Nunca passei por essa situação, mas a TV anuncia direto que os ladrões estão cada vez mais ousados e agora com uma arma apontada para a pessoa pedem a senha de desbloqueio do celular, alguns vão além e pedem a senha dos app de banco.
Uma ideia que tive a respeito e não sei se já existe seria cria uma “senha de roubo”.
Como funcionaria?
Ao ser assaltado o usuário passaria para o ladrão a senha de roubo do nubank.
Ao tentar realizar uma transação, usando a “senha de roubo” ao invés da senha pessoa, o nubank seria informado que algo estava errado e deveria:
Simular que as transações foram realizadas com sucesso (pq a vida de alguém pode depender disso).
Obter dados de localização do celular e acionar a polícia.
Bloquear cartões e conta automaticamente. Toda transação realizada seria feito de forma fictícia, sem efeitos práticos.
Eita gota serana!
Gostei da idéia, mas essa simulação teria que ser muito bem feita, pq a vida da pessoa estará em risco, sob a mira de um revólver, etc…
Gosto da ideia, acho importante termos mecanismos para dificultar a vida de fraudadores e assaltantes, porém tenho algumas ressalvas…
Quando uma função é implementada, para que seja atingido seu objetivo, é necessário uma divulgação proativa de como vai funcionar, como ativar, etc. As pessoas que cometem esses crimes tem tanto acesso as redes sociais, tutoriais e canais de atendimento como nós, então fica difícil imaginar um cenário em que eles não terão conhecimento dessa função.
Na dúvida, eu particularmente, não usaria. Se uma pessoa me toma em assalto ou sequestro relâmpago, eu entrego o dinheiro, o celular, o anel de formatura, faço TED, DOC, PIX, passo um cheque e até troco em bombom. Não arrisco mesmo, acho que minha vida vale muito mais do que isso.
Para que a transação seja feita de forma fictícia, isso demandaria uma integração de todas as instituições financeiras, tanto a que envia os dados como a que recebe. Agora imagina uma falha de sistema numa situação dessas, o seu banco informando que a transferência foi feita o recebedor indicando que não chegou nenhum valor. Você correria o risco? Novamente, eu não correria
É realmente uma situação complicada. Não sei se faz sentido, sua vida está em jogo.
Já existem mecanismos de segurança do PIX, que evita altos valores a serem transferidos.
Pessoal isso é só uma ideia, passível de ser melhorada se for o caso.
Quem não gostou pode dar outras sugestões como melhorar.
Sabemos que os bandidos estão cada vez mais inteligentes e informados, mas como que eles iriam saber se usaram a “senha de roubo” ou a “senha pessoal”? não teria nenhuma notificação.
Ao menos a polícia ficava sabendo. Podem ser desenvolvidos outros protocolos de segurança mediante o alerta.
Eu achei a ideia bem bacana, mas talvez eu ficasse com receio de usar o recurso proposto.
Falo isso pois, no caso de um sequestro provavelmente o meliante estará tentando realizar a transação em um celular e já de olho no saldo da conta de destino em outro aparelho. E aí caso ele perceba a tentativa de “enganá-lo” a situação poderia ficar bem pior.
Mas é uma ideia realmente interessante, acredito que como todo produto, ele pode existir para o usuário optar ou não um uso, e como você disse, tudo pode ser modificado e melhorado!
Bem pontuado. Pq temos aí uma questão de sistema. Fora que tem aquelas pessoas que agem de má fé pra tirar vantagens de banco. Tem que ser analisado em todos os aspectos.
bem-vindo à comunidade @Evandson_Dantas
Esse é um assunto bem delicado, como deu pra ver nos comentários, tem prós e contras, quem é a favor, e quem não é…
Há até um boato que se digitar a senha ao contrário aciona tais medidas, mas é pura lenda Urbana.
Realmente, se a conta fosse bloqueada, ficaria óbvio para o ladrão, mas acho bacana a ideia de simular as transações, e acionar um órgão competente: o dinheiro vai pra conta de destino, e o próprio banco dessa pessoa cria empecilhos se ela tentasse movimentar, pelo menos até ser apurado o motivo de acionar essa medida.
Ideia legal, espero ver sendo aplicada um dia.
Enquanto isso, fique a vontade para aprender bastante coisa por aqui e colaborar com outros tópicos também!
Cara, eu adorei a ideia! Muito obrigado por ter compartilhado aqui na NuCommunity. Claro, ainda é uma ideia inicial, e podemos pensar em como desenvolver pra ser melhor ainda
Levei esse caso pro time de fraude e eles ficaram encantados! Na palavras deles: “que demais”.
Topas um tempinho essa semana pra conversar com a gente? Coisa rápida de 15min, pra tu explicares pras pessoas de produto e design essa ideia inicial. Me avisa aqui e a gente marca esse tempinho