Imposto de Renda: o que acontece quando…

Olá, comunidade! Tudo bem?

A declaração do Imposto de Renda veio aí, e não tem como escapar. Maaaas calma, declarar seu IR não precisa ser um bicho de sete cabeças, por isso preparamos uma série de conteúdos especiais para te ajudar.

E hoje, trouxemos algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é Imposto de Renda. Vem comigo porque uma dessas pode ser a sua:

dog-confused

1 - O que acontece quando…cai na malha fina?

Cair na malha fina significa que a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal por causa de alguns erros, como valores incorretos, omitir rendimentos, informações erradas, falta de documentos etc.

Quando você cai na malha fina, fica sem receber a restituição até enviar uma retificação esclarecendo os erros e a Receita confirmar que está tudo certo!

Para saber se está na malha fina:

  • Acesse o portal eCAC;
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda” extrato DIRPF, na aba “Processamento” e escolha o item “Pendências de Malha”.

Neste caminho você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e por qual motivo ela foi retida.

2 - O que acontece quando…perde o prazo?

Se você perdeu o prazo, ainda deve entregar a declaração e pagar uma multa pelo atraso.

Quem atrasar a entrega vai pagar uma multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago, com mínimo de R$165,74 e no máximo a 20% do valor do imposto de renda.

Lembre-se que o prazo final para declarar é dia 31 de maio!

3 - O que acontece quando…você fica devendo a receita?

Ao possuir qualquer pendência com a Receita Federal, você pode ser inscrito na Dívida Ativa da União, ou seja, pode te prejudicar na hora de fazer empréstimos, prestar concursos públicos, tirar passaporte e até mesmo de movimentar sua conta bancária.

Além disso, a pessoa que não declarar poderá sofrer um processo por sonegação de imposto. Para este caso, além de multas e penalidades, a pessoa passará por um processo administrativo e por fim poderá ser acusada de crime de sonegação fiscal.

4 - Como saber se estou devendo a receita?

Se você quiser checar se possui alguma pendência com a Receita Federal, pode consultar sua situação fiscal acessando o Portal eCAC:

  • Digite seu CPF ou CNPJ;
  • Insira sua senha;
  • Digite o código de acesso.

Um relatório com a sua situação cadastral será gerado. Siga as instruções para ter acesso às pendências e informações sobre como resolvê-las.

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

27 curtidas

Pois é, muitos contribuintes, caem malha fina por cometerem erros bobos durante o preenchimento.

6 curtidas