Quarta, dia 14 agosto 2024, recebo email sobre pesquisa relacionada a nova funcao de ‘carteiras diversificadas’ do app.
Email aparentemente idoneo [todomundo@nubank.com.br], formulario do question pro, nada de ‘extranho’. Codigo para validar no chat se a pesquisa era oficial ou não (o q normalmente nao faco, a menos que algo seja suspeito ou peçam informações confidenciais)
Ficou explícito que poderiam entrar em contato via Whatsapp para continuar a pesquisa.
Hoje, dia 15, recebo mensagem no whats para dar continuidade com atendimento, me passam o codigo novamente. Canal ‘oficial’, com ‘blue check’ no logo, emails, sites da bio corretos e numero +55 11 999327041.
Já que agora ficou mais ‘pessoal’ resolvi confirmar a veracidade no chat, direto pelo app. Falo com a primeira atendente e ela diz não existir tao pesquisa e ignorar o chat no Whats.
Retorno ao Whats e eles ‘acham estranho’ e vão averiguar, internamente, o q esta acontecendo. Algum tempo depois pedem para chamar direto no chat do app mais uma vez pra verificar.
Falo com a segunda atendente (diferente da primeira), que novamente vai pesquisar o código e retorna dizendo q nao ha nenhum ‘comunicado no histórico de notificações’ sobre isso e pra sempre acionar o NuBank pelos canais oficiais pelo App e encerrar o contato com o Whats.
Em retorno ao Whats, eles dizem novamente ‘estranho’.
Pois bem.
Estou aqui pra alertar outros que temos aqui um golpe extremamente bem feito e, portanto, de acordo com o próprio chat do Nu pelo app, tomem muito cuidado e caso mais alguém tenha recebido esse email, pra ignorarem.
ou
A pesquisa é tão secreta que a própria equipe não está sabendo sobre… que me leva ao terceiro ponto:
Se for realmente oficial, que falta de preparo e organizacao, hein, Nu?
Uma coisa é certa: Perdi tempo respondendo questionario e passando a tarde pra la e pra ca tendo de mexer no celular pra resolver essa questao e agora aqui fazendo esse post pra tentar alertar outros.
Gostaria de alguma resposta, caso alguem esteja sabendo o que esta acontecendo. Preciso saber se fico IMPRESSIONADO e me questionando como os golpistas conseguiram se passar pelos canais ‘oficiais’ do Nu, ou, se fico apenas FRUSTRADO por estar perdendo meu tempo e uma oportunidade de contribuir com algo pro Banco.
Update2: Até receber um pronunciamento oficial por aqui ou no app, nao sei o que fazer. Porque pra ter o ‘verificado’ em ambos os canais, ou ‘hackearam’ o Facebook (whatsapp) e o Google (gmail) ou então é um inside job acontecendo e ninguém da empresa esta sabendo.
Esses prints foram enviados no chat (e aparentemente ignorados). Caso alguém saiba de algum canal pra relatar o ocorrido, por favor, avisem nos comentários. O dano que isso pode causar é absurdo considerando que ambos os canais atestam como ‘oficial’ e apenas o chat nega.
Obrigado quem ler
Update com os prints com canais ‘oficiais’: