Ontem, 31 de Maio, foi o último dia para entrega da declaração do tão temido Imposto de Renda e espero que todos tenham entregado os seus direitinho!
E acho que o maior medo de todos nesse período, além de precisar ter que pagar ao IR, é o de ficar na malha fina, que é quando declaração fica retida por algum erro, seja valor incorreto, erro nas informações de cadastro, algum rendimento omitido, e até mesmo por uma análise de possível fraude
E é com esse medo que os golpistas se aproveitam para aplicar golpes. Mal acabou o prazo de entrega e eu já recebi email informando que caí na malha fina do Leão
Já achei estranho, pois quando foi liberado consulta para restituição, eu tinha verificado no site da Receita e constava que estava em fila para pagamento… Então antes de clicar em qualquer link, fui verificar o remetente do email, já que na maioria das vezes, só assim já vemos que é golpe. Só que o domínio do email era do gov.br, então significa que é oficial, correto?
Infelizmente não… Como o @ree explicou em algum tópico (eu não consegui achar ele, mas se puder explicar aqui tbm, agradeço muito!), é possível mascarar o endereço de email, e assim se passar por um oficial…
Bom, como ainda estava desconfiada, fui diretamente na parte da Receita Federal no site oficial do Governo, e por lá temos duas opções para poder verificar a situação:
- Se escolher direto “Consultar a restituição”, é redirecionado para outra página e ao clicar em iniciar, é aberto nova página onde é só digitar seus dados que irá mostrar sua situação
- Ao escolher “Fazer minha declaração”, somos redirecionados para uma outra tela, onde é só clicar em iniciar e depois de fazer login, é mostrada uma lista dos anos anteriores e a situação da sua declaração, e ao escolher o ano, é mostrado mais detalhes sobre a mesma
Depois de verificar minha situação das duas formas (paranóia que chama, né?), realmente confirmei que está tudo certo para receber minha restituição e o email não passava de um golpe mesmo…
Precisamos estar sempre atentos à tudo, pois os golpistas parecem estar uns 5 passos na frente, prontos para se aproveitarem da inocência, desespero e desconhecimento dos outros…