Imposto sobre o rendimento

Estou usando a caixinha nubank a 1 mês, fiz o planejamento de 6 meses e nas informações do investimento está assim:

Valor aplicado: … $$$
Rendimento bruto: … $$$
“Imposto sobre o rendimento”: … ?

Fico em dúvida sobre esse último, IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO, só ele tira mais de 40% da renda!. Porque isso acontece ? E pq tá no planejamento de 6 meses no final quando for destrancado volta?

1 curtida

Olá @Diogo_Henrique6 como vai?

Sim, há incidência de IR sobre os rendimentos. A alíquota depende de quanto tempo o valor fica investido na caixinha. Mas o máximo é 22,5% caso o resgate aconteça antes de 6 meses. Também há desconto de IOF se o resgate for antes de 30 dias. Após esse período a transação fica isenta de IOF.

No app do Nunank, na mesma página onde você vê os rendimentos, clique em “Sobre o RBD” e depois em “Impostos” para ver as alíquotas dos impostos cobrados.

:wave: Abraço!

12 curtidas

O governo não deixa de levar a parte dele.

Os investimentos têm insidência de IR (sempre) e IOF nos primeiros 30 dias de forma regressiva.

Ou seja, nos primeiros dias, quase 100% do rendimento vai para pagar os impostos, mas com o passar dos dias, vai diminuindo. A partir do 30º dia o IOF é zerado e fica apenas o IR que também diminui mas demora mais.

Lembrando que você só paga os impostos caso resgate o investimento.

A cada dia que você passa sem resgatar, no dia seguinte o valor é “estornado” e o cálculo dos impostos são refeitos em cima do saldo do dia.

Vou deixar abaixo as tabelas.

Tabelas-regressivas-IOF-e-IR

Imagine um exemplo: você deixa seu dinheiro investido por 9 dias, ao resgatar, se seu rendimento bruto for R$100,00 reais, primeiro será descontado 70% do IOF e depois, no restante (30,00) 22,5% de IR, deixando você com apenas R$23,25.

4 curtidas

Sobre esse assunto, minha dúvida: Caso eu tenha vários aportes ao longo dos meses e queira fazer algum resgate parcial, o dinheiro resgatado vai ser sempre o que está há mais tempo investido cobrando assim o mínimo de impostos possível? Obrigado!

2 curtidas

Isso mesmo @Marciano_Cardoso_Mat

3 curtidas