A integração dos investimentos no app do Nubank tem muitos pontos positivos, como a nova tela de evolução de patrimônio, proventos, rentabilidade e o modo rua para investimentos.
Porém, ontem publiquei um vídeo mostrando os detalhes da integração e me surpreendi ao ver como a grande maioria das pessoas está insatisfeita, então reuni as sugestões de melhora que falei no vídeo, com as principais reclamações que li nos comentários aqui:
Melhorar a tela de compra
Quando você seleciona o número de cotas, exibe um valor que é maior do que o preço do ativo exibido na página anterior:
Eu sei que este valor é o saldo mínimo para que a ordem seja executada e depois o Nubank devolve o “troco” no saldo, mas muita gente acha que o Nubank está cobrando corretagem. Ao meu ver seria melhor mostrar o preço do ativo e se por acaso a pessoa não tiver saldo suficiente, a ordem é rejeitada, porque da forma que está muitas pessoas estão achando que o Nubank cobra spread nas transações. Já testei, fiz uma ordem ao mesmo tempo no Nubank e Nuinvest (antes da integração) e o preço é exatamente o mesmo, porém da forma que está hoje está confundindo as pessoas.
Cadê meus botões?
Uma coisa que faz falta na tela de compra, são estes atalhos para selecionar o número de cotas mais rápido:
Um detalhe que faz diferença
Na Nuinvest, quando você entrava na tela de compra, ela já deixava pré-selecionada uma cota mínima (ações ela selecionava o lote de 100 e FIIs ela selecionava 1 cota):
Parece um detalhe bobo, mas faz diferença, porque como nessa tela não tem informação de preço, se a pessoa entra e não tem nenhuma cota selecionada, em baixo no “total estimado” aparece o valor zero, isso faz a pessoa ficar insegura em relação ao valor do ativo:
Home Broker no celular
No futuro seria interessante criar um home broker no celular também, assim como outras corretoras têm, assim os investidores poderiam enviar ordem de diferentes tipos direto pelo seu celular.
Página de ativos mais organizada
Seria legal se a página com a lista dos ativos fosse mais organizada, ao invés de simplesmente ter a lista completa de ativos em ordem alfabética, seria melhor se elas estivessem agrupadas por classes de ativos (Ações, FIIs, etc) para facilitar a navegação:
E quando entramos em cada ativo a página poderia ter mais informações, como preço médio, DY e DYOC:
Nu, quero uma pizza!
Seria bom se nesta página com a relação de todos os ativos tivesse também um gráfico de pizza, com a divisão de nossa carteira por classe de ativos, como tinha na página inicial da Nuinvest antes, semelhante ao que já temos na parte de fora dos investimentos, separando o que temos na bolsa e nas caixinhas, seria legal ver essa divisão dos investimentos por classes de ativos (Ações, FIIs, etc):
Fora isso vi muitas reclamações de pessoas em relação a inconsistências nos preços dos ativos, dividendos que não caíram e ainda há uma confusão em saber ao certo onde os dividendos serão depositados, na conta do Nubank, ou no saldo Nuinvest, vi pessoas dizendo que receberam dividendos na conta do Nubank, mas ontem eu recebi dividendos da CXSE3 no saldo Nuinvest, então isso ainda não está claro para todo mundo. A verdade é que muita gente está insatisfeita com o fato dos proventos caírem na conta, eu simplesmente vou depositar meus proventos numa caixinha até o dia do meu próximo aporte, mas talvez seria legal o Nubank acrescentar uma opção, que se a pessoa quiser, o provento assim que cai na conta vai pra uma caixinha, ou para aquele “saldo separado” da conta.
Eu gostei da integração, mesmo sabendo que há muito para melhorar, o Nubank costuma mandar muito bem no desenvolvimento do app, a experiência de usuário no app do Nu em geral é superior à dos concorrentes, por isso tenho esperanças que esta área de investimentos vai melhorar bastante nos próximos meses, espero que os feedbacks sejam úteis de alguma forma