Instabilidade, Opinião de quem trabalha na área

Graças a liberação gradual de acesso a Nubank conseguiu ir mensurando a quantidade de ordens sendo feitas diariamente, durante esse processo eles foram melhorando o serviço com base nessas informações. No começo muita gente comprava nucoins e congelava com o intuito de garantir os benefícios, ou seja boa parte das negociações eram de compras. Outro ponto importante que devo ressaltar é que não existia o fracionamento de compra, isso permitia que 1 pessoa executasse 1 ordem de 5.000 reais tranquilamente.

No meio desse percurso semanal muitas pessoas estavam comprando quantias significativas de nucoins com o intuito de fazer trade! Com isso a Nubank a fim de tentar dar uma oportunidade justa para as pessoas que não tinham recebido o acesso ainda limitou a compra e venda em 49.000 reais, ou seja você poderia fazer a compra e venda de no máximo 49.000 por dia, isso melhorou bastante a estabilidade da moeda, pois ela estava subindo a níveis exponênciais e muitos clientes ainda não tinham acesso a mesma.

Contudo tivemos informação que um grupo de pessoas estavam se reunindo para combinar a compra e venda em massa, por exemplo, uma empresa de investimento orientando seus clientes a comprar a moeda, esperar até tal valorização e depois orientando a venda! Isso gerava aqueles picos de queda no gráfico durante o dia, como forma de inibir isso o limite de compra foi reduzido, não tenho dados precisos, pois esse limite variou de cliente para cliente, eu por exemplo podia comprar apenas 8.500 por dia, isso realmente ajudou, os trades começaram a ficar mais difíceis e a meda seguiu subindo devagar, mas consistentemente.

Ainda assim os picos de queda existiam, os dias se passaram e mais pessoas tinham acesso, gerando mais ordens de compra e mais ordens de venda, a fim de controlar mais ainda esses picos a nubank diminuia cada vez mais a quantidade de compra por vez, pois ela queria que todos os clientes que estavam sendo liberados pudessem ter a chance de comprar a moeda.

Com isso o trade para essas pessoas que estavam se reunindo já não valia mais a pena, e sexta feira tivemos a saída deles de vez da moeda, foi a primeira grande queda da moeda desde seu começo, a compra fracionada ainda existia e quanto mais a moeda subia, menos reais você poderia comprar por vez, tudo isso para tentar dar a oportunidade de compra para as pessoas que ainda não tinham acesso a ferramenta, minha esposa por exemplo ainda não consegue comprar.

Legal, contextualizei os dados que consegui coletar acompanhando a moeda desde o dia 02/08/2023 e agora o que tudo isso que foi dito se correlaciona com a instabilidade???

Simples o fracionamento de compra gera acessos desnecessários para os servidores do banco, a idéia deles de dar uma oportunidade para todos poderem comprar a um preço legal a coin foi digna e compreensivel, mas eu acredito que eles não estavam preparados para esse cenário.

Vou exemplificar: SUPONDO que o servidor foi comprado pensando em suportar 80milhões de acessos, enquanto não havia limites de compra se TODOS os clientes fizessem uma requisição de compra ao mesmo tempo o servidor aguentaria de boas (levando em consideração que todos os clientes já tivessem o acesso a compra), mas com o fracionamento essas requisições aumentavam, logo se antes eu podia comprar 5.000 de uma vez e agora só posso comprar de 100 em 100 isso geraria 50 requisições, 49 a mais! E com a liberação gradual de clientes isso ia aumentando mais e mais a cada dia. Durante a semana isso não foi um problema tão grande pois muitas pessoas trabalham e não poderiam ficar no celular durante o expediente, mas agora no sábado muita gente ficou ao mesmo tempo tentando comprar de 80 em 80 reais… Obviamente o servidor arregou!!!

A solução seria aumentar o limite de compra, para diminuir a quantidade de requisições feitas, mas esse não é o objetivo do banco, enquanto houver clientes sem acesso a compra, eles vão tentar dar a oportunidade deles comprarem a moeda a um preço “justo”. Logo o que podemos esperar dessa paralização é um UPGRADE no servidor para conseguirem aguentar o fracionamento que o banco vai impor aos clientes até toda a liberação ter sido comcluída. Ou simplismente vão esperar até a segunda feira, o pessoal vai voltar a trabalhar e os acessos vão diminuir por conta disso…

Agora o que nos resta é esperar…

44 curtidas

Igual aconteceu na gamestop? Onde comentaram isso??

3 curtidas

Relatório digno, útil, exato e objetivo.

Seu modo em esclarecer e demonstrar o que aconteceu no processo dessas operações volumosas e concentradas em um perfil de clientes limitados em relação com o NCN :coin:.

Com essas operações resultou que movimentaram consecutivas compras em lotes (público de alta renda), a consequência do processo foi super valorização. :arrow_upper_right:

A consequência da compra e venda atípica desencadeou uma desvalorização e suspensão das negociações por esses mesmos operadores.

3 curtidas

De onde veio essa informação?

Qual é a empresa de investimento que estava orientando compra e venda de NuCoins?

Tem prints, links ou vídeos que comprovem essas afirmações?

8 curtidas

Acredito que não haja problema de servidor, e sim a maturidade do sistema, é algo novo e que o próprio Nubank pode estar acompanhando o uso dos clientes e analisando que decisões tomar, assim como todo produto novo que eles lançam.

9 curtidas

Pois é cade fontes hehe, seria bem imaturo qualquer firma seria fazer algo assim.

1 curtida

Existia um grupo no telegram com muitos participantes de alto captal fazendo investimentos sempre que uma determinada pessoa dizia, essa tal pessoa ditava a hora de comprar e a hora de vender. O grupo começou pequeno e na sexta já estava gigantesco! Provavelmente os membros iam recomendando o grupo para amigos e saiu do controle, eu não fazia parte do grupo, mas um amigo meu sim, e na sexta feira o grupo foi desfeito… Com medo as pessoas retiraram seus investimentos, gerando a primeira grande queda que foi de 0.097 para 0.62. Depois disso se notarem no gráfico a moeda cresceu sem picos significativos! Sei que muitos não vão acreditar em mim, mas que existia essa “máfia do telegram” existia!!!

7 curtidas

Eu não duvido que seu relato se baseie na verdade, mas sem elementos probatórios que corroborem suas alegações não é possível tomar qualquer medida visando identificar e punir os autores e coautores da fraude.

4 curtidas

Se não tiver provas é melhor nem falar nada, é assim que começam boatos e teorias infundáveis. Sugiro reportarem e bloquear esse tópico.

4 curtidas

Sim! Antes de suspenderem as negociações dava pra ver claramente que estavam com um problema de fila (compras e vendas demorando vários minutos e em alguns casos até horas).

O sistema não foi projetado para as compras fracionadas (que tiveram que ser impostas para evitar manipulação por traders). Quando esse limite foi imposto, acabaram por aumentar o número de transações em 10x (em vez de uma compra o cliente tenta fazer 10). E elas começaram a acumular e demorar vários minutos para executar.

A decisão mais sensata foi suspender as negociações. Não é um problema tão simples quanto botar mais servidores. Vão precisar refazer algumas partes do sistema provavelmente para acomodar esse novo cenário.

Sobre estar demorando para resolver: é fim de semana de dia dos pais. O incidente foi resolvido (transações paralisadas), o restante pode ser resolvido no próximo dia útil.

Fonte: vozes da minha cabeça (e também sou dev)

6 curtidas

@s.rodrigo @theale @linconrezende

A regra do grupo impede a divulgação de grupos externos e mesmo se eu tivesse o link do grupo não adiantaria em nada, como citei acima ele não existe mais. Não estou pedindo que acreditem, apenas fiz um relato pontual da MINHA VISÃO do por que o fracionamento de compra foi criado e como isso gerou a instabilidade nos servidores da Nubank. A própria Nubank liberou o acesso dos clientes aos poucos para não gerar muitos acessos ao mesmo tempo e ocorrer travamentos e instabilidades, está em um post deles aqui na comunidade, isso não é boato! Já sobre grupos de pessoas em APPs de mensagens é só procurar que vocês acham, entrem neles, peguem o link e denunciem para a Nubank… É facil falar que o tráfico humano não existe por não darem provas, mas a deep web está ai, entrar lá e olhar ninguém quer…

@ree

Não amigo, como disse no título eu trabalho na área e entendo muito sobre o assunto, o código fonte do sistema da nubank depende de recursos de um servidor para funcionar, se esses recursos não atendem a demanda que o código gera ocorre travamentos e as vezes até indisponibilidade!!! Acredito que a Nubank utilize de um sistema de “Filas” onde as requisição são processadas na ordem em que foram feitas, se o servidor processa 100 requisições por segundo as outras ficam na fila esperando serem processadas! Logo se a Fila fica muito grande (pois o servidor só processa X requisições por segundo) e não há memória suficiente para manter essas novas requisições armazenadas na Fila ocorre os travamentos e cancelamento das requisições! Espero que tenha entendido o raciocínio.

@fuzzyCrypto

Exatamente, não é uma verdade absoluta isso que trago para a comunidade, só que estou lendo comentários tão absurdos sobre essa paralização que tentei trazer algo mais técnicos para ver se o pessoal da uma acalmada, por que achar que a paralização é um golpe do banco ou por que é dia dos pais e não querem que o pessoal tire o dinheiro de lá para comprar os presentes entre outros absurdos é de doer o coração!!!

8 curtidas

Faz sentido, mas o que me deixou chateado foi a falta de comunicação e transparência. Que divulguem as razões e dêem um prazo para o retorno.

O que nós temos agora é um monte de gente no escuro sem poder acessar a plataforma.

Vou ficar muito surpreso se a cotação não despencar e muito na volta.

6 curtidas

Que relatoria top @Guilherme_Biancardi li como se estivesse vendo o filme da semana toda. Eu percebi isso ao longo da semana. Trabalho com servidores da aws e sei como funciona porém não achei útil trazer informações sobre tal por aqui. Pois não conseguiria explicar com tamanha maestria comprovar fez.

Parabéns pela postagem e pelos esclarecimentos.

3 curtidas

Eu trabalho na área também, sei das questões técnicas, mas em minha opinião tá seguindo o termo de uso, na parte de “Suspensão de Negociação”

13 curtidas

No caso o nubank não comunicou os usuários sobre a suspensão de negociação, quebrando as suas próprias regras de uso e utilização.

2 curtidas

É possível que tenha havido manipulação por parte de empresa ou comunidade de determinados grupo. Isso no mundo cripto é recorrente. YouTubers por exemplo antes de falar sobre determinado token eles fazem seus próprios aporte do token depois da alta por conta da divulgação eles pulam fora. Eu acredito em você Guilherme.

2 curtidas

Grupos existem aos montes mesmo, volta e meia algum usuário posta link para algum grupo aqui no fórum. Mas você mencionou um grupo específico em que, de acordo com você, uma “empresa de investimento” teria orientado o momento de entrada e de saída na NuCoin. Isso é muito grave e, caso fosse confirmado, comprovaria a suspeita que vínhamos tendo desde o início da negociação do NuCoin, de que o preço estava sendo manipulado.

O NuBank disse que liberou a negociação da moeda aos poucos por ser a política da empresa adotada nos lançamentos de todos os seus produtos. Ok. Isso é verdade. Porém, claramente não foi uma decisão feliz usar esta estratégia de lançamento no caso da negociação da NuCoin, em função das características peculiares deste tipo de produto. E no fim das contas essa escolha se mostrou inútil, já que foi necessário suspender a negociação do mesmo jeito.

Só que muita gente se beneficiou dessa liberação escalonada, em especial os que puderam comprar nos primeiros dias da negociação, porque, ao que tudo indica, não havia limites de valor para compra e venda e havia bastante liquidez. Isso permitiu a formação de “baleias” (pessoas que acumulam quantidades altas de um ativo) que passaram, aparentemente, a manipular o mercado – justamente o que você alega ter visto sendo feito nos prints das conversas do grupo que você mencionou.

Ou seja, a liberação escalonada da negociação de NuCoins pode ter tido justamente o efeito contrário àquele pretendido pelo NuBank. Foi a formação das baleias que permitiu a manipulação do mercado, induzindo um aumento vertiginoso e anormal do preço da moeda e, por conseguinte, causando a “corrida do ouro”, com milhares de ordens sendo feitas ao mesmo tempo, provocando instabilidade no sistema e forçando sua retirada do ar.

Por outro lado, se a negociação tivesse sido liberada para todos os clientes ao mesmo tempo, com um limite inicial de compra válido para todos os clientes nos primeiros dias, o controle do mercado seria muito mais fácil e não teria ocorrido duas coisas que estão no cerne deste imbróglio:

  1. Não teria havido a formação de baleias, que acumularam quantias absurdas da moeda no início, de maneira privilegiada.
  2. Não teria ocorrido o aumento anormal do preço do ativo como resultado da manipulação do mercado pelas baleias. Sem a valorização anormal não teria havido a “corrida do ouro” e, por conseguinte, não teria ocorrido a sobrecarga dos sistemas.

Uma coisa precisa ficar bastante clara para todos os que compraram NuCoins e que agora estão com suas moedas bloqueadas sem ter a certeza de quando poderão voltar a movimentá-las: foi a liberação escalonada da negociação que causou toda essa situação. E mais, foi a liberação escalonada da negociação que deu margem para que o preço fosse, ao que tudo indica, manipulado.

3 curtidas

Comunico sim jovem, está lá no app, e ele pode fazer isso normalmente.

2 curtidas

Amigo acho que faltou um pouco de interpretação de texto por sua parte veja bem:

“Contudo tivemos informação que um grupo de pessoas estavam se reunindo para combinar a compra e venda em massa, POR EXEMPLO, uma empresa de investimento orientando seus clientes a comprar a moeda, esperar até tal valorização e depois orientando a venda!”

Eu comparei esse grupo que citei no texto a uma empresa de investimento que aconcelha seus clientes a comprar e vender determinado produto, se não ficou claro essa comparação peço perdão, mas espero que agora isso fique esclarecido para todos.

2 curtidas

As coisas parecem ter saído do controle com a Nucoin, e imagino que o Nubank não estava preparado para a valorização repentina da moeda. Isso pode ter gerado preocupação sobre o futuro, especialmente se aqueles que compraram Nucoin nos primeiros dias decidissem retirar os lucros, causando uma desvalorização significativa. Seria um golpe duro para a marca do Nubank.

Acredito que as negociações tenham sido bloqueadas para permitir uma revisão das políticas e uma avaliação mais precisa das consequências dessa valorização. A justificativa de instabilidade não faz muito sentido para mim, já que redes como a Polygon são projetadas para escalar, assim como os servidores do Nu.

Se a tendência continuasse, a Nucoin poderia passar de 0,50 neste final de semana. Isso poderia resultar em uma mistura de euforia e caos entre os clientes do Nubank. Aqueles que não congelaram seus ativos poderiam obter lucros enormes, derrubando o valor e deixando muitos novos investidores sem dinheiro.

2 curtidas