Imposto sobre Criptomoedas

Boa noite,

Eu comprei Nucoins e Bitcoins pelo aplicativo e fiquei com uma dúvida. A posse destas criptmoedas me obriga a pagar algum imposto? Eu devo pagar algum imposto por possuir elas? Ou apenas no caso de vender elas?

2 curtidas

Seu caso é o mais simples. Se você paga imposto de renda por outras razões, além das criptos, basta lançar essas criptos e outros ativos conforme consta no informe de rendimentos que o Nu envia todos os anos aos clientes.

Se vender é mais burocrático, pois precisa fazer cálculos e gerar DARF. Mas não esquente sua cabeça por enquanto, a declaração só inicia em março.

6 curtidas

Boa noite,

Obrigado pela resposta, mas a questão é que eu não pago nenhum outro imposto. Eu só quero saber se a posse das minhas criptos faz eu ter que pagar algum imposto.

Precisa pagar imposto se o lucro na venda for acima de 35 mil reais por mês. É igual na venda de ações. Precisa pagar 15% via DARF até o último dia útil do mês seguinte à operação.
E precisa declarar as criptomoedas no IR se tiver mais de 5 mil reais.

3 curtidas

Correção importante aqui :warning: : não é lucro acima de 35 mil, mas vendas acima de 35 mil no mês, havendo vendas com lucro, qualquer que seja o lucro.

12 curtidas

Isso mesmo! Entendi errado quando li.

3 curtidas

Não

Nesse caso aq acima :point_up_2:t2: um bom exemplo q posso te dar é

Você comprou no ano
4.678,56 em ETH

5.006,66 em BTC

você só vai precisar declarar as compras feitas acima de 5 mil

:rotating_light:Atenção: essas compras são somadas com todas as corretoras q vc comprou (se for o caso de você ter comprado em várias)

Mas se eu não vender nada eu preciso pagar imposto pela posse?

Não. Não se preocupe.