Desde que comecei a usar a carteira virtual para pagar as contas nunca mais tive que digitar a senha do cartão. Nem no Samsung e também depois no Google pay.
Mas de uns tempos para cá, e compras de valores maiores a máquina pede a senha do cartão.
O que para mim não faz sentido porque eu já autentiquei a transação com a biometria no celular, se fosse por segurança poderia pedir autenticação de novo ao abrir o aplicativo da carteira virtual mas fica muito menos prático ter que digitar a senha toda vez.
Tem como mudar isso para só pedir a autenticação no celular?
A necessidade de digitar a senha em valores mais altos não é uma falha, mas sim um padrão de segurança obrigatório no Brasil e outros países estabelecido pelas bandeiras e instituições financeiras, e não uma configuração que possa ser alterada pelo usuário no Google Pay.
A exigência de senha em pagamentos por aproximação (NFC) acima de um certo limite é uma regra de segurança para todas as transações, sejam elas feitas com o cartão físico contactless ou com carteiras digitais (como Google Pay ou Apple Pay).
O limite para pagamentos por aproximação sem senha é estabelecido pelo mercado financeiro e bancos. No Brasil, o limite padrão para transações por aproximação sem a digitação da senha é de R$ 200,00.
Para compras acima de R$ 200,00, a máquina de cartão é programada para sempre solicitar a senha do cartão, mesmo que a transação tenha sido autenticada com sucesso no celular por biometria, PIN ou padrão de desbloqueio.
Não é possível desativar a solicitação de senha para valores acima de R$ 200,00. A única maneira de realizar a compra é digitando a senha do cartão de crédito ou débito na maquininha, quando solicitada.
Observação Importante: Se o cartão cadastrado for um cartão virtual, a senha solicitada é a mesma senha de 4 dígitos do seu cartão físico atrelado àquela conta, e não a senha do cartão virtual (que muitas vezes é usada apenas para compras online). Se tentar usar a senha errada, a transação será negada.
Eu tbm não entendo o pq pedir a senha e no meu caso, não tem a ver com valores e nem estabelecimentos.
As vezes pede num valor maior ,ou num valor menor, num estabelecimento que não pediu a última vez, agora pede.
É uma incógnita,mas sigo usando e colocando as senhas qdo pedem!
ps: Eu uso Samsung Wallet.