Imposto de renda e Guardar

Quais são os quesitos para declarar imposto de renda?

Quem possui, aproximadamente ou valor superior a R$ 10.000,00 na opção guardar, deve declarar imposto de renda?

3 curtidas

Olá, @Alisson_Diogo, seja bem-vindo à nossa Comunidade!

Não dá pra responder a essa pergunta sem olhar o todo, pois existem diversos aspectos que devem ser observados para determinar se uma pessoa é obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda.

A resposta mais correta e completa que eu posso te oferecer relativa ao exercício de 2023 é que essa obrigatoriedade está descrita na Instrução Normativa que foi publicada hoje mesmo pela Receita Federal, mais especificamente ali no Artigo 2o. Você pode acessar à Instrução Normativa no link abaixo:
INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 2.134, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2023 - INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 2.134, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2023 - DOU - Imprensa Nacional


Complementando, a Receita informa nesta página (clique para acessar) quem está obrigado a declar, de forma um pouco mais amigável do que a Instrução Normativa.
:warning: Vale o alerta de que a página ainda está desatualizada, apresentando as regras válidas para o ano passado, mas deixo a dica caso alguém queira monitorar quanto à atualização.

10 curtidas

Pelo que sei qualquer valor acima de 140 reais em renda fixa precisa ser declarado se você não for isento.

4 curtidas

Muitas pessoas confundem o declarar com o pagar e nem mesmo os próprios canais de noticiais ajudam com isso.

Todos devemos declarar o Imposto de Renda a partir do momento que auferimos alguma renda, ainda que seja isento, ainda que seja abaixo do mínimo tributável. A obrigação de declarar sempre irá existir, ainda que não se faça nenhum investimento, ainda que não se obtenha lucro.

Todavia, a obrigação de pagar só existe em situações específicas. No caso das Caixinhas, o IR é recolhido automaticamente no momento do resgate, você não precisa gerar um boleto avulso para pagar decorrente desse investimento.

22 curtidas

Muito bem @Vittoria_Cunha sempre falo isso que o povo confunde muito.

e recomendo todos a declarar, pois você pode ter valores a receber, sem falar que já vai aprendendo e pegando o jeito de fazer.

Sem falar que mais pra frente facilita você justificar como do nada tem 50mil investido na caixinha do nubank rs (EXEMPLO hein )

8 curtidas

Tive uma aula hoje sobre IR no meu Estágio e o professor enfatizou várias vezes a mesma coisa que a Vitt disse, ele também percebeu que sempre há essa confusão na mente das pessoas.

5 curtidas

Não. Só acima de 300.000,00.

4 curtidas