Implementação Web com Datomic e React JS

Faaala galera!!!

Meu tópico séria mais uma dúvida sobre desenvolvimento. Estou estudando a linguagem Clojure e vi que ela se relaciona profundamente com o Datomic, falando em termos rasos.

Sendo direto, gostaria de saber (dos Devs da Nubank ou qualquer outra pessoa dessa comunidade) se é possível integrar (quais ferramentas, tecnologias) uma aplicação Web feita em React e usar a base de dados o Datomic. Se é possível ou não. Como comunicar um e outro etc.

Caso aja um canal de comunicação específico com uma equipe mais técnica ficarei feliz se alguém compartilhar.

Espero ter sido claro e simples.

Obrigado galera!!!

1 curtida

Acho q o @ree talvez possa te ajudar

5 curtidas

Não é muito minha praia, mas talvez usando Clojurescript e JS.

1 curtida

Opa Tower, como séria isso? Poderia me dar um help?

Muito obrigado!

Show Lorena!

Consigo conversar com ele por essa plataforma (Nu Comunidade, pois sou novo por aqui) mesmo ou por outro meio?

Muito obrigado, :heart:

2 curtidas

Rapaz, não consigo te ajudar muito (como disse, não é muito minha praia, hoje estou brincando com Hadoop-R-Python-Golang) porque nunca peguei Clojure ou Datomic pra fazer algo mais completo, apenas alguns testes.

Mas vi vários materiais na net.

Procura no Youtube por vídeos da galera de TI do Nubank, tem coisas interessantes, inclusive em inglês.

O GitHub tem vários repositórios sobre isso também, usando data scripts e outros.

Dá uma olhada no canal ClojureTV:

2 curtidas

Como eu marquei ele, da próxima vez q ele entrar aqui na comunidade ele consegue ver o tópico, mas aí tbm não sei dizer quando :grimacing:

3 curtidas

Show, obrigado!

Olá @asousajnri seja bem-vindo a Nucommunity

Olá @asousajnri!

Quando você precisa conectar sua linguagem de programação a um banco de dados, a gente procura por um “conector” ou “componente”, para fazer essa integração, alguns são nativos, outros a gente precisa buscar projetos de componentes, e no pior cenário nós mesmos precisamos desenvolver.

O Datomic foi criado com objetivo de se integrar ao Clojure, mas é possível sim utiliza-lo em outras linguagens, no caso do JS, tem esse componente aqui:

Outra opção seria construir uma API com Clojure como ponte de ligação com o Datomic, e assim o seu sistema React JS se conecta a ela, eu escolheria esse caminho, e acredito que o Nubank faça assim para interligar com o app.nubank.com.br e o aplicativo.

Aqui tem uma palestra deles falando mais sobre o Datomic:

Tenho pouquíssimo conhecimento ao Datomic, nem conhecia a pouco tempo, estou mais familiarizado com SQL Server, MySQL, Firebird, PostgreSQL, SQLite e etc. Mas entendo que o Datomic é algo bem diferente do que a gente está acostumado a lidar com Banco de Dados.

4 curtidas

Bâh, bem que a @lorenatelles disse que vc é o cara!

Show de bola @ree, vou testar esse link do Github ou tentar construir a API em se.

Obrigadão! :heart:

2 curtidas

@ree só mais uma coisa… sabe se existe algum canal de comunicação (slack, discord etc) que eu possa tirar dúvidas sobre aprendizado de Clojure? Algum que vc me indique!

Até o momento vi que tem do Clojure Br, com um usuário no Github e alguns repositórios.

Obrigado mano!!!

Toda linguagem de programação sempre tem alguém que faz uma lista de informações no git:

Aqui tem a do Clojure

Lá em Website tem uma Slack, e tem esse site aqui também https://ask.clojure.org/

Só não encontrei uma comunidade brasileira, geralmente eu acho no facebook.

Edit:
Achei no Telegram

1 curtida

Show de bola @ree!

You are the man.

:heart:

1 curtida