Golpe do falso e-mail

Pessoal, venho dividir com vocês uma experiência que me ocorreu hoje.

Estava lendo uns e-mails da pasta lixo eletrônico, (conta de e-mail secundária). E vejo um e-mail dizendo ser da Receita Federal, alertando sobre pendências encontradas na Declaração de Imposto de Renda desse ano, pois eu havia caído na temida “MALHA FINA”.

Fui, é claro, verificar. E não havia nenhuma pendência como dizia no e-mail (onde pedia que eu fizesse um download de um documento onde estariam descritas as pendências). Motivo pelo qual achei estranho e suspeito.

O e-mail foi enviado de: receita @ gov. com (separei para não gerar link de acesso).

Peço que atentem-se quanto à esse tipo de situação e, por mais que algo lhes pareçam só um pouco confiável, mas que ainda te deixe com um “pé atrás”, busquem informação direto do portal da Receita Federal e/ou entrem em contato com seu contador para que ele verifique se existem ou não tais pendências. Não clique em links ou mesmo baixem arquivos que não saibam a procedência.

Ah, busquei por algum site (de fonte segura, claro!) que estivesse noticiando sobre esse golpe e trago logo abaixo pra vocês:

https://investnews.com.br/geral/golpe-do-imposto-de-renda-envia-email-falso-sobre-erro-na-declaracao/

Muita atenção, pessoal!

16 curtidas

Sim @DiegoLima! A @lorenatelles compartilhou aqui outro dia. É preciso manter a atenção redobrada, sempre! Olha só :point_right: Golpe da malha fina :rotating_light:

21 curtidas

Peço desculpas à @lorenatelles por repetir um tópico. Sou novo por aqui e ainda estou me familiarizando com tudo.

De todo modo, para fugir de fraudes e golpes, nunca é demais avisar!!!

E reforço: tomem cuidado pessoal!

:purple_heart:

7 curtidas

Não precisa pedir desculpas não, somos uma comunidade colaborativa! Aqui temos vários tópicos sobre outros tipos de golpes, seja por email, rede social, etc mas alerta sobre esse tipo de coisa nunca é demais :warning:

Super importante que vc ao ver esse golpe já pensou em vir aqui e alertar às outras pessoas!! :heart_hands:

9 curtidas

Para informações reais tem que ser no ECAC do login com senha do gov.br. qualquer outra coisa é provavelmente fraude.

Eita, esse e-mail tenho recebido toda semana… sendo que já estou em fila de restituição.

Valeu o aviso, muitos ainda caem… sempre bom entrar no site oficial e verificar a informação mesmo.

4 curtidas

Já recebi esse e-mail 2 vezes, simplesmente conferi a informação com o app da receita federal e não batia a informação, então vi que era golpe.

1 curtida