O Inktober é um desafio anual de desenho , que acontece durante todo o mês de outubro. O nome é um trocadilho entre as palavras “ink” (tinta) e “October” (outubro).
O Inktober foi criado em 2009 pelo ilustrador Jake Parker como uma forma de se forçar a praticar desenhos com caneta. A ideia é simples: fazer e postar um desenho por dia durante o mês, o desafio é aberto para todos, não sendo necessário ser um desenhista ou ilustrador profissional. A proposta é incentivar a prática artística, e não apresentar apenas trabalhos perfeitos.
O site oficial do Inktober libera sempre uma lista com temas para cada um dos dias do mês de outubro e essa é a forma mais famosa de se participar, há também o Inktober52 que consiste em postar um desenho para cada semana do ano.
Eu estou em meu segundo ano consecutivo me desafiando, e confesso que a cada desenho postado lá no Instagram me sinto mais confortável com os resultados, tendo em consideração que a produção deve ser feita de forma simples já que o desafio é também uma corrida contra o tempo.