Gráfico Comparativo de Investimentos em Renda Fixa!

Rendimentos líquidos referentes a R$1000,00.
Caso alguém queira incluir algum outro investimento, basta solicitar nos comentários que avaliarei a possibilidade.
A planilha utilizada para criar o gráfico pode ser baixada aqui.

Notas:

  • LCI IPCA 5 anos Inter: IPCA + 3,24% a.a., isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento.

  • TD IPCA 2024: IPCA + 3,13% a.a., IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o montante. Taxa contratada só é garantida no vencimento.

  • RDB 128% Avista 6 anos: 128% do CDI ou 8,13% a.a.; IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais. Resgate apenas no vencimento.

  • TD Pre 2025: 7,24% a.a., IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o montante. Taxa contratada só é garantida no vencimento.

  • CDB 114% Agibank 2023: 114% do CDI ou 7,42% a.a., reaplicação no vencimento; IR de 17,5% nos 1º e 5º anos e 15% nos demais. Resgate apenas no vencimento.

  • LCI DI 1080 Inter: 97% do CDI ou 6,27% a.a., isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento.

  • NuConta ou CDB LD: 100% do CDI ou 6,40% a.a., reaplicação automática a cada 2 anos; IR de 17,5% nos anos ímpares e 15% nos pares. Liquidez e rendimentos diários.

  • TD Selic: taxa de 6,40% + 0,02% a.a., IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o montante. Liquidez e rendimentos diários.

  • Poupança: 70% da Selic Meta ou 4,55% a.a. isenta de taxas e impostos. Liquidez diária e rendimento mensal.

  • Os prazos de 6 anos para TD IPCA, LCI’s e CDB 23 são hipotéticos.

  • Foi considerado o IPCA atual de 4,66% a.a. de forma constante.

  • Cálculos realizados com a Calculadora do Cidadão, considerando resgate hipotético nos prazos especificados no gráfico.

Considerações:

  • Para quem não precisa de liquidez no médio prazo, LCI IPCA é uma opção imbatível.
  • O Tesouro Direto é interessante para longo prazo e para quantias maiores, como opção de diversificação.
  • Diferentemente do TD Selic, os demais títulos do Tesouro Direto sofrem variação a mercado e podem até causar prejuízo no curto prazo.
  • A NuConta é a opção mais prática para se manter a reserva de emergência ou de oportunidade, como prefiro chamar. Um CDB LD 100% teria a mesma curva no gráfico.
  • A Poupança está perdendo até para a inflação, ou seja, literalmente dando prejuízo.
49 curtidas

Bom tópico! Parabéns! :clap:

4 curtidas

Considerando a tabela regressiva de IR, a rentabilidade dos investimentos podem variar, caso pense em criar uma reserva de emergência. Logo, quem for investir tem de sopesar isto.

2 curtidas

Gostei do seu tópico, vou até salva-lo :purple_heart: embora eu ainda não entenda muito sobre investimentos, aos poucos com ótimas publicações como a sua, vamos melhorando :slightly_smiling_face:

6 curtidas

Se tiver qualquer dúvida, @eita.camila, pode perguntar.
No que estiver dentro do meu limitado conhecimento, farei o possível para responder.

2 curtidas

Algumas dessas siglas tem os fundos imobiliários, se não tiver tem como por?

1 curtida

@Dhiego_Borges
Se quiser que adicione algum ativo, poste os dados do emissor, taxa e prazo.

2 curtidas

Atualizei o gráfico com as taxas de hoje.
Também fiz uma correção nos parâmetros do TD Selic que, na prática, o tornou ainda mais desvantajoso em relação à NuConta.

1 curtida

Eu to usando muito a Nuconta. Coloco lá e resgato quando preciso.
vou deixando e vou usando tambpem.
No app diz… rendendo 6,4% ao ano. (É legal o app é bem bonitinho pra gente ver quanto tá rendendo).

Mas…

Coloquei um valor menor no Neon deixei lá pra não gastar. Porque esse dinheiro tem lugar e hora pra ser usado. Não quis misturar.
Eles dizem que rendem de 95% a 100% da CDI…
Coloquei 1100 reais dia 22 de fevereiro, e consultando hoje rendeu R$12,42 uma média , 1,12 no período.

E aí qual ta compensando?

2 curtidas

@JanainaNadai
Isso não é um parâmetro aceitável. Eles têm que te fornecer a taxa exata da remuneração, caso contrário, já deixa de valer a pena.

2 curtidas

Muito bom esse gráfico​:clap::clap: hoje meu irmão tava teimando comigo que a poupança rendia mais que o nuconta. Pedi que me provasse e ele não conseguiu​:woman_facepalming:t4::joy:

3 curtidas

Nuconta é muito prática. Além de não cobrar tarifa, tem um rendimento maior que a poupança :heart:

4 curtidas

95% nos 6 primeiros meses.
96 nos outros 6 e assim por diante.

1 curtida

@LuckPass Mas, se levar isso em conta. 1,12 em 80 dias é mais que 6,4 ao ano.

Estou com dificuldades pra ver, pois não tenho um extrato bem detalhado.

1 curtida

@JanainaNadai
1,12% ao mês é bem improvável.
Qual investimento é esse exatamente? Tem liquidez diária?
$12,42 está abaixo de 6,4% a.a. no período. Deveria ser algo em torno de $14,31.

4 curtidas

Obrigada!
Eu não conseguiria nunca calcular a diferença entre taxas de um período e de um ano.
os números podem até estar na nossa frente… mas não é fácil organizá-los.
Entendo agora que… (me corrija se eu errar)
Para um dinheiro que ficará com certeza guardado 3 anos… Neon, recupera com 101%
Mas, pra sacar antes de 2 anos e meio, melhor deixar na NuConta, rende 100%.

Pela facilidade de ver quanto está rendendo… e animar-se com os números rodando no app :heart_eyes: (tudo marketing né) então NuConta sempre.

2 curtidas

Nessa situação, haverá uma série de opções melhores que essa do Neon e que a NuConta inclusive.
Um LCI IPCA 3 anos, por exemplo, pagaria cerca de 129% do CDI.

2 curtidas

Valeu amigo. Por enquanto só no curto prazo mesmo.

1 curtida

Porque ficou mais desvantajoso?

1 curtida

@Dhiego_Borges
Nos cálculos anteriores, o TD Selic ultrapassava a NuConta próximo ao vencimento.
Eu não havia levado em conta que a taxa da B3 é anual e incide sobre todo o montante.

1 curtida