Pessoal, infelizmente cai em um golpe. Vou tentar explicar exatamente o que houve.
No sábado, 07/11/20, fiz uma compra no Mercado Livre.
O comprador entrou em contato pelo Whatsapp (primeiro sinal de problema) cancelou a compra e devolveu o valor de R$175 reais como crédito no meu mercado pago.
Em seguida, pediu para que o pagamento fosse feito através de QR Code, pois, segundo o vendedor, ele teria que pagar taxas extras ao mercado livre, o que concordei.
Ele me enviou um QRCode, do qual paguei com o App do mercado livre.
Fui direcionado para o Mercado Pago, onde estava o crédito estornado pelo vendedor de 175 e fiz a transferência.
Momentos depois, ele alegou que houve um problema, e que eu teria que repetir a transação, mas que que não seria cobrado novamente.
Neste momento eu disse que queria cancelar a compra.
Ele concordou, mas disse que eu teria que efetuar novamente a transação para que ele pudesse exornar o valor para a minha conta.
A partir daí entrei em contato com o ML e MP que confirmaram a existência de golpe e até o momento estou aguardando um e-mail deles.
Com relação ao Nubank, como utilizei o cartão para fazer a compra no Mercado Livre, foi gerada uma fatura no valor de 175 reais. Tentei contestar a fatura e recebi o seguinte e-mail:
"Para cancelar e estornar esta compra, o estabelecimento deverá lançar um crédito de valor igual, mediante sua solicitação, para abater o lançamento original. Como o cartão Nubank é um meio de pagamento (assim como o dinheiro físico, por exemplo), não temos autonomia para cancelar ou estornar uma compra, mas podemos te auxiliar com os próximos passos.
Segundo a política de reembolso do Mercado Pago, o estorno costuma respeitar o prazo de até 15 dias úteis, a partir da data em que o cancelamento ou a devolução foi confirmada.
Por isso, sugerimos que aguarde esse prazo para verificar se o estorno é feito corretamente.
Caso você não receba o estorno dentro do prazo, basta nos avisar que iremos te auxiliar. É importante informar que, ao seguir com o processo de antecipação do estorno por aqui, em casos de compras online, alguns estabelecimentos podem bloquear ou até mesmo cancelar sua conta em seu site/app, por tempo indeterminado.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraços,
**Lais P.*"
Eu mandei para o Nubank a imagem da compra que foi cancelada no ML e a conversa que tive com o vendedor no Whatsapp para comprovar que foi golpe.
Então o problema é o seguinte…no momento da compra no ML foi gerada a fatura no Nubank…mas o vendedor cancelou a compra pelo mercado livre e estornou o valor pelo Mercado Pago…onde eu fiz a transferência para ele.
Entretanto ainda não houve pagamento de fato, pois eu teria que pagar a fatura junto ao banco principal, mas apesar de ter explicado e demostrado a situação de golpe, o Nubank não apresentou medidas concretas e também não me respondem pelo chat.
Alguém sabe como devo proceder?