Golpe elaborado? Pesquisa secreta? ou falta de organizacao?

Quarta, dia 14 agosto 2024, recebo email sobre pesquisa relacionada a nova funcao de ‘carteiras diversificadas’ do app.
Email aparentemente idoneo [todomundo@nubank.com.br], formulario do question pro, nada de ‘extranho’. Codigo para validar no chat se a pesquisa era oficial ou não (o q normalmente nao faco, a menos que algo seja suspeito ou peçam informações confidenciais)
Ficou explícito que poderiam entrar em contato via Whatsapp para continuar a pesquisa.

Hoje, dia 15, recebo mensagem no whats para dar continuidade com atendimento, me passam o codigo novamente. Canal ‘oficial’, com ‘blue check’ no logo, emails, sites da bio corretos e numero +55 11 999327041.

Já que agora ficou mais ‘pessoal’ resolvi confirmar a veracidade no chat, direto pelo app. Falo com a primeira atendente e ela diz não existir tao pesquisa e ignorar o chat no Whats.
Retorno ao Whats e eles ‘acham estranho’ e vão averiguar, internamente, o q esta acontecendo. Algum tempo depois pedem para chamar direto no chat do app mais uma vez pra verificar.
Falo com a segunda atendente (diferente da primeira), que novamente vai pesquisar o código e retorna dizendo q nao ha nenhum ‘comunicado no histórico de notificações’ sobre isso e pra sempre acionar o NuBank pelos canais oficiais pelo App e encerrar o contato com o Whats.

Em retorno ao Whats, eles dizem novamente ‘estranho’.
Pois bem.

Estou aqui pra alertar outros que temos aqui um golpe extremamente bem feito e, portanto, de acordo com o próprio chat do Nu pelo app, tomem muito cuidado e caso mais alguém tenha recebido esse email, pra ignorarem.
ou
A pesquisa é tão secreta que a própria equipe não está sabendo sobre… que me leva ao terceiro ponto:
Se for realmente oficial, que falta de preparo e organizacao, hein, Nu?

Uma coisa é certa: Perdi tempo respondendo questionario e passando a tarde pra la e pra ca tendo de mexer no celular pra resolver essa questao e agora aqui fazendo esse post pra tentar alertar outros.

Gostaria de alguma resposta, caso alguem esteja sabendo o que esta acontecendo. Preciso saber se fico IMPRESSIONADO e me questionando como os golpistas conseguiram se passar pelos canais ‘oficiais’ do Nu, ou, se fico apenas FRUSTRADO por estar perdendo meu tempo e uma oportunidade de contribuir com algo pro Banco.

Update2: Até receber um pronunciamento oficial por aqui ou no app, nao sei o que fazer. Porque pra ter o ‘verificado’ em ambos os canais, ou ‘hackearam’ o Facebook (whatsapp) e o Google (gmail) ou então é um inside job acontecendo e ninguém da empresa esta sabendo.

Esses prints foram enviados no chat (e aparentemente ignorados). Caso alguém saiba de algum canal pra relatar o ocorrido, por favor, avisem nos comentários. O dano que isso pode causar é absurdo considerando que ambos os canais atestam como ‘oficial’ e apenas o chat nega.

Obrigado quem ler :slight_smile:

Update com os prints com canais ‘oficiais’:


4 curtidas

Oi @Emacp , tudo bem?

Antes de mais nada, queremos agradecer por compartilhar sua experiência e por ter agido com tanta cautela. Entendemos como isso pode ter sido frustrante e queremos esclarecer a situação para que você tenha total confiança em nossa comunicação.

Pedimos desculpas pelo erro no atendimento inicial. O código que você mencionou deveria sim ter constado em nosso sistema, e estamos revisando o processo para garantir que isso não aconteça novamente.

A pesquisa é realmente oficial, e lamentamos profundamente a confusão que isso causou. A segurança dos nossos clientes é nossa prioridade absoluta, e qualquer falha em nosso atendimento é levada muito a sério. Seu relato foi levado ao time para garantir que todos estejam alinhados e preparados para dar a resposta correta em situações como essa e também para que não aconteça novamente.

Se precisar de mais alguma coisa ou tiver qualquer dúvida, estamos à disposição. :purple_heart:

15 curtidas

@Helo_M poderia encaminhar esse caso pra uma averiguação interna? To impressionado com isso e já que nao da pra confiar nos canais oficiais, melhor fazer algo ‘publico’ por aqui né… haha

Gostaria muito de obter uma resposta ou esclarecimento do ocorrido. Independente do resultado, é algo grave da mesma forma.

5 curtidas

Por isso que tempos atrás eu fiz a sugestão de um widget que resolveria o problema das notificações no app Nubank.

Tive um experiência parecida com a sua, mas resposta que recebi foi bem diferente! Criei um tópico sobre isso: Pesquisa ou Golpe?

Ótimo relato amigo, obrigado por nos trazer a informação. Acredito que os golpistas tentam criar uma sensação de credibilidade pra depois dar o golpe. Não podemos confiar em nada hoje em dia. Os mal intencionados estão por todo lado

10 curtidas

Boa noite @Emacp

Acho que aqui está o ponto chave. Se tem o codigo de verificação o atendendimento do Nubank estaria ciente.
Eu acredito que seja realmente um golpe.

Obrigado por compartilhar

7 curtidas

@Emacp se vale uma sugestão. Sugiro que reporte esse caso no Canal de Denúncias do Nubank. Lá vai ter uma equipe especializada em cuidar do caso.

https://denunciargolpes.nubank.com.br/pt/nubankdenuncias

6 curtidas

Se pesquisar por aqui tem vários relatos como o seu desde o início da comunidade, é uma coisa que até hoje ainda é um problema essa comunicação das pesquisas.

6 curtidas