Google Pay pedindo autenticação de biometria

Cadastrei e já até utilizei o Google Pay em alguns estabelecimentos, até aqui sem problemas.
Porém toda vez que vou efetuar o pagamento (seja qualquer valor), com a tela desbloqueada do aparelhho eu aproximo o celular, e ao acionar o NFC ele pede a biometria dentro do Google Pay.
Esse processo é normal? Pois todos os vídeos que vi no Youtube basta encostar e pagar, não exige mais nenhum tipo de senha.

A minha dúvida é que toda vez que aproximo o aparelho da maquininha ele dá erro uma ou duas vezes, até que então solicite-se a biometria e então confirme (ou não) o pagamento. Acredito que a solicitação da biometria está atrapalhando o processo para concluir o pagamento.

Se houver como desativar seria bom, pois a biometria já protege como bloqueio do aparelho.

Provavelmente tem como desativar sim, o meu quando usei só desbloquear a tela e aproximar, não pede mais nada.

Tentei achar algum local para desativar e não achei.

3 curtidas

Meu celular não tem NFC então não sei como funciona, mas tenho habilitado a digital pra comprar pelo celular, pode ser q seja essa função q esteja usando ao invés do NFC direto? Tenta ver nas configurações do app do Google pay como q tá la

4 curtidas

O meu tem NFC e ja deixo ligado sempre, ja fiz algumas compras por aproximaçao so desbloqueando a tela do celular e nao pede biometria dentro do Google Pay.

1 curtida

Realmente. Também procurei e não encontrei nada até o momento. Caso encontre a solução eu posto aqui

1 curtida

Verdade, existe uma configuração na loja da Google Play que protege para compras. No meu caso já está desativada, mas pode ser algo nesse sentido. Vou continuar a batalha aqui. Obrigado!

3 curtidas

Sempre deixo ligado também, acredito que era pra funcionar igual ao seu. Encostou - Pagou, mas não está assim. Vamos ver se consigo

2 curtidas

Seja bem vindx. Você não acha que é até uma boa essa camada extra de segurança? Eu não tentaria desativar não. Meu smartphone não tem NFC,porém cadastrei minha conta lá,só pra ver como funciona e tals.

Toda compra que faço com meu cartão - independente de ser o GP,eu adicionei confirmar biometria antes.

3 curtidas

Concordo com vc

4 curtidas

Sim. Concordo. É que como ele tem falhado durante o processo e na sequência pede a biometria eu associei que possa ser esse o problema. Então gostaria de desativar para testar. Vc disse que deixou ativada a biometria no seu, por segurança. Vc ativou dentro do GooglePay? Pode me dizer onde fica essa configuração? Obrigado!

Como já foi mencionado acima, essa camada de segurança extra é até melhor! eu deixaria.

Isso ocorre em todas as maquininhas? Se sim, você já tentou reiniciar o celular ou reinstalar o aplicativo?

2 curtidas

Sim.
Eu cheguei a desinstalar, recadastrar o cartão, reiniciar o aparalho etc.
Como disse, o pagamento até funciona, mas não é imediato. Ele falha uma ou duas vezes sempre. Vou tentar achar uma maneira de testar melhor, pode ser que o NFC do meu aparelho não seja tão eficiente. No caso tenho um Motorola Moto One

2 curtidas

Verifica se não tem atualização, quando conseguir resolver dá um retorno pra gente ficar bem ciente do que fazer :v:t2:

2 curtidas

NFC ᴇ sɪᴍɪʟᴀʀᴇs ʟɪɢᴀᴅᴏs, ғᴏʀᴀ ᴅᴇ ᴜsᴏ, ᴀᴊᴜᴅᴀᴍ ᴀ DRENAR ᴀ ʙᴀᴛᴇʀɪᴀ

2 curtidas

Tanto o NFC quanto o Bluetooth 5.0 possuem um impacto ínfimo na duração da bateria. Esse é um pensamento antigo, da época em que transferíamos músicas um para o outro através do Bluetooth, há pelo menos uma década atrás.

Se você desativar ambos, terá sorte se conseguir ficar com uns 3% de bateria a mais no fim do dia.

7 curtidas

Só dando um feedback final aqui no post:
Testei em uma maquininha, passei várias vezes.
A maioria das vezes falha, e as vezes passa pedindo biometria e as vezes nem pede biometria e passa normal.
É o famoso problema difícil de identificar.
Pode ser meu aparelho, pode ser o app gpay, pode ser o banco e pode ser a maquininha.
A solução para mim: Removi o google pay, desativei o Nfc, coloquei o cartão Nubank contactless dentro da capinha e passo assim qdo for pagar. Mais eficaz não há!
Obrigado a todos pela ajuda.

3 curtidas

Fala pessoal. Desculpe desenterrar o tópico, mas eu tenho exatamente o mesmo problema no meu p30 pro. Acredito que não seja o aparelho, mas sim alguma configuração. Alguém achou solução pra este problema?

1 curtida

Os pagamentos feitos pela playstore está configurado para ser somente com a digital? Pode ser q seja isso q esteja atrapalhando, não sei se realmente tem algo a ver… Meu aparelho antigo não tinha NFC, mas configurei pra sempre autorizar as compras onlines (da playstore ou dos sites sem precisar ter q colocar o número do cartão) com a digital

5 curtidas

Não deveria ter relação, mas chequei aqui: não está a pedindo biometria na Playstore.

mesmo problema no meu aparelho xiaomi 11T pede para desbloquear a tela na primeira tentativa. alguém achou a solução?

1 curtida