Golpe troca de cartão e máquina falsa que rouba senha

Eu comprei uma água com um vendedor que carregava o seu isopor na rua.
Ele disse que não queria pagamento por cartão de crédito mas depois de eu insistir ele deixou. Ele sacou uma maquina meio diferente, mas enfim, depois de tentar 3 vezes, finalmente passou a compra. Logo depois quando fui comprar outra coisa na loja de conveniência vi que o cartão não era o meu, e que haviam compras de valor super alto aprovadas no meu cartão.
Acredito que a máquina dele roubou minha senha, e nessa de idas e voltas de não passar o cartão ele me distraiu e furtou meu cartão e devolveu o de outra pessoa.
Primeira coisa que fiz foi bloquear o cartão e cancelar as compras, entretanto elas já foram aprovadas… não sei se vou conseguir. Todas estão com valores acima de 2mil reais para um mesmo vendedor, tal de LeonardoDomingues. Alguém já aconteceu algo do tipo? como resolveu?

3 curtidas

Olá @RenanAsano seja bem-vindo a Nucommunity , rapaz que situação, nunca ouvi algo a respeito , ja fez b.o.?

A primeira coisa a se fazer é um BO. E entrar em contato com o atendimento informando a situação, solicitar um novo cartão.
O prazo de contestação de valores são de até 100 dias (prazo da Mastercard) mas com o BO acredito que te ajude

7 curtidas

Já vi isso acontecer sim. Coincidência ou não, foi com o nubank tb. Acho que eles aproveitam o fato do cartão ser roxo.

Depois de passar a compra, devolvem outro cartão roxo e a pessoa nem percebe.

Normalmente eles não agem sozinho. É sempre alguém que pega os cartões e outra pessoa que passa as compras. Já vi até eles fazerem “parceria” com alguma loja para passar as compras e retirar o dinheiro.

Enfim, acho que o mundo está cada vez mais digital e os pagamentos estão acompanhando essa mudança. Pagamentos com Apple Pay, Google pay, Samsung pay estão cada vez mais comuns. Tem estabelecimentos que aceitam até pagamentos por QR Code já.

Então estamos aguardando o nubank liberar o uso dessas carteiras digitais pra não precisar mais carregar os cartões.

4 curtidas

Creio que ele fez isso para furtar o seu cartão, mas talvez não tenha conseguido sua senha.

Provavelmente ele fez compras com seu cartão sem o uso da senha, como uma compra online. Se esse for o caso mesmo, você conseguirá o chargeback com o Nubank mais facilmente. Siga os passos que o pessoal indicou.

Boa sorte :wink:

4 curtidas

Isso com certeza reduziria a incidência desse tipo de fraude.

1 curtida

Ufa, espero que sim.
Já fiz o BO, e liguei pro atendimento 24h da nubank e eles me explicaram os procedimentos que vão tomar.Por ter comunicado rápido, isso ajuda, mas não garante o retorno/estorno dos valores ainda.

O Golpe da troca de cartões é antigo, assim como equipamentos modificados para roubo de senha.
Para a troca de cartão os golpistas costumam ter vários cartões de vários emissores, para trocas.

Dicas

  • Nunca tire o olho de seu cartão
  • Não permita que o vendedor saia de sua frente com o cartão, acompanhe-o
  • Verifique se o cartão devolvido é o seu.
3 curtidas

E como é o histórico dos casos? conseguiram recuperar o valor em sua maioria?

Uma ação que vc (todos) deve(m) fazer e que ajuda muito para evitar essa troca, é colar alguns adesivos no cartão.
Na frente pra ficar fácil ver se é o seu e atrás pra evitar de copiem os números do cartão!

:metal::metal::metal::metal:

3 curtidas

aconteceu comigo ontem, você conseguiu recuperar o dinheiro ?

Sim! consegui!
tive que fazer B.O. e falar com atendimento nubank

Olá @Lilian_Oliveira1 seja bem-vinda a Nucommunity

1 curtida

Bom dia, Renato. Obrigado por ter compartilhado seu depoimento.
Ontem a noite aconteceu comigo a mesma coisa, em frente ao banco Safra da Paulista. Fui comprar água com o ambulante e a máquina apresentou problemas duas vezes, inclusive um erro de “erro de sim card” algo assim, que nunca presenciei. Decidi então realizar o pagamento em dinheiro, ele me devolveu oo cartão mas não chequei o nome na hora, apenas 10 minutos depois quando comecei a receber as notificações de tentativa de compra.
Eles conseguiram realizar o débito de mil reais, depois bloqueei o cartão e passei o resto para a conta poupança, mas continuaram tentando realizar transações.
Também tive a mesma impressão de que a máquina tenha gravado a senha, pois o ambulante quando me pediu para inserir não conseguia visualizar a senha em seu campo de visão. Mas como era a noite e ele estava em companhia de um outro ambulante não tenho certeza se o outro não visualizou.
Já entrei em contato com o Nu e a PagSeguro, pois na transação consegui o nome completo do dono da maquininha, eles já chegaram essa bloquear a conta do dono da maquininha. Agora estou esperando atualização das análises por e-mail, tanto do Nubank quanto do Pag seguro.
Vou abrir o BO presencialmente ainda hoje, tentei três vezes de forma eletrônica e não deu certo.

2 curtidas

Olá @Patrick_Damasceno seja bem-vindo a Nucommunity

Comigo aconteceu ontem esse mesmo golpe. Por ter sido no débito, conseguiu reaver os valores? acabei de fazer o BO e já estou em contato com o atendimento

2 curtidas

Uma das coisas mais importantes a se fazer é nunca dar o cartão na mão do vendedor, e se der, fique de olho o tempo todo e confira o mesmo depois de receber de volta.

Além do mais, dei a minha opinião sobre a vantagem do contactless pra evitar esse tipo de fraudes:

2 curtidas

aconteceu a mesma coisa comigo, 05/05/2022.
Fui a um show no villa country para presentear minha mãe, pelo dia das mães. Ao chegar, em frente ao Villa paramos para comprar 2 bebidas de um vendedor que carregava um cooler. A compra havia dado 16,00 Reais. Entreguei o cartão para o homem que estava vendendo, ele colocou na máquina do cartão e eu digitei a senha. Logo que eu confirmei a senha e a máquina começou a processar a venda, ele começou a reclamar que a máquina estava sem sinal, retirou o cartão e a compra não foi efetivada.
Ele pegou o cartão e passou para outro homem que estava ao lado dele, Pediu para que ele tentasse passar o cartão em outra máquina já que a dele supostamente não estava funcionando. O homem pegou o meu cartão na mão e ele começou a nos perguntar sobre o show, respondi brevemente, ele devolveu o cartão e saiu.
Após isso entramos no show, e ao tentar fazer outra compra lá dentro do Villa Country, coloquei o cartão na máquina, digitei a minha senha E apareceu “senha inválida” Até que eu olhei o nome do cartão e vi que já não era mais o meu, estava no nome de PEDRO C MIZRAHI, percebi na hora o que havia acontecido.
Quando liguei o celular haviam várias notificações do Nubank sobre as tentativas de compra, entrei no aplicativo e vi que havia sido aprovada uma de 1345,50 no crédito. Liguei para a central do nubank, Falei com uma atendente, enquanto falava com ela, tirei o limite do cartão de crédito e bloqueei o cartão, e ela me falou que naquele mesmo momento estavam tentando fazer outras compras, até que outra de 120,00 tinha sido aprovada no débito.

Continuamos com o atendimento, fiz a contestação por ligação e pelo aplicativo. Depois abri um boletim de ocorrência.

Já fiz todos os procedimentos que me pediram pelo nubank, ainda estou aguardando resposta.

1 curtida

Olá @RenanAsano. Tudo bem?
Pode me dar mais informações sobre como solucionou seu caso?
Que medidas tu utilizou? Administativamente eles resolveram pra ti? Quanto tempo levou? Passei por um caso muito similar e estou há 30 dias esperando, sem retorno.
Tu chegou a pagar a fatura com os valores indevodos?

Olá, @Patrick_Damasceno . Tudo bem? Como resolveu o seu caso? O nubank resolveu para você? Aconteceu comigo faz um mês. Fiz todos os passos pedidos pelo nubank mas até agora não me deram retorno. Estou bem preocupado. Passaram 15200 reais no crédito no meu cartão. Você chegou a pagar a sua fatura? Eu nem pude pagar a minha pois não tinha dinheiro pra isso.