Oi, comunidade!
Vocês já sabem que o Pix é o meio de pagamento mais popular do país e um verdadeiro aliado na rotina. Mas, com essa popularidade, vieram também os golpes de Pix, que estão sempre mudando para tentar enganar até os mais atentos.
É por isso que hoje vamos explicar algumas abordagens recentes e como vocês podem identificar essas fraudes antes que aconteçam.
Conheça os golpes de pix mais comuns
Fique atento a essas novas práticas de golpes de Pix que têm sido comuns e saiba como se proteger.
Golpe do Pix errado
No golpe do Pix errado, o golpista faz uma transferência para a vítima e depois entra em contato afirmando que cometeu um erro e precisa do valor de volta. Quando a vítima devolve, os criminosos acionam um mecanismo de devolução, alegando que foram enganados pela pessoa que, na verdade, é a vítima.
Golpe da Mão Fantasma
Esse golpe usa um malware para tomar controle do celular da vítima, alterando o destinatário da transação Pix automaticamente. Para evitar esse golpe, não baixe aplicativos de fontes desconhecidas no seu celular e sempre revise as permissões de acessibilidade. No blog do Nubank, você encontra mais informações sobre isso.
Pix via QR Code falso
Um QR Code malicioso pode ser usado para redirecionar os pagamentos para contas fraudulentas. Antes de escanear um código, verifique a procedência do QR Code e, se possível, confirme diretamente com o destinatário.
Esses são alguns dos golpes de Pix mais recentes. Você já conhecia algum deles? Ou sabe de outros golpes que estão circulando? Compartilhe sua experiência nos comentários!