Golpes do Pix: o que você precisa saber para não cair

O tigrão vai te pegar :tiger: iludidos casa de apostas nunca perdem! #fato

4 curtidas

[link removido pela moderação]

2 curtidas

Boa noite, entre em contato com o Nubank via chat do App para ter mais orientação do que poderia ser feito, além de fazer um boletim de ocorrência para ter como registro, o contato direto com Nubank pode ser feito ao clicar aqui, assim vão te auxiliar melhor.

Inclusive, editei o seu tópico por conter o link do site do golpe para evitar que outros usuários possam clicar no link sem ler o título, tá bem? Visto que só tinha o link na descrição do tópico.

12 curtidas

Alguém aqui já foi vítima de golpe? Efetuei uma compra em um site e logo depois percebi que era um golpe de um site falso, eles vendem mas não entregam a mercadoria. É site de golpes. Na mesma hora contatei o nubank para explicar e enviei provas. O estabelecimento me cobrou um valor bem mais alto assim que finalizei a compra, não me responderam em nenhum tipo de contato e no site nem consta meu pedido. Geralmente o nubank ganha uma disputa assim? Alguém já passou algo assim?

3 curtidas

Lamento que esteja passando por isso! Olha, varia de caso a caso, questão de golpe é sempre um pouco mais difícil por os golpistas sacarem o valor e dificultar a devolução, a depender do método de pagamento que você usou pode ser um pouco mais fácil, mas se foi Pix o Nubank vai tentar contatar a instituição recebedora para ver se conseguem recuperar algum valor. Espero que dê tudo certo, você já fez a sua parte de forma rápida ao ter contatado o Nubank e enviar todas as evidências.

10 curtidas

Não foi pix! Foi dividido no cartão de crédito nubank. A compra foi contestada na mesma hora do ato da compra. Mas o estabelecimento nem responde. Como vão cancelar e fazer o estorno??? Eles vivem disso. Minha dúvida é, o intermediário, a maquininha responsável estorna o valor? E outra, mesmk que não seja golpe, qualquer consumidor tem ate 7 dias após a compra pra cancelar a mesma. Então eu estou no meu direito de cancelamento.

4 curtidas

No caso, só o Nubank pode resolver, pois a loja é claramente golpista pelo que você explicou. Procure o atendimento Nubank, caso não tenha uma solução satisfatória recorra à ouvidoria; Reclame Aqui, Procon e BC são canais alternativos que servem de apoio.

2 curtidas

Então… segundo o nubank o estabelecimento nem respondeu a disputa. Não houve nenhum retorno da parte deles. A atendente do nubank me disse que se o estabelecimento nem sequer se pronunciar existe uma chance maior de eu ganhar a disputa. Mas eu preciso aguardar. Será que é isso mesmo? E vou ter que esperar 100 dias? Se eles nem respondem? Não entendo

2 curtidas

Esse prazo é para a solução definitiva do entrevero. Mas o banco geralmente faz um “estorno provisório” para que você pague a fatura até que o resultado da análise seja concluído. Ao fim desse prazo, caso a decisão seja favorável seu estorno será considerado definitivo; caso não, o valor da compra será relançado na sua fatura.

Vale lembrar que o Nubank atua somente como um intermediário nesse processo, caso o problema não tenha sido resolvido de comum acordo com o estabelecimento onde você efetuou a compra. Portanto, só solicite o estorno via app do Nu, após ter tentado resolver com o vendedor.

4 curtidas

Muito obrigada a cada um que respondeu e tirou dúvidas. Achei necessário voltar e dar um feedback!!! É bom sabermos o que aconteceu nos casos que vemos aqui. E o meu gente deu certinho!!! Consegui meu estorno através da disputa do Nubank!!! Meu roxinho é top! :purple_heart:

8 curtidas

Muito obrigado pelo feedback, @Hadrian_Damaceno.

Este retorno é realmente muito importante.

Que bom que deu tudo certo! :clap::clap::clap::clap:

5 curtidas

otimas dicas, vou ficar de olho

5 curtidas

Boas vindas a Comunidade Nubank @julia_taveira !

6 curtidas

E o dinheiro pode ficar ou não

2 curtidas

Sim aparece no Facebook falando que o nunbank tá dando dinheiro a responder perguntas eu tirei fotos porque meu esposo usa o cartao nunbak

2 curtidas

Leia nesse artigo como informar ao Nubank em tais casos:

3 curtidas

Fiz um pix para um amigo,a nubank bloqueou o dinheiro,disse que era por segurança,15 dias depois falou para meu amigo que o cartão de débito foi clonado,até hoje não devolveu o dinheiro do meu amigo,ele tem todas as ligações e protocolos de atendimento,falei para entrar com uma ação por danos morais contra a nubank,valor total de 2.500,00,ele precisando do dinheiro para alugar um imóvel,tá quase indo morar na rua por causa da nubank que não resolve a situação,com muito raiva da nubank.

3 curtidas

Cai num golpe, como recuperar o Pix feito

4 curtidas

@sergio_maehara Entre em contato com o suporte do Nubank no app (me ajuda) e solicite o MED

Faça um boletim de ocorrência também.

8 curtidas

Quanto mais ter o conhecimento dos golpes envolvendo o Pix, teremos mais dicas para se proteger.
Aqui estão alguns que pode agregar conhecimento:

Golpe do Falso Pedido de Ajuda

Como funciona: O golpista se passa por alguém conhecido ou uma instituição confiável, pedindo dinheiro urgente por meio do Pix.

Como evitar: Sempre confirme diretamente com a pessoa ou empresa por outro meio de comunicação antes de fazer qualquer transferência.

Golpe de Falso Comprador/Vendedor

Como funciona: Em vendas online, o golpista envia um comprovante falso de Pix ou cancela a transferência antes da compensação.

Como evitar: Sempre verifique se o valor caiu efetivamente na conta antes de enviar o produto ou realizar o serviço.

Clonagem de WhatsApp

Como funciona: O criminoso se passa por você ao clonar seu WhatsApp e pede dinheiro para seus contatos.

Como evitar: Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp e nunca compartilhe códigos de verificação.

Golpe do QR Code Falso

Como funciona: O golpista altera o QR Code de pagamento para redirecionar o valor a sua conta.

Como evitar: Sempre confirme os dados do destinatário antes de concluir o pagamento.

Golpe do Link Falso

Como funciona: Criminosos enviam links que parecem ser de instituições bancárias pedindo confirmação de dados ou pagamento via Pix.

Como evitar: Nunca clique em links suspeitos e acesse serviços bancários diretamente pelo app oficial.

Golpe do Agendamento

Como funciona: O golpista faz um agendamento de Pix e apresenta o comprovante falso como prova de pagamento.

Como evitar: Confirme no seu extrato se o valor foi realmente recebido. Agendamentos não são valores efetivados.

Golpe do Perfil Falso de Empresa

Como funciona: Criminosos criam perfis falsos de empresas em redes sociais para enganar consumidores.

Como evitar: Verifique se a conta é oficial e entre em contato diretamente com a empresa.

Dicas Gerais de Proteção:

Use chaves Pix seguras: Prefira utilizar chaves aleatórias em vez de seu CPF, e-mail ou telefone.

Atenção aos limites: Estabeleça limites de transferência no seu aplicativo para minimizar prejuízos.

Desconfie de urgência: Golpes geralmente criam uma sensação de pressa para evitar que você pense com calma.

Se você for vítima de golpe, registre um boletim de ocorrência, informe imediatamente o banco ou instituição financeira e notifique o BC para análise do caso.

4 curtidas