Golpe NFC

Olá, pessoal.

Recebi hoje este vídeo no Whatsapp “Novo golpe utilizando cartões de aproximação” e fui verificar. Como tenho uma maquina Moderninha Plus, que tem tecnologia NFC, fiz o teste. Realmente com bolsas pequenas e/ou estreitas isso realmente acontece. Como mochilas e bolsas maiores fica mais difícil, mas dá certo tb se por acaso a carteira estiver posicionada no fundo da mochila, próximo ao tecido ou num bolso externo.

Então, estou expondo esta situação pq uma facilidade pode ser um transtorno. Além disso, se já tem esse tipo de vídeo de alerta, deve ser porque alguém já caiu nesse golpe/situação. Que medidas de segurança podem ser tomadas quanto a isso? Inclusive o cartão utilizado no vídeo é um roxinho.

É muito desanimador, porque cada dia fica mais difícil confiar na honestidade do brasileiro. Sempre tem um golpe novo.

9 curtidas

Cartões NFC tem limite de valor e também depois de algumas transações (acho que 5) é necessário inserir novamente na maquininha e digitar a senha.
Se por acaso você for vítima desse golpe (o que eu acho bastante improvável, abra uma uma disputa, afinal a compra não foi autorizada com senha, então a bandeira/emissor devem se responsabilizar.

Por outro lado, carteiras digitais como o Google Pay não sofrem desse problema, pois é necessário desbloquear o celular pra pagar, é uma vergonha o Nubank viver no passado e não oferecer suporte ao serviço.

3 curtidas

Meu contatles so fica desabilitado ja dei a sugestao a nubank colocar a senha independente do valor para nossa segurança, agora nao sei quanto tempo demoram pra eles visualizarem

4 curtidas
9 curtidas

Boa tarde!
De fato existe essa possibilidade de fraude do NFC, pra tudo se dá um jeito no Brasil, não é mesmo? (Menos para a Saúde Pública e Segurança… :unamused: :unamused:)

Conforme mencionado, as compras aprovadas pelo NFC sem solicitação de senha são limitadas a no máximo R$50, superior a este valor pede senha e é bem pouco provável que você não veja alguém próximo a você com uma máquina de cartões tentando passar no seu bolso, mochila ou bolsa.

Mas como sugestão, você pode deixar essa função sempre desabilitada e habilitar somente antes de fazer alguma compra, pois não é um processo complicado.

2 curtidas

Pois é. E transações sem senha só 3 por dia, no máximo.

Esse vídeo é um tremendo desserviço. A pessoa fala em “roubar mil reais” sem nem tomar ciência dos limites.

E ainda fala “novo golpe”, sendo que em abril do ano passado já estávamos discutindo sobre essa possibilidade por aqui mesmo na Comunidade:

Resumindo: vídeo só pra atrair clique e gerar medo na população.

5 curtidas

Não depende apanas do Nubank, é regra de negócio, o valor é estipulado pelas bandeiras.

Isso é um fato, o risco é muito alto, e não iria passar despercebido.
Alem disso precisa ter 100% de certeza que a vitima tem cartão compativel e sua exata localização.

Isso é um fato, os video é sempre em local fechado, em condições ideais.

As bandeiras são muito rigorosas com procedimentos de segurança.

O cartao precisa ficar no maximo 5 cm da antena NFC da maquininha.

Pode ter certeza de uma coisa, caso um certo estabelecimento comece receber certo volume de contestação, terá problemas com a credenciadora
O Monitoramento da credenciadora de forma pro ativa tambem pode desconfiar das transações e iniciar um monitoramento mais apurado.

4 curtidas

Já discutimos esse assunto há algum tempo em outros tópicos como foi mostrado acima e eu particularmente, ainda contínuo achando meio paranóia esse medo de ser roubado via NFC, justamente por isso:
:point_down::point_down::point_down::point_down::point_down::point_down::point_down::point_down::point_down:

3 curtidas

Além de ter que estar bem próximo da máquina, qualquer movimento meio brusco já cancela o processo.
Agora, aumentar o mínimo do valor para exigir senha de 50 pra 100 vai ser puxado. Pois, paranoia ou não, é uma possibilidade e os caras vão estar cientes disso. de 100 em 100, até pegar eles, vão ter faturado uma nota.

Já fiz o teste também, usando meu cartão mas não deu certo não, testei com as máquinas da Pagseguro (moderninha Pro 2), da Stone, Rede e SafraPay, e nenhuma delas pegou o sinal do meu cartão, estando ele na carteira (que é pequena por sinal), e a carteira estando no bolso, tentei aproximar ele estando apenas na carteira e também não funcionou.

5 curtidas

De 100 em 100 só dará pra furtar 300, pois só dá pra realizar 3 transações contactless sem senha por dia.

Na primeira tentativa você já reporta, cancela a compra e já era :man_shrugging:

2 curtidas

@Mr.Xis

Acho que não deve ter visto, vou destacar a palavra na citação abaixo:

Entende-se por sugestão, que ninguém é obrigado a aceitar algo que foi proposto…

Apenas sugeri, que ela fizesse isso tendo em vista de que ela desconfia que pode acontecer…

Assim como você tem a sua opinião em “achar meio paranóia”, a @miriam.maia também tem o direito de suspeitar de algumas transações… por isso existem os fóruns, para Trocar ideias e não impor…

Nem todos os malandros fazem as coisas com 100% de certeza, grande parte vai na tentativa de erro e acerto e por isso que tanta gente ainda cai no golpe do “bilhete premiado” que é mais velho que andar pra frente, mas ainda acontece.

2 curtidas

A tecnologia não deve ser temida e sim assimilada, como vc bem citou, o pessoal aínda cai no golpe do bilhete premiado, e em relação a segurança, cada usuário deve agir como lhe convier, desativando o contactless, bloqueando o cartão, etc, são coisas que ajudam na paranóia, mas não resolvem o problema, pois os malandros vão sempre se adaptar as novas tecnologias e lembrando que o valor mínimo pra NFC vai dobrar. Se antes eles roubavam 50, futuramente vão roubar 100.

2 curtidas

Esse negócio de golpe pra mim é conversa fiada …

O mala não sabe se vc tem ou não um cartão de crédito, e caso tenha o cartão tem ou não tecnologia por aproximação ?
Ele tem visão raio-x ? Bola de cristal ?

Ahh mais ele vai tentar a sorte… Vai mesmo ?
Ele vai vir com uma máquina de cartão com um valor x na máquina, e vai ficar escaneando o seu corpo, em busca do cartão ?

Ele vai na má intenção, e vc não ta vendo ngm encostado de vc, com uma máquina ?

Piada né

5 curtidas

Kkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk
Por isso eu acho que é:

3 curtidas

Pessoal, agradeço as respostas. Eu sou completamente leiga sobre estes assuntos e fiquei preocupada sim. Infelizmente estamos no país da picaretagem.

Eu não sabia que já tinha um tópico sobre isso. De toda forma… eu realmente não sabia das informações que vcs colocaram aqui sobre limites, a tecnologia nfc, etc. Foi muito esclarecedor. Gratidão. :pray:

4 curtidas

Acho pouco provavel.
O risco aqui é muito elevado e chama muito a atenção
Além da chance de erro ser muito alta.

Metodo mais provavel, rapido e eficaz.
Ele rende a vitima em um assalto
Pega bolsa e carteira, vasculha em busca de cartoes compativeis
Faz uma transação no valor permitido por NFC,
Os demais, pode ou não forçar a vitima digitar a senha

Ainda tem um problema, seria muita estupidez fazer um assalto usando uma maquina em seu proprio CPF/CPNPJ, seria facilmente rastreado pelo banco e credenciadora.

1 curtida

Todo esse trampo pra roubar “cinquentão”!

Mais fácil ele enfiar o cartão na máquina e forçar a vítima a digitar a senha!

Exatamente.

Eita gota!
:rofl::rofl::rofl:

Por isso que tô dizendo: É paranóia…:grin:

1 curtida

Me surpreendo com a ignorância que parece voar aos ouvidos de todo mundo

Não façam pouco caso por serem meros 50 reais. Talvez pra vocês seja nada mas pra muitas pessoas é um valor contado, principalmente nessa época de pandemia.

Um NFC de cartão tem alcance aproximado de 3 centímetros, é pouco mas ainda assim não significa contato necessário, também não desdenhem o cara escaneando vc com uma maquininha. Furto é algo sutil, se bater carteira de dentro de bolso é algo fácil, furtar mochilas que pessoas estejam usando tb é facil, imagine um esbarrão criado.

Entretanto, igualmente fácil é se proteger disso, a facilidade de usar um papel alumínio para criar uma blindagem não é algo de outro mundo mas, se não quer nem mesmo esse trabalho, coloque 2 cartões NFC juntos que maquininha nenhuma não consegue ler. um deles pode ser um cartão de transporte.

Ainda daria pra furtar via NFC? Sim, mas um hacker com equipamento dedicado pra tornar isso possível tem coisas muito mais lucrativas à disposição.