Golpe para obter dados? (SOLUCIONADO)

Recebi um e-mail supostamente do Nubank (todomundo@nubank.com.br) com o assunto Queremos te conhecer melhor e na minha opinião tem tudo pra ser um golpe. Portanto, vim aqui pra alertar.

Como desenvolvedor web sei muito bem que qualquer um pode mascarar um e-mail. Logo, um golpista pode enviar mensagens como todomundo@nubank.com.br.

Outras evidências de que pode tratar-se de golpe:

  1. A mensagem inicia com Olá. Todas as demais mensagens (oficiais) do Nubank vem com meu nome ( Olá, Rodrigo!)
  2. Ao clicar no botão Responder Pesquisa, abre um link de uma plataforma chamada QuestionPro (do tipo do Google Forms). Até aí qualquer um que tenha acesso a esse serviço pode criar um formulário de pesquisa desse tipo
  3. Primeira pergunta: De qual estado do Brasil você é? Espera aí… Achei que o Nubank tivesse essa informação no meu cadastro.
  4. Ao clicar em detalhes, nos dados de envio tem uma lista de e-mails que parece suspeita:
    9087c641cb180983015296553mc list <9087c641cb180983015296553.777233.list-id.mcsv.net

  1. O campo Enviado por: mail85.atl111.rsgsv.net é diferente das outras mensagens do banco (Enviado por: sendgrid-inbound.nubank.com.br)

Por fim, muita gente acha que se tem um link pra ver no navegador a mensagem é autêntica. Seria autêntica de fato, em 99% das vezes, se caísse num link do tipo https:// www .nubank.com.br/pesquisa ou https:// pesquisa.nubank.com.br. Mas nesse caso cai nesse formulário da questiopro.

Portanto, não custa ficar atento. Nesse caso eu prefiro desconfiar. Mesmo que não te peçam senha etc (o que já seria 100% de certeza de golpe), informação hoje é valiosa. E aí já teriam muito dados pessoais que podem ser usados pra muita coisa…

9 curtidas

Então eu caí nesse golpe, acabei de responder as perguntas.
A maioria relacionadas a nucommunity , não tinha nenhuma pergunta referente aos dados pessoais.
E as perguntas eram de assinalar as opções

Espero não ter caído em uma cilada :woman_facepalming:t3:

Pode não ser… mas eu desconfio. Podia ter uma confirmação da Nubank sobre isso, né?

Estou de olho aqui nos comentários para ver se alguém se pronuncia

Não é um golpe. É uma pesquisa do Nubank mesmo sobre a NuCommunity.

Eles não pedem nenhuma informação pessoal, apenas respostas sobre o que você acha da comunidade, conteúdo da comunidade, etc.

6 curtidas

Fico aliviada em saber !

Vou apagar o tópico então…

2 curtidas

Exatamente pessoal, podem ficar tranquilo, esse Email pertence sim ao Nubank, e é uma pesquisa sobre o Nu… Mas pessoas irão receber, por tanto, é sempre bom ficar atento aos detalhes e ao Email.

5 curtidas

Oi! Sim, é verdade. Aqui no Nubank, estamos sempre em busca de aprimorar nossos serviços para atender cada vez melhor os nossos clientes. E com a NuCommunity isso não é diferente. :slight_smile:

Para quem ficar na dúvida, vale se atentar ao remetente (todomundo@nubank.com.br) e de que se trata apenas de uma pesquisa. :purple_heart:

9 curtidas

Vou manter aqui então… As dicas podem ser importantes pra vida digital. :slight_smile:

1 curtida

Obrigado!

Cara, recebi um hoje bem parecido só que o email diferente e com o meu nome e oferecendo dinheiro… ai ofereceu dinheiro já achei demais…kkk

o e-mail: todomundo@marketing.sounu.com.br

Queremos te conhecer melhor

Olá, Rafael

Sabemos que estamos passando por tempos difíceis e isso tem feito a gente se adaptar para continuar construindo a melhor experiência, sempre ouvindo o que você tem a dizer.

Por isso, queremos te convidar para responder algumas perguntas, coisa de 5 minutos no máximo.

Se o seu perfil se encaixar para a pesquisa que estamos fazendo, vamos te convidar para uma conversa por vídeo conferência . Como agradecimento pelo seu tempo, você recebe uma bonificação de R$100,00 .

Para participar, é só clicar no botão abaixo.

Quero participar

Agradecemos,
Equipe Nubank

E ai, é verídico?

Tudo bem @rmattge? Como você já criou um tópico sobre este tema e um Nubanker já até te respondeu por lá, acho que vale deletar este post aqui, tá? :relaxed: