidas

E como o pagamento é feito sem digitar a senha do Cartão, é fácil de estornar, a empresa que recebeu tem que ter todos os seus dados, incluindo nota fiscal da “compra” fraudada pra impedir você de receber o valor de volta no cartão.

2 curtidas

Acho improvável, @Guilherme_Vinicius_S. Eu já aproximei a máquina do meu bolso, onde guardo a carteira e os cartões ficam dentro e não funciona. Faça o teste como eu fiz para ter maior segurança. Como o pessoal já falou, também dá para desabilitar no app. Tenho meus cartões bloqueados nos aplicativos, mas não desabilito a função contactless.

1 curtida