Golpe de trocar senha da conta NUBANK

Não da para trocar o email quando você não está logado no app, o máximo que você consegue trocar é a senha do aplicativo, mas para alguém conseguir fazer isso, ele precisa ter acesso ao seu documento e ao seu rosto na mesma foto, e mesmo assim, vc recebe um email falando . O mais provável é que você foi vitima de engenharia social. Vale notar que eu sou cliente do nubank a mais de 2 anos e nunca recebi nenhum sms deles, a comunicação sempre foi por email. Mesmo que a pessoa tenha acesso a isso tudo, para fazer transferências, precisa da senha do cartão.


1 curtida

Dá sim, e não é tão difícil, antes de logar, abre o aplicativo, esqueci minha senha e depois perdi acesso ao meu email.
Dados do documento não é muito dificil de conseguir, já que utilizamos desde um acesso à algum local, uma empresa etc.
O SMS foi de cobrança da fatura em atraso.
Sou cliente da NUBANK também à uns 2 anos e só descobri o que aconteceu por causa do SMS, pois como mudaram o email, as mensagens iam para o email falso que foi criado.

ai que ta problema, não os dados que ele pede, mas o documento e vc. Para conseguir fazer precisa ter acesso ao seu documento físico e ao seu rosto, coisa que você conseguiria perceber facilmente se acontecesse com você. Por isso as historia de alguém ter conseguido trocar seu email é estranha, o mais provável é ter sido vitima de engenharia social.

2 curtidas

Isso é coisa de hacker que invés de roubar os políticos corruptos, roubam a população.

Brasil de m…d, nada funciona nesse país de terceiro mundo.

Mas o certo seria não roubar ninguém, já que um erro não anula o outro.

6 curtidas

Eu comentei isso esses dias.


  • Documento de identificação: golpistas falsificam desde antes de cristo. Fator humano. Dá pra identificar um documento falso em uma foto de qualidade ruim, longe da câmera e próximo ao rosto?
  • Dados do cliente: TODOS são públicos. Tá tudo indexado no google. Documentos de faculdade, inscrição em concursos públicos (geralmente aparece o CPF e RG), registros em cartórios, processos.
  • Senha de 4 dígitos: engenharia social, ou clique em “esqueci minha senha”.
1 curtida

Se fosse tão fácil e simples assim, os milhões de clientes sofreriam o mesmo golpe todos os dias, e não parece ser o caso…

3 curtidas

Isso mesmo. Ter q irno terminal de auto atendimento faz toda a diferença na segurança

1 curtida

Não precisei nada disso pra mudar novamente o email para o meu. somente respondi as perguntas como nome da mãe, data de nascimento etc, não enviei documento nenhum.
a historia não é estranha, e sim, mudaram meu email.

Estranho pq no meu App tá ativado opção SMS e nunca recebo SMS de compra,etc.

Como que vc recebe SMS da fatura vencida e não recebe da compra? Se vc recebeu de uma era para receber da outra.

Uai de cara Nubank reconhece q n foi vc q transferiu os 414,00, mas ficou a fatura do cartão pendente? :man_shrugging::man_shrugging::man_shrugging::man_shrugging:

Mas de qualquer forma, tomara que consiga resolver

4 curtidas

Como ele conseguiu passar pelo processo de enviar a selfie segurando o documento? Quando você clica na opção “perdi o acesso ao meu e-mail”, depois de digitar o novo e-mail, o aplicativo pede para você enviar uma selfie do seu rosto, segurando seu RG ou CNH.

1 curtida

Foi exatamente o q aconteceu comigo mês passado, desinstalei o App, quando fui abrir o App dinovo, me pediu alguns dados e uma foto minha segurando meu RG para autorizar o aparelho.

2 curtidas

Eu até fiz o procedimento aqui para ver se tinha mudado algo, coloquei que perdi acesso ao meu e-mail, e coloquei meu e-mail secundário, depois o app pediu uma selfie segurando o documento. Ai sai do app e entrei na conta normalmente, só fiz o teste para saber se houve alguma mudança.

Muito estranho esses relatos de só pedir nome da mãe, e etc pra mudar o e-mail que você perdeu o acesso. Será que o Nubank estaria dando maior proteção para alguns e para outros não? Bem estranho o relato dessas pessoas.

1 curtida

Sobre os outros clientes não temos como saber, mais comigo foi assim.

Nesse procedimento que comentei acima não é para autorizar o aparelho, mas para o Nubank realizar a mudança de e-mail que você perdeu o acesso.

Se você perde seu e-mail que está cadastrado no Nubank, não é possível logar na sua conta (caso você desinstale e reinstale o app, apague os dados ou acesse a partir de um novo dispositivo), pois a primeira etapa para Autorizar o Dispositivo é digitar um código que é enviado para o e-mail cadastrado.

Enquanto você não digitar esse código (que é composto de números e letras) você não conseguirá logar na sua conta do Nubank.

Depois de digitar esse código enviado para o e-mail cadastrado, você passou pela 1ª etapa da Autorização do Dispositivo, ai você consegue logar na sua conta. Ai, quando sua conta aparecer, ela estará com várias funções bloqueadas (transferência, guardar dinheiro, fazer recarga no celular, confirmar empréstimo, consultar a senha de 4 dígitos, acessar o cartão virtual), então você terá que fazer a 2ª etapa do processo de Autorizar o Dispositivo, que é o reconhecimento facial.

3 curtidas

Exatamente.

2 curtidas

Para voltar para meu e-mail só forneci os dados solicitados pelo atendente da NUBANK, e estou assim até agora, não enviei documento algum, entro no aplicativo, vejo saldo, recebo email etc.
para eu fazer alguma transferência etc. aí ele pede a self, e ainda não fiz, e entro no app normalmente.

isso mesmo, assim que foi o procedimento para retornar a conta para meu email, a self só para habilitar transferências etc.
Agora como quem fez a fraude conseguiu o resto não sei, já solicitei as gravações etc para NUBANK.

Então colega, como comentei, o procedimento para Autorizar o Dispositivo tem duas etapas:

  1. É enviado em código (composto de números e letras) para o e-mail cadastrado no Nubank. Sem digitar esse código, você não entrará na sua conta.

  2. Depois de digitar o código, você conseguirá entrar na sua conta, mas ela estará com as funções bloqueadas. Ai é onde entra a segunda e última etapa do procedimento de Autorizar o Dispositivo que é o reconhecimento facial.

Existe um método de trocar o e-mail, SEM precisar entrar na sua conta:

  1. Clique em “Entrar”.

  2. Digite o seu CPF.

  3. Ao invés de digitar a senha, clique em “esqueci minha senha”.

  4. Vai ser enviado o link para realizar a troca para o e-mail cadastrado, mas você perdeu ele, então clique em “perdi acesso ao meu e-mail”.

  5. Digite um novo e-mail para o Nubank realizar a troca.

  6. O aplicativo vai pedir uma selfie sua segurando o seu RG ou CNH, para confirmar que é você mesmo e fazer a troca do e-mail.

Depois que fazer a troca do e-mail, ai vai ser necessário Autorizar o Dispositivo, pegar o código enviado para o novo e-mail cadastrado e, depois de ter entrado na sua conta, fazer o reconhecimento facial.

4 curtidas

Você disse aqui que o golpista conseguiu realizar a troca do e-mail cadastrado SEM passar pelo processo da selfie. Foi isso que achei estranho.

3 curtidas