Ideia de Caixinha de Investimentos com Trava Condicional

Resumo da Ideia

A proposta é criar um sistema de investimento no formato de uma “caixinha” com foco em disciplina financeira e metas pré-estabelecidas. Diferentemente das soluções existentes, a funcionalidade principal seria a restrição de saque até que o objetivo financeiro seja atingido. O sistema também oferece flexibilidade após o desbloqueio inicial.

Como Funciona

1. Criação de uma Caixinha:
  • O usuário define um objetivo financeiro (ex.: R$ 1000) e começa a aportar valores na caixinha.
  1. Trava Condicional:
  • Durante o período em que o saldo acumulado ainda não atingiu o objetivo, não é possível sacar nenhum valor.
  1. Desbloqueio Automático:
  • Assim que o valor objetivo é atingido, o saldo fica disponível para saque.
  • O usuário pode optar por:
    • Sacar o valor total.
    • Sacar apenas uma parte.
  1. Rebloqueio após Saque Parcial:
  • Caso o usuário saque apenas uma parte do valor, o saldo restante fica destrancado até que ele opte por “trancar” novamente.
  • Se o usuário decidir “trancar” o saldo restante, um novo objetivo financeiro deve ser definido, e a trava será reativada até que o novo objetivo seja alcançado.

Diferenciais da Ideia

1. Disciplina Financeira:
  • Impede o saque antes de atingir o objetivo, incentivando o usuário a manter o foco em suas metas.
  1. Flexibilidade:
  • Permite saques parciais com a possibilidade de configurar novos objetivos.
  1. Combinação de Personalização e Controle:
  • Os usuários têm liberdade para definir seus próprios objetivos e decidir quando rebloquear o saldo.

Problemas que Resolve

• Ausência de um sistema que combine disciplina obrigatória com personalização de metas, atendendo pessoas que têm dificuldade em poupar ou manter o foco em objetivos financeiros de longo prazo.
  • Essa funcionalidade daria um caráter disciplinador, ajudando pessoas que têm dificuldade em manter o foco nas metas financeiras.

Ideias criadas a partir desse tópico

Aqui algumas ideias pensadas e criadas por usuários que comentaram dentro dessa postagem.

1. Tempo para Atingir
  • Juntamente do método de disciplina obrigatória poderia ser introduzido um tempo limite de objetivo, entre 6 meses e 2 anos, que o usuário definirá, e ao termino desse tempo limite, o usuário pode decidir se saca o valor aportado até então, ou se prolonga o tempo anteriormente definido. - @NucoinN6
7 curtidas

Boas vindas à Nu Community

Realmente parece ser uma ideia interessante pra quem tem dificuldade em guardar dinheiro.

9 curtidas

@karobein seja bem-vindo a comunidade NC!

Muito interessante a sua ideia, muito criativa também e muito bem esquematizada! Meus parabéns!

Continha participando da comunidade, acredito, que você tem muito para contribuir com suas ideias!

7 curtidas

Boas-vindas à NuCommunity!

Me parece ser uma ideia bem formulada!

2 curtidas

Por incrível que pareça eu pensei nisso em uns 10 minutos à caminho do trabalho enquanto conversava com minha namorada haha

3 curtidas

Gostei.

E se sacar antes do prazo perde todo o rendimento, fica só com os valores aportados.

2 curtidas

Mas o ponto é não poder sacar antes de atingir o objetivo, então não teria a possibilidade de perder o rendimento. Eu pensei nessa ideia pois tenho um péssimo hábito de criar uma caixinha pra um objetivo, e gastar dela quando acho que preciso, mesmo dividindo em valores menores, acabo gastando, então pensei que seria legal uma caixinha que só liberasse quando atingisse o objetivo

2 curtidas

Mas se a pessoa ficasse desempregada, por exemplo, e não fosse conseguir mais atingir o objetivo?

Poderia então ter um objetivo financeiro e um prazo. Após o atingimento do objetivo ou o término do prazo fica liberado. Ambos podem ser personalizados, o que acha?

2 curtidas

De mesmo modo, poderia acontecer de uma pessoa ficar desempregada tendo uma caixinha de investimentos que só libera após certo tempo, eu mesmo tenho a minha, no Nubank que só libero depois de 6 meses, mas se não me engano, o período máximo é até 2 anos. Como disse, essa caixinha é somente para objetivos, mas objetivos pequenos, não se deve colocar reservas de emergência, pois já tem uma caixinha específica para reservas de emergência no Nubank. Mas talvez serviria muito bem para objetivos mais rápidos ou que a pessoa quer atingir de qualquer jeito e não ser atrapalhada por si própria

2 curtidas

Mas gostei muito dessa ideia de ter um tempo de atingimento e um prazo, assim, mesmo que a pessoa não consiga manter a meta, ela pode pegar o valor de volta, ou se acabasse o tempo e ela quiser continuar, ela só tranca novamente. Muito boa.

2 curtidas