Inclusão do ReVar no App do Nubank p/ Renda Variável 📈

A Receita Federal acaba de lançar o ReVar. Uma calculadora oficial deles que irá facilitar a vida dos investidores em renda variável.

Isso porque sabemos que é uma dor de cabeça fazermos cálculos e mais cálculos para gerar uma DARF e pagar o imposto sobre o seu ganho em uma venda com lucro de seu ativo em carteira né. Mas com está calculadora tudo será automático, e quando for o caso ela ira gerar esta DARF pra você, sem precisar digitar nada.

Isso porque após vincular sua conta da B3 com o ReVar no site do eCAC da receita os dados das suas movimentações na B3 são repassamos para o ReVar e preenchidos. Cálculos de compensações de perdas, corretagens e eventos também serão considerados para gerar o DARF.

Então eis que me veio a idéia de sugerir ao Nubank de fazer a inclusão dessa funcionalidade como um hub no App, como uma extensão para o cliente consultar os dados/darfs gerados por este ReVar dentro do App do Nubank mesmo. Talvez incluindo dentro da nossa carteira de renda variável no App ? isso se possível né.

Seria excelente, pois se o cliente fez uma venda de algum ativo com lucro e precisa pagar o imposto, então de forma automática já iria aparecer um botão no app para o cliente abrir o boleto da DARF ali mesmo e pagar. Ou até com opção de pagar no próprio app após o nubank liberar uma função de pagar DARFs sem códigos de barras dentro do app tbm né, já que até hoje não temos está opção.

Fica minha sugestão @Julia_Prado @andreobueno (se for possível né)

Digo, se for possível pois eu sei que adicionar o hub da B3 dentro do app do nubank para o cliente consultar futuros proventos a receber direto no app do nubank sem precisar abrir o site da B3 eu sei que é possível, e vocês mesmo já informaram que irão trazer esta funcionalidade né. Então acredito que está comunicação com o ReVar também seja possível, talvez

20 curtidas

Excelente ideia @Usuario.N .
Se o usuário de renda variável tivesse um apoio da tecnologia para fazer suas declarações de ganho de capital e até mesmo na declaração anual de IR, seria uma grande ajuda para o investidor.
Este tipo de medida apoiaria o conceito de “assistente financeiro” dentro do app.
Sem dúvida seria um diferencial muito legal para o NuBank. Até porque nenhum banco faz isso de forma facilitada.

7 curtidas

Verdade. O que tem de gente que não investe em outros tipos de aplicações por causa da complicação que é colocar em dia seus deveres tributários não é pouco não né. Eu mesmo não invisto no exterior só por causa disso. E agora em criptos eu vou ter que me virar nos 30 porque vou ter que pagar DARF pela primeira vez mês que vem hehe.

E agora que você falou do assistente financeiro eu lembrei do assistente de pagamentos do Nubank. Se houver está possibilidade de integração de informações caso o cliente tenha que pagar DARF naquele mês, poderia até aparecer este boleto da DARF na área do assistente de pagamentos do nubank né. Nossa, seria bem legal

Mas o Nubank também precisa liberar função do cliente pagar DARFs sem código de barras que hoje não tem.

Tem tanta coisa básica que o app do nubank não tem ainda em pleno 2025 né. Nem filtros tem :man_shrugging:t2:

5 curtidas

Mas referente a este novo recurso chamado ReVar (que acabei de habilitar no site da B3 graças a sua dica), vejo isso com bom olhos a partir de agora.

Pela primeira vez estamos vendo a B3 se integrando ativamente com nossa Receita Federal. Isso pode ser um bom sinal de melhoria no futuro. Acredito que em breve nenhum tipo de declaração manual será feita. Todas estas movimentações (pelo menos as nacionais de renda variável) serão identificadas automaticamente e em breve já seremos apenas notificados que existe um novo “boleto” pra pagar. Deveria ser simples assim. E um dia vamos chegar lá.

É questão de tempo para os apps bancarios começarem a utilizar este recurso do ReVar e facilitar a vida do usuário. Tenho fé nisso.

Por enquanto, eu utilizo o serviço do Investidor10 que me ajuda na declaração de IR. Quanto a ganhos de capital para emissão de DARF, o meu contador me ajuda. Pago anualmente estes serviços de “leão” pra ele e diminuo minha incomodação. Mas sei que isso, mesmo assim, é muito chato de ser feito, ainda mais, para quem investe em diferentes corretoras e tem ativos no exterior. Por isso a importância de alguma solução “gerenciadora financeira unificada de carteira”.

Obrigado por compartilhar a dica.

5 curtidas

Seria mt bom se ele fizesse o cálculo do preço médio para a declaração anual de imposto e o cálculo geral dos rendimentos

5 curtidas

Prefiro pagar com uma inteligência artificial, onde tenho certeza de manter do que uma plataforma ainda em inicial. Digo, nova demais pra largar tudo pra usá-la.

4 curtidas

Um video explicativo do ReVar publicado pela B3:

9 curtidas

Excelente :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

9 curtidas

Parabéns pela postagem @Usuario.N .
Essa ferramenta será muito útil.

9 curtidas

Não conhecia essa ferramenta. Muito obrigado por compartilhar conosco @daniel.b e @Usuario.N !

6 curtidas

Na verdade quem trouxe esta ótima dica foi o @Usuario.N . Eu só achei o vídeo.

4 curtidas

Verdade @daniel.b ; obrigado também @Usuario.N !

5 curtidas