Guardar dinheiro na NUconta

#1

Pessoal, tenho uma dúvida:
Qual a vantagem que tenho de deixar meu dinheiro na opção guarda dinheiro na NUconta.
Ex.: tem um ganho a mais do que na opção disponível?

3 Likes
NuConta e Guardar Dinheiro, qual rende?
#2

Pelo que entendi por enquanto só está separando o dinheiro que queres guardar daquele que vais utilizar

1 Like
#3

Eu por exemplo tenho portabilidade do meu salário para a nuConta, então vou poder separar o dinheiro que tenho de reserva do dinheiro do salário, como se fosse uma poupança, mas com os dois rendendo

3 Likes
#4

Exatamente @Wellbar

#5

Aqui tem uma boa explicação para entender melhor

2 Likes
#6

Olá @Junio_Bispo, bem vindo a comunidade!

O dinheiro guardado continua com o mesmo rendimento da NuConta, 100% do CDI – a única diferença é que ele não fica disponível para uso.

O cliente pode separar uma quantia inicial e adicionar a ela mais valores, quantas vezes quiser. Na hora de resgatar o dinheiro para uso, basta acessar o app e passar o valor guardado para o saldo disponível. Simples, sem custos ou burocracias.

3 Likes
#7

Bem vindo @Junio_Bispo

1 Like
#8

3. Evite tópicos sobre assuntos que já existem: antes de criar um tópico novo, verifique se o assunto sobre o qual você quer discutir já está sendo tratado em outro tópico. Isso ajuda a deixar a comunidade mais organizada e facilita que outras pessoas consigam tirar suas dúvidas mais rápido. Caso queira discutir sobre um assunto novo, fique à vontade para iniciar uma nova conversa.

Mais um tópico repetido.

1 Like
#9

Sobre o iof?! Volta a cobrar ou continua de onde parou?! Alguém sabe?!:neutral_face:

1 Like
#10

Muito bem vindo, @Junio_Bispo!!

@Juli_Bahia, o cofrinho é mais uma forma de organização. O rendimento e os impostos incidentes continuam os mesmos. Não tem imposto nessa movimentação da Nuconta para o cofrinho ou do cofrinho para Nuconta. Segue informação de uma postagem do Blog Nubank sobre isso: :slightly_smiling_face::+1:

Não existe nenhum custo ou imposto para essa movimentação: passar qualquer valor guardado para o saldo disponível, ou vice-versa, não implica em cobrança do IR e IOF.

(…)

E vale lembrar: essa movimentação não tem nenhum custo para o cliente, nem mesmo IOF ou Imposto de Renda.

Fonte: ❰BLOG❱ Como funciona a função guardar dinheiro?


Tópicos do @Cruz

2 Likes
#11

:smiling_face_with_three_hearts:ta certo, muito obrigada! @Cruz

1 Like
#12

Me informei hoje sobre isso, pois era um ponto super importante para mim, já que o meu dinheiro está parado na Nuconta a um bom tempo, então além de não ter mais o desconto do IOF o I.R. (que é regressivo) já estava menor que o inicial, então eu não queria passar o dinheiro para o “cofrinho” e ter que começar tudo novamente.

Mas me foi informado que as datas de depósito não são alteradas, o que vc passar pra lá vai continuar isento de IOF (se já passou de 30 dias de depósito) e com o mesmo I.R.

Outra dúvida era se o sistema poderia “remanejar” dinheiro do cofre ao invés da Nuconta, (sem alterar o saldo, claro) ao passar um débito, ou fazer uma transferência… Isso alteraria o I.R./ IOF dependendo da situação, mas o atendente me esclareceu da seguinte forma: “O aplicativo sempre retira dinheiro do depósito que é mais vantajoso para o cliente.”
O que da a entender que ele sempre vai pegar dinheiro dos depósitos mais recentes, onde o rendimento é menor.

Ainda quero fazer alguns testes para confirmar tudo isso, mas me parece que está tudo OK

1 Like
#13

Não, significa exatamente o que a atendente afirmou.
O mais comum é que o resgate ocorra sobre os depósitos mais recentes, mas eventualmente tb pode ocorrer sobre um depósito mais antigo.

#14

Você sabe me dizer em qual situação seria mais “vantajoso” resgatar dinheiro de um depósito mais antigo? Porque fico confuso quanto a isso e como você disse a atendente deixa claro que há essa possibilidade, mas ninguém explica exatamente o porque e como.

#15

Se vc tiver dois depósitos antigos em datas próximas e o primeiro atingir o prazo para redução do imposto.
Por exemplo: um depósito com 181 dias e outro com 179. O rendimento será praticamente o mesmo, mas o IR será menor no de 181 dias.

#16

Em resumo, tu afirmou a tese do @timpazamay, mas tambem não vi uma situação em que retirar do mais antigo seja vantajoso, a não ser que num futuro, onde os investimentos chegaram no menor IR, ai sim, tu retira independente da data, apenas para “reduzir” a quantidade de investimentos.

#17

Acabei de “desenhar” a situação no post anterior. O que vc não entendeu?

#18

Mas então @LuckPass, o de 181 dias teria o menor I.R. se tornando mais vantajoso fazer o resgate do de 179 dias (que seria o mais recente). O que eu não entendo é por que eles não podem afirmar que SEMPRE o dinheiro resgatado vai ser dos depósitos mais recentes, já que isso sempre é o mais vantajoso.

#19

Você não está lendo nada do que estou postando?
Minha última tentativa…

Depósitos: 1000,00 + 1000,00

1º dep + rendimentos 181 dias = 1031,00

2º dep + rendimentos 179 dias = 1030,74

Montante = 2061,74

Resgate de 1030,00 sobre o 2º dep:
Montante após resgate = 2061,74 - 1030,00 - 6,75 (IR 22,5%) = 1024,99

Resgate de 1030,00 sobre o 1º dep:
Montante após resgate = 2061,74 - 1030,00 - 6,00 (IR 20,0%) = 1025,74

O sistema faz a conta e resgata onde a soma dos impostos for menor.
Matemática básica. Não tem mistério.

#20

Cara se você não tem paciência pra fazer um debate saudável, basta não responder, é simples! :wink: Nem todos tem essa sua inteligência dos deuses e acreditam sempre estar certos! Abraço. :kissing_heart: