Olá. Preciso juntar R$5.000,00 para um compromisso em novembro do ano que vem (de 11 para 12 meses), então vou guardar R$400,00 por mês a partir deste mês de dezembro 2020.
Onde é a melhor opção para guardar esse dinheiro? O LCI?
Olá. Preciso juntar R$5.000,00 para um compromisso em novembro do ano que vem (de 11 para 12 meses), então vou guardar R$400,00 por mês a partir deste mês de dezembro 2020.
Onde é a melhor opção para guardar esse dinheiro? O LCI?
Se você tivesse esse valor total pra guardar de uma vez eu iria sugerir o “Resgate planejado”. Mas como você irá fazer aportes mensais, acho que existem opções melhores e mais práticas.
Quais seriam essas opções melhores?
Como não sou profundo conhecedor de investimentos, marquei um colega acima que pode te ajudar melhor.
Vamos esperar ele e outras pessoas mais entendidas que eu se manifestarem. Tenho certeza que a galera te dará boas dicas.
Você tem conta em alguma corretora de valores? Se sim, convém analisar as opções disponíveis na aba de Renda Fixa, verificando sempre a rentabilidade e a data de vencimento daquele investimento.
Lembrando que CDB tem incidência de IR + IOF, enquanto que as LCI/LCA são isentas de IR. Então, por exemplo, 110% CDI de um CDB vai render menos que 100% CDI de um LCI por conta dos descontos que incidirão sobre o rendimento ao final da operação.
Alguns blogs como Me Poupe e Blog do Rico podem te ajudar a escolher o melhor tipo de investimento, os dois também disponibilizam calculadoras para prospectar a rentabilidade de cada um.
@Jonior2 Se você precisa de 5.000 reais e por 11 meses vai fazer aportes de 400 reais (totalizando 4.400), você precisa de um investimento que, ao longo desse período, te dê uma rentabilidade de 600 reais. Não é muito dinheiro, portanto não é difícil de conseguir.
Você também pode buscar formas de fazer Renda Extra e conseguir juntar esse dinheiro em menos tempo do que está imaginando. Eu escrevi um tópico recentemente sobre isso, dê uma olhada se te interessar
Pensei em 400 pois provavelmente dezembro contará com outros 400. Mas pensando bem melhor colocar que será 450 por mês. Já faço extras dando aula particular de francês e esperanto, e alugo diárias de um quarto no apartamento pelo Airbnb e Olx, que me ajudam no aluguel, no ano que vem pretendo me mudar para um local mais em conta para juntar dinheiro e comprar um imóvel.
Eu tenho conta na Rico.com.vc. No momento não tenho nada lá, pois estou priorizando a pagar antecipado um empréstimo, lá pra março eu o quito, se não antecipasse seriam 370 reais a menos no orçamento em 10 anos! Mas vou ter que priorizar também juntar desses 5 mil e depois do empréstimo juntar meu fundo de emergência.
Como não tenho como investir no momento, ainda não me aprofundei em como investir. Valeu pela dica de conferir a renda fixa.
Para um prazo tão curto e aportes mensais as opções não são animadoras.
Você terá que optar entre opções com liquidez diária, ou com liquidez após 1 ou 3 meses.
Dentre essas opções, eu destacaria a LCA Max 90 do Sofisa a 107% do CDI, com liquidez após 90 dias. Com liquidez diária, há opções de 110% do CDI no Sofisa, a 120% do CDI no BMG.
Vale lembrar que LCA depende de lastro e não há garantia de disponibilidade para os aportes seguintes.
Outro ponto a considerar: conforme anunciado hoje, a inflação acumulada está em 4,31% e dificilmente você obterá um rendimento maior que isso nesse prazo, então, convêm avaliar a real necessidade desse compromisso.