Hoje entraram em contato comigo dizendo que eram do banco votorantim e que meu CNPJ estava com uma linha de credito liberada. A pessoa mostrou todos os contratos do banco mais sua identificação. Infelixmente depois de assinar o contrato fui informado que teria que pagar IOF no valor de R$ 200,00 e foi feito via PIX para uma correntista do Bradesco cujo agencia: 3737 - conta: 591015-3 em nome de Maria de Jesus Silva Batista Leal - Chave PIX: tributos@receita-iof.org. Por gentileza gostaria de pedir ajuda dos responsaveis do Nubank para me ajudar realizando o estorno do mesmo.
Sinto muito que tenha sofrido esse golpe @rafaelspacheco .
Entre em contato com o atendimento do Nubank via chat e solicite o MED para tentar reaver seu dinheiro. Lembrando que para que a devolução aconteça é preciso que haja saldo na conta do golpista.
Isso aqui já é o sinal vermelho, isso não existe.
Outra coisa, o empréstimo é do banco votorantim e vc mandou pix pro Bradesco? Nos detalhes é que se entende que é golpe.
Boas vinda a Comunidade @rafaelspacheco .
Sinal de golpe.
Entre em contato urgente com o Nubank para ver o que podem fazer.
Boa sorte!
E nos relate aqui depois sobre o desenrolar da demanda.
Mais red flag ainda é pedir pix pra conta de pessoa física, é um claro indício de golpe.
Muitas vezes na hora da necessidade a pessoa acaba não vendo com clareza, baixa a guarda, mas o básico para não cair em golpes é não receber chamadas, vc mesmo deve fazer as chamadas para os canais oficiais que precisar, e jamais fazer pix.
A dica do golpe foi esta bem aqui. Enviar Pix para correntista? De IOF?
O sinal do “disconfiomêtro” deveria ter alertado.
Mas, ainda bem que não foi muito e fica de alerta para todos nós.
Sinto muito por ter passado por isso e obrigado por compartilhar.
Caso de polícia, tenta reaver o valor e faz um B.O., se for possível abre processo.
Vc já tem o nome da correntista recebedora, guarda todas as provas e vê a possibilidade de abrir um processo.
golpes é o que mais tem…parei de atender chamadas e email envolvendo bancos e cobranças em geral, como a diretriz cobrança, e até serasa, devo nada mesmo,…teve um deles como a diretriz cobrança(tem diversas reclamaçoes no Reclame aqui),envolvendo Itau ,que nao tenho conta a + de 1 década e que pelo cel, a tal advogada, disse que congelariam minha conta ,via , BBrasil ,fiquei super nervosa, me assustaram mesmo, as pessoas , na maioria ,pagam pelo medo e nao por q devem ,decidi pagar e quando disse que levaria o boleto a meu advogado,e processaria eles se houvesse erro, pararam de me ligar, tinha ate um numero 0800
Normalmente são “Laranjas”. Em regra a polícia nem se vai atrás “de verdade”. Digo isso dando voz ao meu pessimismo.
Mas não custa nada tentar. Pelo menos um B.O. é importante registrar para as estatísticas.
E refiro aqui à estatísticas como algo muito importante, pois é por meio dela que se visualiza as incidências de uma determinada coisa (ou, no caso, crimes).
Sim, vc não está errado, ainda mais em relação a crime de estelionato, não costuma dar em nada…
Mas mesmo assim eu tentaria.
Sim. Certa vez fui na delegacia de polícia com um amigo registrar um BO de um golpe.
Os criminosos clonaram a conta de whatsapp e se passaram pelo meu amigo, e teve gente que tranferiu dinheiro.
Falamos o número da conta do recebedor, telefone, e infelizmente o agente de polícia fez uma piadinha para o colega quando interpelado sobre o BO, dizendo algo parecido com esses termos: “Golpe do whatsapp. O que o pessoal de Itapecerica da Serra (o local da agência bancária do BB da conta recebedora) vai fazer com isso?”, e deu um risadinha na nossa cara.
Entendo que ele considerou o BO inútil e que não havia muito o que fazer, dada a forma como esses golpista agiram.
Enfim, é uma experiência pessoal minha.
Sim, assim o pessoal do topo e as autoridades públicas podem definir combater esse tipo de crime uma prioridade, caso haja muita reincidência.
Duas bandeiras vermelhas.
A primeira é o pagamento de IOF.
Em nenhuma modalidade de empréstimo vc faz o pagamento de taxas ou impostos.
Esses valores vem descontado do valor que vc recebe do empréstimo.
Segundo foi depositar o valor do suposto IOF na conta de um particular. Isso é impensável.