Olá pessoal, acredito que todos ou quase todos, conhecem aquele famoso golpe da falsa central do nubank, hoje me ligaram, agorinha mesmo pra ser sincero.
E fui dando corda para o golpista até que me levantou um sinal de alerta, eu gravei toda a conversa e quem tiver tempo, por favor escute.
O que me deixou um sinal de alerta foi que ele não pediu nenhum dado sensível, nem senha nem nada, porém ele pediu que eu enviasse um pix de 2 reais para um contato de confiança, e nesse tempo ele ficava em linha, só que o que me intrigou foi como ele pegaria a minha senha, então acredito eu que seria atravez dos Sons que iriam sair do meu telefone, mas estava no silencioso.
O que vocês acham disso ? será que faz algum sentido ? pois ele pediu pra eu deixar o celular no viva voz.
Se não me engano fazem uns 2 dias que começaram me ligar falando que é do Nubank.
Complicado… Cada vez mais um sistema de golpe diferente…
Acredito que é como vc falou mesmo, pelo som da numeração (cada número tem um tom específico). Mesmo que esteja em silencioso eu acho que emite som pra pessoa do outro lado.
Ou seja, se vc digitar o CPF e senha eles terão os dados pra acessar o app.
Só não sei como seria a questão so reconhecimento facial, se por foto impressa (retirada do WhatsApp ou Insta) daria certo, por exemplo.
Acho que eles vão pedindo pra você realizar essas tarefas pra verificar a possibilidade do golpe dar certo. Talvez um próximo passo seria ele pedir pra você fazer outro “teste” dessa vez fazendo um Pix pra ele.
Olha, isso que você disse faz sentido. No teclado numérico do meu telefone, observei que cada coluna de números produz um tom sonoro diferente. As três colunas progridem de um tom mais baixo (1, 4, 7) até um tom mais alto (3, 6, 9). Que coisa, hein? Eu não atendo essas chamadas estranhas de jeito nenhum.
Suspeito de duas coisas IA (um ex desse vídeo) e a tentativa de golpe de um transição por engano funciona assim vc recebe um pix o golpista tenta entrar em contato com vc pedido pra devolve e ele te passar uma conta diferente do pix que vc recebeu dai ele tenta contestar da conta anterior o pix vc já tinha recebido (se isso acontece comigo esse dai já tava lascado um boletim na policia e duas denuncias no becan kkk).
tem uma opção no nubank que se chama Alo Protegido que pode te ajudar.
Talvez seja para voce ir acreditando que nao é golpe enquanto eles tentam denovo depois
Mas sinceramente.. tenho 87 numeros bloqueados, tudo se passando por banco. Eles pegam os seus dados por aplicativos e sites que vendem a informação. Apos o cadastro em 2 apps de roupas que usam o msm layout, nao tive mais paz, foi quando isso aconteceu e o google informando de dados vazados pouco tempo após.
Tem que ter cuidado até mesmo onde é feito cadastro hoje em dia
Tudo evolui e não é diferente com os golpes. O que eu faço é desligar imediatamente, não fico alimentando o assunto, pois a voz também serve para os golpistas usarem e então fazerem alguma transações na conta e cartão. Tem que ficar muito ligeiro com a bandidagem.
Já usei há tempos atrás, não gostei porque ele não bloqueia ligações indesejadas, ele avisa que é spam, golpe ou coisa do tipo, isso o app padrão do Android já faz. Não sei se melhoraram isso nele.
Pessoal, acho que já aconteceu comigo esse modelo de golpe e eu fui até o final pra entender a golpe, vou tentar resumir aqui, talvez seja igual, faz um tempo então pode ser que algo eu não me lembre a ordem.
Ele faz o procedimento para o contato de segurança, as vezes até coloca um limite etc e pede pra você ‘Testar’, nisso vai dar erro por conta de limite ou contato de segurança etc. Só que isso só acontece quando você digita a senha.
Num segundo momento, ele pede pra vocês voltarem as configurações e manda um pix ou qualquer coisa para que seja pago e novamente pede para ‘Testar’. Note que como na primeira vez o erro aconteceu APÓS digitar a senha ele espera que você acredite novamente, só que não haverá erro nessa vez e o pagamento ocorrerá normalmente, concluindo o golpe.
Eles pedem saldo / limite para saber o valor máximo que eles podem subtrair numa única transação.