IA na detecção de fraudes em transações bancárias

Com tantas fraudes que ocorreram de um tempo pra, aqui na comunidade “choveu” de pessoas desesperadas, informando que foram vítimas ou quase vítimas.

A Mastercard, saí na frente e está usando tecnologia de ponta para frear as fraudes nas transações bancárias, e o investimento é pesado, mais de US$ 7 bilhões em cibersegurança e tecnologias de IA nos últimos cinco anos. É muito grana, enquanto, os golpistas usam o básico para dar golpes.

Veja, abaixo o que a Mastercard está fazendo de fato, eu particularmente que gosto tecnologia, achei muito interessante e inovador.

:point_down:t2:

A Mastercard revelou a implementação de sua nova inteligência artificial (IA) generativa, denominada Decision Intelligence Pro, com o objetivo de fortalecer a detecção e eliminação de transações fraudulentas em parceria com milhares de bancos em sua rede global.

O Decision Intelligence Pro possibilita que os bancos avaliem de maneira mais eficaz transações suspeitas em tempo real, determinando sua legitimidade. Ajay Bhalla, presidente da unidade de negócios de cibersegurança e inteligência da Mastercard, destacou que a solução de IA foi desenvolvida internamente pelas equipes de cibersegurança e antifraude da empresa.

O algoritmo da Mastercard é alimentado com dados provenientes de aproximadamente 125 bilhões de transações anuais em sua rede de cartões, permitindo que a IA compreenda as relações entre comerciantes e antecipe possíveis transações fraudulentas.

O funcionamento do algoritmo se baseia no histórico de visitas do titular do cartão para determinar se o local da transação é condizente com os padrões de comportamento do cliente. O algoritmo cria “caminhos” na rede da Mastercard, semelhantes a um radar de detecção de calor, resultando em uma pontuação que indica a probabilidade de legitimidade da transação. Todo esse processo ocorre em apenas 50 milissegundos.

Ajay Bhalla afirmou que a nova tecnologia pode elevar as taxas de detecção de fraudes em 20% para as instituições financeiras, podendo alcançar melhorias significativas de até 300% em determinados casos.

FONTE: Mastercard lança Inteligência Artificial para aprimorar detecção de fraudes em transações bancárias

N Possibilidades
:purple_heart:

15 curtidas

Finalmente a Mastercard entrando no ramo de IA generativa para a detecção de golpes, com o rumo que a tecnologia vem avançando, tava na hora de vermos IA generativa nesse ramo, tô animado pra ver na prática, obrigado por compartilhar, @Oliwa! :handshake:

13 curtidas

Prezado @Oliwa ,

Muito obrigado por compartilhar essa informação. Esperemos que essa IA financiada pela Mastercard possa ser promissora e nos protejer de fraudadores.

14 curtidas

Agora a cereja do bolo…

Chega a ser ridículo uma instituição ter que gastar $7 bilhões de dólares, para vir um golpista e conseguir quebrar toda a segurança com um simples telefonema pra roubar dados dos clientes através de engenharia social. :rofl::rofl::rofl:

8 curtidas

Concordo contigo. A não ser que todo esse valor fosse investido em uma IA que atuasse justamente na prevenção de golpes de engenharia social. O que não chega a ser tão difícil visto que para concretizar o golpe, o cliente sempre será levado a acessar o app.

4 curtidas

Foi isso que eu disse no texto acima!

:point_down:t2:

N Possibilidades
:purple_heart:

5 curtidas

Interessante meu caro, @Oliwa. Valeu por compartilhar! Fiquei assustado foi com o valor do investimento. :scream:

9 curtidas

Pancada! Isso aí, é para gerar nos clientes a sensação de segurança com relação a marca e um marketing violento!

N Possibilidades
:purple_heart:

6 curtidas

O avanço tecnológico está sem freio, ao mesmo tempo em que me pego maravilhado com essa tecnologia,no fundo sinto um certo receio , é necessário acompanhar isso, os danos são imensuráveis.

4 curtidas

“A tecnologia, cria benefícios para o ser humano, e ao mesmo tempo, nos tornamos escravos dela”.

Ex: Internet, App’s, Gateway, Pix etc.

O “homem moderno”, não vive mais sem isso!

Os robôs, estão vindo aí, já já estarão nas nossas casas, e depois disso, não vamos viver mais sem eles!

@L34NDR0 mais eu te entendo, também tenho esse sentimento!

N Possibilidades
:purple_heart:

6 curtidas

O grande desafio é proteger a ingenuidade dos usuários dos golpistas. Boa parte dos golpes ocorrem em função dessa ingenuidade do nosso povo.

Além de educação financeira, que precisamos tanto, precisamos ainda nos educar para evitar partes destes golpes que contam com a nossa ingenuidade.

3 curtidas

É bem isso mesmo @mladeira ; acho que as proteções devem ocorrer em vários núcleos, desde a utilização de tecnologias extremamente avançadas (ex. IA ) até campanhas educativas e orientativas para mitigar o número de pessoas que caem em golpes por pura ingenuidade (tal qual o Nubank tem feito). Isso tudo é desafiador para as organizações.

3 curtidas