Cadastrei e já até utilizei o Google Pay em alguns estabelecimentos, até aqui sem problemas.
Porém toda vez que vou efetuar o pagamento (seja qualquer valor), com a tela desbloqueada do aparelhho eu aproximo o celular, e ao acionar o NFC ele pede a biometria dentro do Google Pay.
Esse processo é normal? Pois todos os vídeos que vi no Youtube basta encostar e pagar, não exige mais nenhum tipo de senha.
A minha dúvida é que toda vez que aproximo o aparelho da maquininha ele dá erro uma ou duas vezes, até que então solicite-se a biometria e então confirme (ou não) o pagamento. Acredito que a solicitação da biometria está atrapalhando o processo para concluir o pagamento.
Se houver como desativar seria bom, pois a biometria já protege como bloqueio do aparelho.
Meu celular não tem NFC então não sei como funciona, mas tenho habilitado a digital pra comprar pelo celular, pode ser q seja essa função q esteja usando ao invés do NFC direto? Tenta ver nas configurações do app do Google pay como q tá la
O meu tem NFC e ja deixo ligado sempre, ja fiz algumas compras por aproximaçao so desbloqueando a tela do celular e nao pede biometria dentro do Google Pay.
Verdade, existe uma configuração na loja da Google Play que protege para compras. No meu caso já está desativada, mas pode ser algo nesse sentido. Vou continuar a batalha aqui. Obrigado!
Seja bem vindx. Você não acha que é até uma boa essa camada extra de segurança? Eu não tentaria desativar não. Meu smartphone não tem NFC,porém cadastrei minha conta lá,só pra ver como funciona e tals.
Toda compra que faço com meu cartão - independente de ser o GP,eu adicionei confirmar biometria antes.
Sim. Concordo. É que como ele tem falhado durante o processo e na sequência pede a biometria eu associei que possa ser esse o problema. Então gostaria de desativar para testar. Vc disse que deixou ativada a biometria no seu, por segurança. Vc ativou dentro do GooglePay? Pode me dizer onde fica essa configuração? Obrigado!
Sim.
Eu cheguei a desinstalar, recadastrar o cartão, reiniciar o aparalho etc.
Como disse, o pagamento até funciona, mas não é imediato. Ele falha uma ou duas vezes sempre. Vou tentar achar uma maneira de testar melhor, pode ser que o NFC do meu aparelho não seja tão eficiente. No caso tenho um Motorola Moto One
Tanto o NFC quanto o Bluetooth 5.0 possuem um impacto ínfimo na duração da bateria. Esse é um pensamento antigo, da época em que transferíamos músicas um para o outro através do Bluetooth, há pelo menos uma década atrás.
Se você desativar ambos, terá sorte se conseguir ficar com uns 3% de bateria a mais no fim do dia.
Só dando um feedback final aqui no post:
Testei em uma maquininha, passei várias vezes.
A maioria das vezes falha, e as vezes passa pedindo biometria e as vezes nem pede biometria e passa normal.
É o famoso problema difícil de identificar.
Pode ser meu aparelho, pode ser o app gpay, pode ser o banco e pode ser a maquininha.
A solução para mim: Removi o google pay, desativei o Nfc, coloquei o cartão Nubank contactless dentro da capinha e passo assim qdo for pagar. Mais eficaz não há!
Obrigado a todos pela ajuda.
Fala pessoal. Desculpe desenterrar o tópico, mas eu tenho exatamente o mesmo problema no meu p30 pro. Acredito que não seja o aparelho, mas sim alguma configuração. Alguém achou solução pra este problema?
Os pagamentos feitos pela playstore está configurado para ser somente com a digital? Pode ser q seja isso q esteja atrapalhando, não sei se realmente tem algo a ver… Meu aparelho antigo não tinha NFC, mas configurei pra sempre autorizar as compras onlines (da playstore ou dos sites sem precisar ter q colocar o número do cartão) com a digital