Guardar dinheiro por 11 meses

Olá. Preciso juntar R$5.000,00 para um compromisso em novembro do ano que vem (de 11 para 12 meses), então vou guardar R$400,00 por mês a partir deste mês de dezembro 2020.

Onde é a melhor opção para guardar esse dinheiro? O LCI?

2 curtidas

Se você tivesse esse valor total pra guardar de uma vez eu iria sugerir o “Resgate planejado”. Mas como você irá fazer aportes mensais, acho que existem opções melhores e mais práticas.

@LuckPass :eyes:

9 curtidas

Quais seriam essas opções melhores?

Como não sou profundo conhecedor de investimentos, marquei um colega acima que pode te ajudar melhor.

Vamos esperar ele e outras pessoas mais entendidas que eu se manifestarem. Tenho certeza que a galera te dará boas dicas. :wink:

8 curtidas

Você tem conta em alguma corretora de valores? Se sim, convém analisar as opções disponíveis na aba de Renda Fixa, verificando sempre a rentabilidade e a data de vencimento daquele investimento.

Lembrando que CDB tem incidência de IR + IOF, enquanto que as LCI/LCA são isentas de IR. Então, por exemplo, 110% CDI de um CDB vai render menos que 100% CDI de um LCI por conta dos descontos que incidirão sobre o rendimento ao final da operação.

Alguns blogs como Me Poupe e Blog do Rico podem te ajudar a escolher o melhor tipo de investimento, os dois também disponibilizam calculadoras para prospectar a rentabilidade de cada um.

8 curtidas

@Jonior2 Se você precisa de 5.000 reais e por 11 meses vai fazer aportes de 400 reais (totalizando 4.400), você precisa de um investimento que, ao longo desse período, te dê uma rentabilidade de 600 reais. Não é muito dinheiro, portanto não é difícil de conseguir.

Você também pode buscar formas de fazer Renda Extra e conseguir juntar esse dinheiro em menos tempo do que está imaginando. Eu escrevi um tópico recentemente sobre isso, dê uma olhada se te interessar :wink:

7 curtidas

Pensei em 400 pois provavelmente dezembro contará com outros 400. Mas pensando bem melhor colocar que será 450 por mês. Já faço extras dando aula particular de francês e esperanto, e alugo diárias de um quarto no apartamento pelo Airbnb e Olx, que me ajudam no aluguel, no ano que vem pretendo me mudar para um local mais em conta para juntar dinheiro e comprar um imóvel.

Eu tenho conta na Rico.com.vc. No momento não tenho nada lá, pois estou priorizando a pagar antecipado um empréstimo, lá pra março eu o quito, se não antecipasse seriam 370 reais a menos no orçamento em 10 anos! Mas vou ter que priorizar também juntar desses 5 mil e depois do empréstimo juntar meu fundo de emergência.

Como não tenho como investir no momento, ainda não me aprofundei em como investir. Valeu pela dica de conferir a renda fixa.

1 curtida

Para um prazo tão curto e aportes mensais as opções não são animadoras.
Você terá que optar entre opções com liquidez diária, ou com liquidez após 1 ou 3 meses.
Dentre essas opções, eu destacaria a LCA Max 90 do Sofisa a 107% do CDI, com liquidez após 90 dias. Com liquidez diária, há opções de 110% do CDI no Sofisa, a 120% do CDI no BMG.
Vale lembrar que LCA depende de lastro e não há garantia de disponibilidade para os aportes seguintes.

Outro ponto a considerar: conforme anunciado hoje, a inflação acumulada está em 4,31% e dificilmente você obterá um rendimento maior que isso nesse prazo, então, convêm avaliar a real necessidade desse compromisso.

8 curtidas