Golpe de calor: o que é e como se proteger?

Oi comunidade,

Já ouviram falar do golpe de calor? :hot_face:

Golpe de calor: o que é?

O golpe de calor é uma emergência médica em que ocorre o aumento da temperatura central do corpo acima dos 40 °C, decorrente da exposição excessiva ao Sol ou ao calor intenso ou do esforço físico excessivo em ambientes quentes. Pode desencadear sintomas como delírio, convulsões, coma ou até pior. :scream:

Como se proteger?

Todo cuidado é pouco. Então vamos ver algumas dicas super importantes:

• Se possível, evite permanecer sob o Sol entre as 10 horas e as 16 horas.
  • Prefira usar roupas leves e confortáveis, de cores claras.
  • Beba bastante líquido: água, água de coco e sucos naturais.
  • Para evitar a desidratação, cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
  • Não pratique atividade física intensa em ambientes com excessiva exposição ao sol.

Segundo um relatório do Climatempo, entre 12 e 18 de fevereiro, a temperatura deve continuar acima das médias e pode ultrapassar os 40 °C no Rio de Janeiro, Minas, Bahia, Piauí e Pernambuco.

Aqui onde eu moro está um sol pra cada um. :hot_face: :sunny:

Aí onde você mora também está fazendo muito calor? Tem alguma dica para se proteger nesse calorão? Coloca aqui nos comentários.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/

23 curtidas

Meu Deus até o sol está dando golpe na gente agora, brasileiro não tem um dia de paz :joy:

19 curtidas

né? @ranielreis :joy:

O primeiro título que pensei foi:
Golpe de sol: o golpista agora é outro.
Mas acabei desistindo :joy:

Brincadeiras à parte, nunca bebi tanta água quanto hoje. muito quente mesmo! :fire:

15 curtidas

Gente, juro, eu também achei que era um golpe novo que envolvesse venda de ar condicionado, água ou algo assim… Até que li direito… Golpe DE calor, não DO calor :sweat_smile:

Realmente, as altas temperaturas já estão causando delírio!

18 curtidas

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pois só fui parar pra ler o de depois que falou, li no automático, mas achei genial a sacada do título :joy:

14 curtidas

Mas olha, confesso que para fugir do calor eu tô usando até sombrinha, sabe? :open_umbrella: Óculos de sol, boné, protetor solar e a sombrinha :flushed:

Eu não tenho carro e costumo fazer muita coisa a pé no meu bairro, então não abro mão. É esquisito pois em São Paulo ninguém faz isso, mas… Melhor que me queimar.

18 curtidas

O mais curioso é que o nome é esse mesmo. Li a respeito neste post no Insta do Estado de SC.

image

15 curtidas

Não, mas nesse golpe cai quem quer tbm :joy: :point_down:

Achei que era só aqui, está descomunal :hot_face: Na saída pro almoço fico igual formiga procurando a sombra e quase troco o almoço só por sorvete. :see_no_evil:

15 curtidas

Isso é clickbait em!

13 curtidas

Eu pensei a mesma coisa, tive que ler devagar o texto pra entender o assunto :sweat_smile:

11 curtidas

Faltou Sampa aí nesta lista, aqui está 45 na sombra :rofl: :joy: :rofl:

12 curtidas

Até hoje procuro como o golpista me roubaria, depois ou antes de sair ao sol? Hahaha Brincadeiras a parte, é importante lembrar da necessidade de se proteger dos golpes ultravioleta e ingerir bastante líquido! Obrigado pelas informações, @maxc! :clap:t2:

11 curtidas

Jogada de mestre pra quem abriu o tópico! :joy::sun_with_face:

12 curtidas

Verdade @ClaudioSilvaDigital
Está entre as mais quentes dessa semana

10 curtidas

São José dos Pinhais com a máxima bem fria graças a Deus :joy:

12 curtidas

Valha-me Deus! :flushed:
Air fryer ao ar livre :joy::joy::joy:

9 curtidas

Eu recomendo a tela sombrite para você instalar no quintal e quebrar um pouco os raios solares. Evita que eles atinjam piso e parede diretamente criando um clima abafado.

Você pode comprar online nos melhores marketplaces.

6 curtidas

Boa parte do Brasil está reclamando de muito calor… moro na região norte e aqui está no período do chamado inverno amazônico… tem chovido de forma recorrente… hoje mesmo está um dia super agradável. Mas, mesmo nesse período, quando o sol “dá as caras” o calor é intenso.

Obrigado pelas dicas @MaxC

7 curtidas

Aqui na minha cidade a sensação diária é de estar em uma chaleira, muito quente com humidade muito alta

7 curtidas

Na região de Sorocaba/SP parece filme de ficção científica, no decorrer do dia a temperatura já chegou a 39C com sensação térmica de +40C, alternando (no mesmo dia) com chuva intensa por alguns minutos, é o “frita e cozinha”

7 curtidas