Imposto de Renda - Dólar PTAX

O prazo para preencher e enviar a Declaração de Imposto de Renda está chegando ao fim (31/05/2024).

Pisem fundo no acelerador para não virarem almoço do leão! :lion: :rofl:

Para quem tem Dólar (ou algum investimento em Dólar), segue o básico para efetuar a declaração.

Lembrando que o Dólar PTAX só é divulgado em dias úteis, dentro de intervalos regulares no mesmo dia.

O horário exato das consultas é determinado aleatoriamente pelo Sistema PTAX dentro dos seguintes intervalos:

  • Primeira consulta: entre 10h e 10h10;
  • Segunda consulta: entre 11h e 11h10;
  • Terceira consulta: entre 12h e12h10;
  • Quarta consulta: entre 13h e 13h10.

O Dólar PTAX a ser utilizado está indicado abaixo:

Data: 29/12/2023
Tipo: A
Compra: 4,8407
Venda: 4,8413

Para aqueles com saldo em alguma conta bancária no exterior, deve-se preencher a categoria que requer a declaração do valor que você tem alocado em uma instituição fora do Brasil. O banco ou corretora na qual o serviço for contratado costuma indicar de maneira didática como extrair a informação correta para incluir no IR.

O contribuinte deverá classificar o valor na ficha de “Bens e Direito”, porém, apenas se o valor em dólar, ou outra unidade, ultrapassar a faixa dos R$ 140,00. Ou seja, se o total em moeda estrangeira for igual ou superior a R$ 140,00, deverá ser declarado no Imposto de Renda.

Fonte: Banco Central do Brasil

14 curtidas

Bem lembrado.
Obrigado pela contribuição.

Pense em um leão que tem a boca grande.

3 curtidas

Risível essa disposição do Leão em criar burocracias. Se esse processo fosse automático, como deve ser, teríamos o triplo de brasileiros investindo na Bolsa ou mais… Todavia, creio que permitir ao povo possibilidades de ter um rendimentozinho melhor não seja uma boa ideia para muitos políticos.

2 curtidas

Queria investir diretamente, mas depois dessas novas regras que tributam até variação cambial fica difícil :sweat_smile:

Ou seja, se vou investir em dólar, creio que é para nunca mais trazer essa grana para o Brasil, no máximo mandar o valor para a conta global e gastar em dólar mesmo, mas se compro um ativo como um ETF na venda pago variação cambial, ainda que eu não traga de volta esse dinheiro pro Brasil sou tributado. A depender do quanto a nossa moeda se desvalorize em relação à rentabilidade do seu investimento no exterior só os tributos podem gerar prejuízo em dólar… você tem lucro em real e prejuízo em dólar, dá para acreditar?!