Golpe de Boleto utilizando TeamViewer pelo celular

Sim, cai em um golpe de boleto. Hoje (29/03/2023) foi feita uma compra de 7,07 reais em meu cartão de credito físico que não utilizo, e eu estava em casa, logo após receber a notificação em meu celular reportei a compra pelo aplicativo do celular. Depois de uns 20 minutos recebo uma ligação do número +55 800 591 1012 de uma pessoa se passando por uma atendente da nubank dizendo que tinha recebido meu report sobra a compra feita em meu cartão, confirmou informações pessoais como meu email, número de celular e CPF. E comeceu a falar que precisaria que eu seguisse algumas instruções, primeiro ele pediu que eu instalasse dois aplicativos em meu celular TeamViewer QuickSupport e TeamViewer Universal Add-On,todos instalados pela google play, após instalar os aplicativos em meu celular ela pediu para que desses permissões para o aplicativo TeamViewer Universal Add-On e abrisse o outro aplicativo TeamViewer QuickSupport, ao abrir o segundo aplicativo ela me pediu para que passase o ID para que o sistema acessasse meu celular e depois pediu para que eu abrisse meu aplicativo da Nubank. Após abrir meu aplicativo ela me pediu para que virasse a tela do celular para baixo e aguardasse enquanto o sistema procurava por outro celular que suspostamente também tinha acesso a minha conta da nubank, um Iphone 11, porém eu nunca tive um iphone 11, então após uns 5 minutos com o celular virado para baixo e a atendente conversando comigo ela pediu para que eu virasse o celular novamente e fizesse uma verificação de reconhecimento facial em meu aplicativo que após isso o processo estaria terminado. Porém quando eu fiz o reconhecimento facial foi feito o pagamento de um boleto do valor de 5000 reais utilizando meu crédito. Foi ai que eu percebi que atendente que eu estava conversando não era da nubank e que eu tinha caido em um golpe. Após isso fui a delegacia de policia mais proxima de casa fazer um boletim, mas o policial me disse que eu deveria primeiro entrar em contato com a nubank e depois fazer um boletim de ocorrencia online, então entrei em contato com a nubank e expliquei o ocorrido, a compra feita inicialmente de 7,07 reais foi estornarda, porém o boleto pago no crédito não porque segundo o email que recebi da Nubank este pagamento foi uma transferência utilizando:

• um aparelho autorizado pelo próprio titular da conta;
  • utilização da senha pessoal de 4 dígitos.

Agora a nubank esta pedindo que eu forneça a eles
Um boletim de ocorrência precisa conter as seguintes informações:
• Seu relato do que aconteceu;
• Ao menos um dos itens a seguir: nome da pessoa que recebeu os valores, data da transação, valor da transação, chave pix, código de barras do boleto e etc.

Enfim fica meu questionamento de porque eles não reembolsaram esse boleto, uma vez que ele foi pago no crédito e eu sou um estudando universitário que nunca paguei um boleto no crédito na minha vida, muito menos um boleto neste valor.

Preciso que me ajudem em como eu faria para adicionar ao meu boletim de ocorrência online o comprovante do boleto, porque quando eu tentei fazer o boleto não consegui adicionar nenhum arquivo ao boletim e como devo prosseguir para que eu seja reembolsado.

4 curtidas

Pelo chat online vc consegue enviar arquivos para os atendentes, no caso, o boletim de ocorrência.

Aqui estão outros canais de atendimento.

19 curtidas

O Team Viewer, é uma App para suporte remoto e você concedeu ao golpista a permissão para acessar e fazer o que ele quisesse no seu aparelho remotamente. Acho muito difícil que o Nubank reembolse o valor que você perdeu nesse golpe.
Mas de qualquer forma, da uma olhadinha nesse link:

26 curtidas

Pode ser que dê tempo de recuperar isso, pelo banco de destino ser o Nubank também.

Mas por favor, você precisa imediatamente ler sobre segurança na internet, o que você fez podia ter te prejudicado mais ainda, dar acesso remoto a seu celular vai além de conta bancária, são mensagens de WhatApp, fotos pessoais e etc.

23 curtidas

Essa parte me deixa preocupado. Como a pessoa sábia esses dados logo após fazer o report ao Nubank?
.

Pois são informações que eles tem interna, eles faltam até o valor da compra anterior?

Ou só e-mail e celular?

Se for só e-mail e celular esses bandidos conseguem fácil, agora falar o valor que foi cobrado em sua conta aí é complicado viu, acende um alerta

2 curtidas

Pois é, isso que eu fiquei encucada… possivelmente já tinh hackeado a conta dele…mas serve de lição.

Nunca forneça seus dados para quem te liga, o certo é sempre entrar em contato diretamente com a empresa para resolver o problema.

O Nubank nunca iria pedir para instalar um app que não fosse o normal que todos conhecem e muito menos deixar o celular virado na mesa.

Também duvido que esse valor seja estornado.

12 curtidas

Sim, também fico indignado, como a pessoa sabe todos estes dados que só banco deveria ter, como conseguem usar o cartão físico, tenho visto vários relatos do mesmo problema, minha esposa também teve um problema parecido, onde usaram seu cartão físico em compras do Ifood. A impressão que fica é que alguém do próprio banco passa as informações, ou seja, segurança zero. Quanto a compra no crédito, como fica a segurança, o security holdem… Não funcionam? Como autorizam uma compra neste valor? Pagamento de boleto ainda? Valor que deve ser superior (e muito) ao que a pessoa gasta em um mês. Acho que passou da hora do nubank rever seus conceitos de segurança, não vejo isso acontecendo em outros bancos.

1 curtida

Depende muito! Se o cartão foi “vazado” (proveniente de algum vazamento de dados), os golpistas tem acesso, podem emitir uma cobrança de X valor e entrar em contato com o titular…

11 curtidas

A Primeira coisa que fez eu confia foi fato da susposta atendente do nubank saber sobre o report da compra que eu tinha feito pelo aplicativo 30 minutos apos ter o feito.
Esse tipo de informação que eu não entendo como eles conseguiram pegar.

Fico pensando que este botão de contestação de pagamento não serve para nada…poderiam tirar ele, ou fazer funcionar melhor…esta segurança só piora…

Provavelmente os próprios golpista fizeram a compra de 7,07 reais pra iniciar o golpe, já possuíam os dados do e-mail, número de telefone e CPF, não seria difícil possuir as informações do cartão !

Acredito que eles não tinham informações de dentro do banco pra ligar 20 min depois que foi feito o report, a ligação foi uma sequência do golpe e seria feita de qualquer forma.

Esses golpistas são muito bons em conduzir conversas, geralmente seguem um script. O caminho natural quando percebemos uma compra indevida é o report, se você não tivesse realizado, a falsa atendente iria orientar você a fazer e seguiria com o golpe.

Até aqui, entendo a pessoa acreditar, mas baixar aplicativo externo e virar o celular com a tela para baixo, são muitas atividades suspeitas em sequência !

8 curtidas

Muito boa a explicação. Acredito que seja isso mesmo. Fazem uma compra de pequeno valor, porque sabem que vão passar com mais facilidade, daí iniciam o golpe.

4 curtidas

Também, geralmente fazem também pra ver se tem limite ou se a forma de pagamento está funcionando mesmo. Quando eles vêem que deu certo, aí fazem aquele valor alto que tanto nos prejudica.

2 curtidas

Pois é, esse é um ponto chave para o golpe dar certo. A única forma de inutilizar qualquer meio de segurança implementado pelo banco, é seduzir e ganhar a confiança da vítima com promessas e falsos testemunhos de pessoas que fizeram e deram certo.

Por isso digo: se o golpista ganhar sua mente, ele lucrou. Pois aí você vai abrir todas as portas pra ele(a) lhe prejudicar.

Você pode observar no relato do golpe, que a própria vítima fez o reconhecimento facial para o golpista.

Os meios de segurança no fim são, úteis mesmo, para caso uma pessoa tente fazer um acesso não autorizado sem sua presença.

4 curtidas

Vou deixar esse vídeo aqui, que já compartilhei na comunidade diversas vezes:

Netshoes no passado já teve falha grotesca de vazar os dados do cartão de vários clientes, e só ficamos sabendo anos depois.

Nome completo, dados do cartão, endereço e etc, são informações que não “é só o banco que tem”, tem todo tipo de golpe que vocês nem conseguem imaginar, até mesmo ir em um mercadinho e ter o cartão filmado por alguma câmera escondida é exemplo do que podemos passar, e como falado no vídeo, nem sempre quando os dados são roubados a fraude ocorre em seguida, como o cartão tem vencimento longo, eles preferem realizar a cobrança tempos depois para esconder mais ainda a fraude, e a vitima enganado fica culpando onde passou o cartão da última vez.

Já comentei também, da descrição da compra poder ser qualquer coisa, eles colocam 'IFood", “Sky”, "Uber, justamente para passar despercebido, porém não utilizaram esses serviços.

A melhor proteção é, acompanhe a fatura, ajuste o limite necessário e jamais confie em ligação de “Banco”, mesmo que apareça o número da instituição, pra resolver qualquer problema é partindo de você que a ligação deve ser feita.

10 curtidas

Provavelmente a compra anterior foi cobrada por eles.

Por incrível que pareça é muito simples obter essas informações se você for mal intencionado, tudo que a gente faz é rastreável, se hackeiam o sistema de nota fiscal do seu estado e você coloca CPF na nota, por exemplo, dá pra saber exatamente o que você comprou, quando, onde e a forma de pagamento. Pega essas poucas informações e aplica uma engenharia social e facilmente você engana alguém.

Por isso eu insisto, leiam sobre segurança digital, acompanhem os golpes que estão acontecendo, para se proteger.

9 curtidas

Ainda assim, eu penso que os bancos deveriam fornecer mais segurança para seus clientes, esta muito facíl e vem acontecendo cada vez mais vezes. Deveriam e devem arcar com a falta de segurança.

1 curtida

Muito bom, gostei bastante de sua explicação.

4 curtidas

Nesse caso, não vi falta de segurança, vi um total falta de senso por parte do cliente.

Pelo relato vc vê que o sistema de segurança funcionou, mas a ingenuidade da pessoa foi maior, nesse caso não tem sistema de segurança que resolva.

7 curtidas

Concordo, mas como não houve falha na segurança? Se o cliente bloqueou o cartão, como que em seguida, passa uma compra…neste valor ainda? Ingenuidade ou não, o sistema de segurança do banco é falho, já tive compras bloqueadas com valores menores, por não ser o padrão de compra que estou acostumado a fazer, e do nada aprovam uma compra totalmente fora de contesto, pagando um boleto, coisa que o cliente nunca fez. Estranho para se dizer o mínimo.

1 curtida