Google pay pedindo senha

Desde que comecei a usar a carteira virtual para pagar as contas nunca mais tive que digitar a senha do cartão. Nem no Samsung e também depois no Google pay.

Mas de uns tempos para cá, e compras de valores maiores a máquina pede a senha do cartão.

O que para mim não faz sentido porque eu já autentiquei a transação com a biometria no celular, se fosse por segurança poderia pedir autenticação de novo ao abrir o aplicativo da carteira virtual mas fica muito menos prático ter que digitar a senha toda vez.

Tem como mudar isso para só pedir a autenticação no celular?

5 curtidas

A necessidade de digitar a senha em valores mais altos não é uma falha, mas sim um padrão de segurança obrigatório no Brasil e outros países estabelecido pelas bandeiras e instituições financeiras, e não uma configuração que possa ser alterada pelo usuário no Google Pay.

A exigência de senha em pagamentos por aproximação (NFC) acima de um certo limite é uma regra de segurança para todas as transações, sejam elas feitas com o cartão físico contactless ou com carteiras digitais (como Google Pay ou Apple Pay).

O limite para pagamentos por aproximação sem senha é estabelecido pelo mercado financeiro e bancos. No Brasil, o limite padrão para transações por aproximação sem a digitação da senha é de R$ 200,00.

Para compras acima de R$ 200,00, a máquina de cartão é programada para sempre solicitar a senha do cartão, mesmo que a transação tenha sido autenticada com sucesso no celular por biometria, PIN ou padrão de desbloqueio.

Não é possível desativar a solicitação de senha para valores acima de R$ 200,00. A única maneira de realizar a compra é digitando a senha do cartão de crédito ou débito na maquininha, quando solicitada.

Observação Importante: Se o cartão cadastrado for um cartão virtual, a senha solicitada é a mesma senha de 4 dígitos do seu cartão físico atrelado àquela conta, e não a senha do cartão virtual (que muitas vezes é usada apenas para compras online). Se tentar usar a senha errada, a transação será negada.

5 curtidas

Eu tbm não entendo o pq pedir a senha e no meu caso, não tem a ver com valores e nem estabelecimentos.
As vezes pede num valor maior ,ou num valor menor, num estabelecimento que não pediu a última vez, agora pede.
É uma incógnita,mas sigo usando e colocando as senhas qdo pedem!:person_shrugging::person_shrugging::person_shrugging:
ps: Eu uso Samsung Wallet.

9 curtidas

Se você fizer várias compras seguidas por aproximação vai pedir senha

3 curtidas

Não tem, em um dos artigos o Nubank da mais detalhes do caso das senhas no pagamento por aproximação, isso não seria algo exclusivo do Nubank.

10 curtidas

Nunca vou entender. Porquê um tempo não precisava de de senha e agora precisa.

5 curtidas