Hoje é dia de Rock, bebê! 🤘🏻

Quem nunca viu (ou ouviu) essa frase que viralizou durante o Rock in Rio de 2011? Ela representa bem a data que hoje, 13 de Julho, comemoração simbólica do Dia do Rock! Mas você sabe dizer porque justamente essa data foi escolhida para celebrar e homenagear esse estilo musical tão imponente e revolucionário? :guitar: :microphone:

Para descobrir a origem da data, que curiosamente é comemorada somente no Brasil, precisamos voltar uns bons aninhos no tempo, quando ocorreu o Live Aid, um evento musical organizado com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.

As apresentações ocorreram no dia 13 de Julho de 1985, simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, contando com a participação de bandas icônicas e que são lembradas até hoje, como U2, Dire Straits, Queen, The Who, Black Sabbath, Led Zeppelin, Elton John, Eric Clapton, Madonna, Mick Jagger, Tina Turner e Bob Dylan, entre muitas outras. Estima-se que o evento tenha arrecadado entre 40 e 50 milhões de libras :scream:

Como vocês já devem imaginar, a data do evento deu origem à data comemorativa, mas muito antes disso o rock já havia se estabelecido como ritmo musical, se popularizando mundialmente sob o manto do Elvis Presley e dos Beatles. A intensidade da guitarra, por sua vez, foi muito bem explorada por Jimmy Hendrix, que se apresentou no Festival de Woodstock em Agosto de 1969.

Já aqui em território verde e amarelo, mesmo em meio da predominância do MPB, Samba e Bossa Nova, temos como referência de evento o Rock in Rio, cuja primeira edição ocorreu em Janeiro de 1985 e se mantém ativo até os dias de hoje. O festival inclusive extrapolou as fronteiras tupiniquins e ocorre também em outras capitais de relevância mundial, como Lisboa, Madrid e Las Vegas, com um total de 22 edições realizadas até a presente data :brazil:

Quer relembrar um pouco desses festivais marcantes? Nós separamos alguns vídeos marcantes, com apresentações em cada um desses eventos que fizeram e fazem história até hoje.

Live Aid em 1985

Queen – Live at Live Aid 1985 (Full Concert) - YouTube

Woodstock em 1969

Jimi Hendrix - National Anthem U.S.A (Woodstock 1969) Louder! #Jimihendrix - YouTube

Rock in Rio em 1985

Barão Vermelho - Bete Balanço (Rock in Rio 1985) - YouTube
Rita Lee - Ovelha Negra / Rock In Rio 1985 - YouTube

Mas e você, gosta de rock? Tem alguma banda e/ou música favorita no gênero? Compartilha com a gente, tenho certeza que tem muita música boa esperando para ser conhecida por mais pessoas.

Tópico escrito em o auxílio de @FelipeMoraes.

35 curtidas

Vamos do fundo do baú

Viva o Rock! :metal:t2:

26 curtidas

Feliz dia do Rock pessoal!

Não sou o maior fã de Rock bateção de panela, mas tem algumas bandas que curto, como: Roxette, Weezer, My Chemical Romance.

:metal::metal::metal::metal::metal:
Em homenagem ao @Itamar!

21 curtidas

Show! Rock n’ Roll :metal:t3::guitar:

Sim :slightly_smiling_face:

Vou trazer uma das antigas, que gosto bastante!

23 curtidas

Rock é vida!

Pra mim todo dia é dia de ouvir Rock!

Não consigo expressar o quanto adoro ouvir, ver vídeos, shows de Rock!

UNv6
rock-fire

Ótimo tópico @Vittoria_Cunha , nem vou postar minhas bandas preferidas, pq não caberia aqui.

Tá bão , só os 3 melhores!

rock-beatles_c

20 curtidas

Sem dúvidas meu estilo musical favorito, e passei esse gosto pra minha filha também, provando que o Rock atravessa gerações e continua firme e forte.

Eu gosto muito do Rock Gaúcho, e minha Banda favorita é Engenheiros do Hawaii (que mesmo sendo gaúcha de origem é uma banda que não dá pra dizer que é uma representante do gênero). Tenho todos os discos e sei todas as canções e foi através da banda que eu passei a ouvir muitas outras vertentes musicais.

22 curtidas

E como gosto!

Chegou o meu momento de apresentar algumas músicas por aqui:

  1. Lacrimosa e minha Banda Preferida de anos, eles começaram no DarkWave mas logo se renderem ao Metal, tanto que fazem parte de um grupo de Rock que muitas pessoas falam que não existe, o Gothic Metal!

Lacrimosa Revolution:

  1. Cherry Bomb Band, uma banda do interior de São Paulo que toca Covers de muita Banda de Rock Boa! Pitty, Paramore, Metálica, SOAD, Rage Against The Machine entre outras, mas também estão lançando músicas autorias, Easier foi a primeira:

O Cherry sempre canta essa, mas eu fiquei arrepiado mesmo é com a versão acústica:

19 curtidas

Eu não gosto… eu amo de todo meu :heart: !!! Minha vida é centrada em Rock: Hard Rock, Punk Rock, Heavy Metal, Indie Rock, Classic Rock.

Foi em 1982 quando peguei esses 4 discos na mão, deixei de ser criança e tive minha epifania.

Long Live Rock’N’Roll :metal: :guitar:

19 curtidas

Heaven and Hell é meu disco favorito do Black Sabbath. Dio entrou com chave de ouro pra banda nesse trabalho que na minha opinião é impecável. Lembro que comprei o Cd em um sebo no início dos anos 2000 pela bagatela de 5 reais :joy:.

16 curtidas

Como podia sair tanta voz daquele baixinho ? Ronnie James Dio (RIP) é A VOZ do Heavy Metal: Elf, Rainbow, Black Sabbath e carreira solo.

16 curtidas

E aqui tá tendo problema pq teve um festival pequeno q colocou o nome de Rock in Rio Febras (q é o nome do lugar) e a empresa do Rock in Rio Lisboa mandou notificação pra trocar o nome e acabou virando noticia nacional, agora eles tiveram q trocar de lugar por causa da quantidade de gente querendo ingresso :sweat_smile:

Eu cresci ouvindo as músicas q meu pai gostava, Dire Straits, Led Zeppelin, Iron Maiden (misturados com Raça Negra, Alcione, samba-enredos, etc)

Admito q nunca fui procurar saber sobre gêneros de música e tals, eu fico sabendo de uma banda, escuto algumas músicas, se gostar continuo ouvindo, se não, vou pro próximo… Mas desde a minha adolescência q ouço mais J-Rock, sendo minha preferida o the Gazette q já até comentei algumas poucas vezes aqui na comunidade

Gosto tão pouquinho deles q fui nos 3 shows deles no BR, e quase vendi meu rim pra comprar o ingresso no último show pq tinha direito ao Meet&Greet e já falei pro mozão q vou no próximo q tiver tbm, nem q larque ele sozinho aqui em Portugal, e ele já sabe q já terminei um namoro pra ir no primeiro show deles no BR :rofl: :rofl:

Além do the Gazete, gosto mto tbm do Jiluka e do ZIGZAG, tds com estilos beeeeem diferentes :metal:

17 curtidas

Gosto de um Rock mais leve e romântico :purple_heart: :stuck_out_tongue_winking_eye:

Metallica: Enter Sandman

13 curtidas

Sempre arrasando nos conteúdos, @Vittoria_Cunha! Vou deixar a minha contribuição para esse tópico recheado de ótimas músicas nesse gênero, hoje vou de AC/DC. :love_you_gesture:t4:

15 curtidas

Boa @ranielreis !!! Agora ouça essa versão:

:metal:

15 curtidas

@Vittoria_Cunha Melhor tópico de hoje, com certeza!

A melhor banda!

Amo esse “choque de gerações” :point_down:t3:

Amo esse clássico tocado por ícones!:point_down:t3:
(Na minha opinião, melhor que a versão original)

Viva o Rock!!! :metal:t3::metal:t3::metal:t3:

11 curtidas

10 curtidas
15 curtidas

Amei essa versão! A energia do público faz toda diferença no show, é muito cativante escutar com a plateia de fundo. :love_you_gesture:t4:

11 curtidas

Belo tópico @Vittoria_Cunha e @FelipeMoraes! :purple_heart:

Muitas pessoas dizem que não gosta de rock, mas ouviram e curtiram muitas músicas sem saber que era do gênero. Eu mesmo amo!

A banda Queen como o incrível Mercury, amo ouvir suas músicas, vídeos de seus shows.

Esse aqui é um dos meus favoritos w se muitas pessoas:

Também gosto muito da banda Guns N’ Roses, ouvi muito quando era menor.

13 curtidas

@Vittoria_Cunha e @FelipeMoraes (gótico) você arrasam :guitar:

Literalmente o melhor :metal:t5:

Vou deixar aqui umas das minhas favoritas

12 curtidas