GOLPE QR Code Mercado Livre/Pago

Pessoal, infelizmente cai em um golpe. Vou tentar explicar exatamente o que houve.

No sábado, 07/11/20, fiz uma compra no Mercado Livre.
O comprador entrou em contato pelo Whatsapp (primeiro sinal de problema) cancelou a compra e devolveu o valor de R$175 reais como crédito no meu mercado pago.

Em seguida, pediu para que o pagamento fosse feito através de QR Code, pois, segundo o vendedor, ele teria que pagar taxas extras ao mercado livre, o que concordei.

Ele me enviou um QRCode, do qual paguei com o App do mercado livre.

Fui direcionado para o Mercado Pago, onde estava o crédito estornado pelo vendedor de 175 e fiz a transferência.

Momentos depois, ele alegou que houve um problema, e que eu teria que repetir a transação, mas que que não seria cobrado novamente.

Neste momento eu disse que queria cancelar a compra.

Ele concordou, mas disse que eu teria que efetuar novamente a transação para que ele pudesse exornar o valor para a minha conta.

A partir daí entrei em contato com o ML e MP que confirmaram a existência de golpe e até o momento estou aguardando um e-mail deles.

Com relação ao Nubank, como utilizei o cartão para fazer a compra no Mercado Livre, foi gerada uma fatura no valor de 175 reais. Tentei contestar a fatura e recebi o seguinte e-mail:

"Para cancelar e estornar esta compra, o estabelecimento deverá lançar um crédito de valor igual, mediante sua solicitação, para abater o lançamento original. Como o cartão Nubank é um meio de pagamento (assim como o dinheiro físico, por exemplo), não temos autonomia para cancelar ou estornar uma compra, mas podemos te auxiliar com os próximos passos.

Segundo a política de reembolso do Mercado Pago, o estorno costuma respeitar o prazo de até 15 dias úteis, a partir da data em que o cancelamento ou a devolução foi confirmada.

Por isso, sugerimos que aguarde esse prazo para verificar se o estorno é feito corretamente.

Caso você não receba o estorno dentro do prazo, basta nos avisar que iremos te auxiliar. É importante informar que, ao seguir com o processo de antecipação do estorno por aqui, em casos de compras online, alguns estabelecimentos podem bloquear ou até mesmo cancelar sua conta em seu site/app, por tempo indeterminado.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Abraços,

**Lais P.*"

Eu mandei para o Nubank a imagem da compra que foi cancelada no ML e a conversa que tive com o vendedor no Whatsapp para comprovar que foi golpe.

Então o problema é o seguinte…no momento da compra no ML foi gerada a fatura no Nubank…mas o vendedor cancelou a compra pelo mercado livre e estornou o valor pelo Mercado Pago…onde eu fiz a transferência para ele.

Entretanto ainda não houve pagamento de fato, pois eu teria que pagar a fatura junto ao banco principal, mas apesar de ter explicado e demostrado a situação de golpe, o Nubank não apresentou medidas concretas e também não me respondem pelo chat.

Alguém sabe como devo proceder?

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Toda contestação deve ser feita com o Mercado Pago, quando é feito um pagamento por QR Code, não é considerado compra e sim pagamento, se fosse pelo Mercado Livre aí sim.

Quando você contesta pelo Nubank, é como se a conta criada por você no Mercado Pago fosse alertada como fraude, o que não é o caso.

O Mercado Pago precisa resolver a situação, registre uma reclamação via Consumidor.Gov.BR

Faça o anexo de todas as provas e relate o ocorrido detalhadamente.

Nunca faça pagamentos fora da plataforma do Mercado Livre para um vendedor.

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Primeiramente, sinto muito pelo ocorrido. Penso que deva aguardar o prazo solicitado de 15 dias úteis, caso o dinheiro não retorne, entrar em contato com a ML. Como você fez a compra usando o cartão por livre e espontânea vontade, a Nubank não tem responsabilidade mediante essa transação.

Eles apenas irão te auxiliar para que consiga tentar reaver seu dinheiro, porém, como se trata de fraude, não é garantido. O ente que deve cobrar é o ML por intermediar a compra/venda. Estamos torcendo para que dê tudo certo! :wink: :+1:t2:

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Boa tarde! Obrigado pelo auxílio! Eu conversei com o ML e MP pelo atendimento via Whatsapp. Lá anexei toda a conversa que tive com o vendedor. Segundo eles a equipe já está trabalhando para resolver a questão.

O problema é no Nubank…pois agora fico com essa fatura pendente, mesmo com a venda cancelada.

O que eu não entendo é que fiz a transferência de um crédito no MP, mas para ela ser concluída eu teria que pagar essa fatura no Nubank?

Olá @jmoretti999 seja bem-vindo a Nucommunity , se ja acionou o banco recomendaria abrir um b.o

@Mario_Cisneros tudo bem? Eu deveria acionar o banco principal?

Tem que ver quais bancos seus foram envolvidos e informar do ocorrido e abrir um boletim de ocorrência

Olá @jmoretti999

Seu problema continua sendo o M.P. e o vendedor fraudulento. Só eles cancelando de fato a transação feita o valor volta para o Nubank e o lançamento será estornado.

Nubank foi só meio de pagamento e com eles você ainda está em débito e se sua situação não se resolver, você tem obrigação de pagar a fatura.

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Blz @Mario_Hamses O MP já me informou que estão trabalhando para resolver a situação e pediram para eu aguardar um e-mail. Então quando a situação se resolver no MP a fatura vai ser zerada no Nubank?!

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A solução à princípio é aguardar que o vendedor fraudulento te devolva seu dinheiro ou seja estornada a transação do seu cartão.

Já passei por uma situação no passado onde uma loja vitual estava demorando para fazer estorno e o Nubank fez um crédito de confiança na minha fatura. Mas era uma situação diferente da sua (não se tratava de golpe) mas apenas um desacordo comercial (eles caracterizam como disputa).

Boa sorte no seu caso!
:v::blush:

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Se o Mercado Pago estornar esse valor para você após a análise, ele entra como crédito no cartão, até lá é necessário pagar a fatura sim.

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Entendi. Ontem falei com o MP e eles já estão trabalhando para tentar resolver…pediram para que eu aguardasse um e-mail. Obrigado.

Complicado mesmo… todos os anúncios em que o vendedor não libera a opção de frete é porque ele não tem intensão de enviar o produto. Se estiver lá “entrega a combinar com o vendedor” já sei que é golpe.

Pagando um produto nesse exemplo, o vendedor cancela a compra e o dinheiro vai para sua conta do mercado pago.

Aí ele entra em contato alegando algum “problema”, as vezes fala que foi cancelado automaticamente, outras vezes fala que paga taxas altas, enfim é sempre uma desculpa diferente.

Como o dinheiro está na sua conta no MP, enviando o dinheiro pra ele não caracteriza compra e sim pagamento. Você pode enviar dinheiro para quem você quiser pelo MP. Isso não significa que você vai receber algum produto. É só um pagamento.

Neste caso nem o banco nem o mercado livre podem fazer nada, pois a venda no ml foi cancelada e o banco só realizou o pagamento que você autorizou. Não foi um erro do sistema.

Quem pode tentar te ajudar é o mercado pago, mas é difícil. Se a pessoa já tiver transferido ou sacado o dinheiro, eles não conseguem estornar.

Aí só entrando na justiça, mas devido ao valor, acaba não compensando os custos. O jeito é pagar a fatura e tomar isso como aprendizado mesmo.

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Pois é…fica a dura lição…o lado bom é que não foi nenhum valor exorbitante. Pelo menos o MP está tentando resolver e pediu para que eu aguardasse que eles entrariam em contato por e-mail.

Se até o fim do mês (quando vence a fatura) nada for feito, eu vou pagar para evitar maiores problemas, mas até lá vou aguardar o posicionamento do MP, qualquer novidade eu volto aqui para esclarecer tudo!

Por agora muito brigado pela ajuda pessoal.

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Caramba, os meliantes não param de inventar novas formas de nos ludibriar! :rage:

Sinto muito por isso ter acontecido com você @jmoretti999. Espero que você consiga resolver da melhor forma possível.

Boa sorte :wink:

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Eu acabei de cair no mesmo golpe. Nem acredito que ainda cai nisso.

Fiz a compra de um fone de ouvido no valor de R$ 1628,40 parcelado em 3x, através do QR Code do Mercado Pago recebido pelo Whatsapp.

Entrei em contato com o Nubank e obtive a mesma resposta, de que devo contatar o Mercado Pago para resolução do caso.
Busquei ajuda na plataforma do Mercado Pago, porém me informaram para aguardar um e-mail com a devolutiva sobre o caso.

Queria saber @jmoretti999, qual foi o retorno que obteve no seu caso. Foi resolvido?

Estou achando que realmente perdi! :sob:

Alguém teve sucesso? Acabei de cair tbm nesse golpe dia 09/08/2021