Caso a fraude seja confirmada, o dinheiro é devolvido para a conta de quem fez o Pix , e quem recebeu a transação fraudulenta é notificado sobre o valor retirado da conta. Mas, caso a fraude não seja confirmada, o valor é liberado na conta do cliente que recebeu a transação e pode ser movimentado sem restrições…
essa foi a orientação do meu advogado. e tive um golpe … mas a nubank nao faz nada
Você pode notificar o Nubank da fraude, mas quem precisa intervir crime é a policia, faz Boletim de Ocorrência e cobre investigações.
É possível também abrir uma reclamação contra o banco de destino pelo Banco Central que recebeu o PIX, anexando o B.O. para bloquearem a conta do fraudador.
opa @Nick_Martins Bem-vindo!
Nesse caso quem tem que fazer é o cliente lesado: abrir boletim, esclarecer o ocorrrido, printar as conversas com o ladrão, do contrário, para o banco é só mais uma transação comum.
Seu advogado só esqueceu de te orientar que o Nubank não tem um atributo típico da Administração Pública chamado autotutela. Ou seja, o Nubank não pode fazer justiça com as próprias mãos, ele tem apenas a custódia do dinheiro. Você faz a transação, insere a senha e ele encaminha o valor.
Para reaver os valores, é preciso comprovar a fraude na justiça, para que um juiz determine a devolução dos valores (agindo como representante do poder público, esse sim com poderes para tal).
Gente, no meu caso, sofri um golpe (estelionato). A conta de um conhecido meu foi hackeada no instagram e foi anunciado no stories 2 eletrodomésticos no valor de 1.400,00, eu fechei com ele e fix a transferência do valor pelo pix e logo um pouco mais tarde soube que a conta havia sido hackeada. Fui a delegacia abrir boletinho de ocorrência e no local me encontrei com outras pessoas que caíram também nesse golpe. Tentei estorno do valor com a nubank mas, a mesma nao se responsabiliza mesmo eu apresentando os fatos e o registro do B.O.
Sei que cai em um golpe bobo galera, sem sermões quanto a isso pfr.