Integração Nuinvest e Nubank: O que pode melhorar?

​A integração dos investimentos no app do Nubank tem muitos pontos positivos, como a nova tela de evolução de patrimônio, proventos, rentabilidade e o modo rua para investimentos.

Porém, ontem publiquei um vídeo mostrando os detalhes da integração e me surpreendi ao ver como a grande maioria das pessoas está insatisfeita, então reuni as sugestões de melhora que falei no vídeo, com as principais reclamações que li nos comentários aqui:


Melhorar a tela de compra :moneybag:

Quando você seleciona o número de cotas, exibe um valor que é maior do que o preço do ativo exibido na página anterior:

Eu sei que este valor é o saldo mínimo para que a ordem seja executada e depois o Nubank devolve o “troco” no saldo, mas muita gente acha que o Nubank está cobrando corretagem. Ao meu ver seria melhor mostrar o preço do ativo e se por acaso a pessoa não tiver saldo suficiente, a ordem é rejeitada, porque da forma que está muitas pessoas estão achando que o Nubank cobra spread nas transações. Já testei, fiz uma ordem ao mesmo tempo no Nubank e Nuinvest (antes da integração) e o preço é exatamente o mesmo, porém da forma que está hoje está confundindo as pessoas.


Cadê meus botões? :computer_mouse:

Uma coisa que faz falta na tela de compra, são estes atalhos para selecionar o número de cotas mais rápido:


Um detalhe que faz diferença :mag:

Na Nuinvest, quando você entrava na tela de compra, ela já deixava pré-selecionada uma cota mínima (ações ela selecionava o lote de 100 e FIIs ela selecionava 1 cota):

Parece um detalhe bobo, mas faz diferença, porque como nessa tela não tem informação de preço, se a pessoa entra e não tem nenhuma cota selecionada, em baixo no “total estimado” aparece o valor zero, isso faz a pessoa ficar insegura em relação ao valor do ativo:


Home Broker no celular :chart_with_upwards_trend:

No futuro seria interessante criar um home broker no celular também, assim como outras corretoras têm, assim os investidores poderiam enviar ordem de diferentes tipos direto pelo seu celular.


Página de ativos mais organizada :books:

Seria legal se a página com a lista dos ativos fosse mais organizada, ao invés de simplesmente ter a lista completa de ativos em ordem alfabética, seria melhor se elas estivessem agrupadas por classes de ativos (Ações, FIIs, etc) para facilitar a navegação:

E quando entramos em cada ativo a página poderia ter mais informações, como preço médio, DY e DYOC:


Nu, quero uma pizza! :pizza:

Seria bom se nesta página com a relação de todos os ativos tivesse também um gráfico de pizza, com a divisão de nossa carteira por classe de ativos, como tinha na página inicial da Nuinvest antes, semelhante ao que já temos na parte de fora dos investimentos, separando o que temos na bolsa e nas caixinhas, seria legal ver essa divisão dos investimentos por classes de ativos (Ações, FIIs, etc):


Fora isso vi muitas reclamações de pessoas em relação a inconsistências nos preços dos ativos, dividendos que não caíram e ainda há uma confusão em saber ao certo onde os dividendos serão depositados, na conta do Nubank, ou no saldo Nuinvest, vi pessoas dizendo que receberam dividendos na conta do Nubank, mas ontem eu recebi dividendos da CXSE3 no saldo Nuinvest, então isso ainda não está claro para todo mundo. A verdade é que muita gente está insatisfeita com o fato dos proventos caírem na conta, eu simplesmente vou depositar meus proventos numa caixinha até o dia do meu próximo aporte, mas talvez seria legal o Nubank acrescentar uma opção, que se a pessoa quiser, o provento assim que cai na conta vai pra uma caixinha, ou para aquele “saldo separado” da conta.

Eu gostei da integração, mesmo sabendo que há muito para melhorar, o Nubank costuma mandar muito bem no desenvolvimento do app, a experiência de usuário no app do Nu em geral é superior à dos concorrentes, por isso tenho esperanças que esta área de investimentos vai melhorar bastante nos próximos meses, espero que os feedbacks sejam úteis de alguma forma :purple_heart:

50 curtidas

Muito bom eu acabei de ver o video :grin:
Muda a post para sugestões e ideias

10 curtidas

eu sou a favor da integracao so que ficou muito obsoleto acho que ficaria fantastico se ficasse igual a nuinvest do jeito que esta muito limitado de informacoes muito ruim pra nao falar outra coisa

7 curtidas

Ótimas observações, @Daniel_Spacof! Acredito que o Nubank irá alinhar esses detalhes aos poucos e com certeza, feedbacks como os seus são muito importantes e bem-vindos! :handshake:

15 curtidas

Poderia ter opção de utilizar no computador

8 curtidas

Legal sua post, bons pontos levantados, olha é simples, vamos ver se a Nubank se liga nisso e resolve nossa vida!

  1. Uma adição que gostaria de fazer é que ao clicar no botão investir dentro do app da Nubank seria ótimo ter as opções igual na Nuinvest (atualmente temos Caixinhas e Investimentos). Exemplo:

Investir
→ caixinhas
→ ações
→ etfs
→ fundos imobiliários
→ tesouro direto
→ cdbs
→ fundos de investimento
→ criptos
por aí…

  1. Idealmente deveria ter apenas a aba de análise da carteira com o gráfico de pizza como você citou.

  2. Na aba de proventos adicionar um filtro por ano e por classes de ativos (semelhante ao da Nuinvest). Além disso, melhorar o layout, achei essa tela muito vazia, a Nubank não precisa ter medo de colocar bordas ou criar caixas nas coisas…

  3. Dentro do menu de fundos imobiliários podíamos ter a seção de Subscrições, se não podia vir no mesmo botão de investir, na Nuinvest era mais ou menos assim.

  4. Botão de favoritos mais acessível, mostrando os ativos inclusive com a sua variação percentual.

  5. Por último, mas não menos importante… ter apenas uma tela de visualização do ativo em questão, de forma mais enxuta e simples. Atualmente temos uma tela que não mostra gráfico e que abre pro lado para saber mais do ativo e outra que mostra gráfico mais uma aba com variação (loucura total) precisa unificar isso e tornar minimalista tipo a visualização da Nuinvest ao clicar num ativo dos seus favoritos.

E um bônus aqui, seria termos um jeitinho mais fácil para adicionar um ativo aos favoritos, achei o processo lento e cansativo na Nubank.

8 curtidas

Melhorias serão adicionadas com o tempo. Não se pode concluir que a integração foi um desastre com apenas um dia.

2 curtidas

Grande @Daniel_Spacof ! Bom te ver por aqui além do seu canal do youtube.
Suas contribuições são muito pertinentes… Vou copiar aqui a gerente de produto @Julia_Prado que constantemente está acompanhando estas demandas dos usuários.

Vou comentar abaixo alguns pontos:

Se o usuário optou em comprar um ativo pelo “Valor de mercado” a aplicação no máximo conseguirá fazer uma “estimativa de valor total” baseado no preço unitário atual que precisar ficar sendo atualizado com mais frequência (no estilo HomeBroker). Além disso, é importante exibir os demais encargos que poderão ser atribuídos na ordem (Ex.: B3) que varia de acordo com a quantidade de ativos adquirida.

É um detalhe que pode parecer pequeno mas que quando executado dezenas de vezes ao dia, faz toda a diferença. Se existisse ao menos os seletores “+” e “-” na tela dispensando a necessidade de digitar o valor seria ótimo, na minha opinião.

Mais um pequeno ajuste que poderia ser melhorado.

Eu realmente não acho que uma solução HomeBroker mobile vai conseguir atender as necessidades dos usuários mais avançados. Pra mim a solução ideal seria disponibilizar o homebroker no site app.nubank.com.br. Coisa essa que será feita em breve na minha opinião.

Neste item inclusive eu postei recentemente algumas sugestões de melhoria que extamente nesta tela para otimizar o seu uso. Inclusive estas sugestões foram recebidas pelo Nubank.
NuInvest e Nubank em um mesmo app - Novidades - NuCommunity

Eu também quero bastante pizzas e de vários sabores… :slight_smile:
Principalmente se estas pizzas puderem ser “fatiadas” utilizando as segmentações específicas de cada classe de ativo. Ex.: Em Fiis, eu quero ver a distribuição dos ativos de papel, tijolo e tambem seus respectivos segmentos. Em ações, quero ver por setores, etc.

E aqui vou incluir mais um post que fiz recentemente voltado para “Quantidade de interações” no app:
ARTIGO: É fácil investir pelo app Nubank? Será? - NuInvest - NuCommunity

Por enquanto é isso.
Abraço.

2 curtidas

Foram muitas decisões erradas pela Nubank nessa transição, a comunicação não está acontecendo e a maioria dos usuários está reclamando da integração e com muita razão. Desastre mesmo seria estar completamente inoperante, e isso não está, no entanto houve uma redução drástica de funcionalidades e de produtos. Sem um roadmap fica difícil avaliar positivamente no curto ou médio prazo o impacto de investir pela Nubank.

Mas já podemos afirmar que há impactos negativos, como:

  • Dificuldade na usabilidade da plataforma por conta de um layout confuso e má organização dos elementos;
  • Falta de funcionalidades já pré-existentes na Nuinvest e que era esperado já estarem presentes no app da Nubank;
  • Redução do portfólio de produtos da corretora;
  • Falta de uma plataforma web para acompanhar e investir;
  • Obrigatoriamente temos que manter o app Nuinvest para gerar um easytoken para acessar o site/Home Broker;
  • Comunicação está bastante ruim para atender às expectativas dos usuários.

Eu creio que seria importante a Nubank dar um passo para trás, ao menos em relação ao site da Nuinvest, mantendo o site funcional e completo até que de fato tenhamos outra plataforma web + funcionalidades 100% no app. Além disso creio que precisam ouvir os usuários a respeito da usabilidade e o layout do app. Por último ter um roadmap que minimize a nossa dificuldade para entender a integração. Isso vai acontecer? Bom… eu estou dando a sugestão. Façam o mesmo e levem para quem compete! :grinning:

2 curtidas

Fala, xará! Obrigado! :facepunch:t3:

Gostei das suas observações e das que fez no outro post que linkou aqui, muito bom! Tenho fé que o app vai melhorar bastante nos próximos meses, o Nubank tem ótimos profissionais de UX.

Um feedback que tenho visto bastante nos comentários do meu vídeo, que eu acrescentaria aqui, é que na Nuinvest era possível ver também os proventos provisionados da tela de proventos, não somente os recebidos, seria legal essa alteração também.

Abraço!

3 curtidas

@Daniel_Spacof @Julia_Prado

Se estas sugestões no módulo de investimentos fossem atendidas, eu particularmente, seria um cara mais feliz. :slight_smile:

Se gostarem deste modelo, posso postar as outras telas.

2 curtidas

Nossa, você foi certeiro! Eu acrescentaria a parte de digitar o valor desejado (que, pelo menos na venda, sumiu), além da volta da opção de até 30 dias para a aplicação, que nos permite colocar um valor desejado e ficar no aguardo para que esse valor seja alcançado.

3 curtidas

Copiei esta última postagem para a categoria de sugestões e ideias aqui da comunidade.
Vê se tu curte a ideia @Daniel_Spacof .

2 curtidas

Vou acrescentar mais uma sugestão:

Recebi os proventos em minha conta do Nubank, porém quando clico sobre essa informação no histórico da conta, não consigo abrir para ver mais informações, seria legal se abrisse uma janela mostrando de onde vieram estes proventos:

Captura de tela 2024-05-10 105322

Recebi hoje em minha conta e como essa informação ainda não apareceu na tela de proventos, não sei de onde veio este dinheiro, vou precisar conferir em um app externo.

8 curtidas

Acabei de fazer um tópico sobre isso, mais um erro bizarro pra se somar às dezenas de erros bizarros cometidos pelo Nubank nessa integração totalmente atrapalhada.
A impressão que dá (e não deve ser somente impressão) é que quem desenvolveu a integração e o layout de UX nunca mexeu com investimentos na vida e não sabe o que o cliente deve esperar.

3 curtidas

Outra sugestão, seria muito legal receber uma notificação a cada provento/dividendo recebido na conta, algo assim:

Olhei agora, nas configurações de notificações não tem essa opção, gostaria que tivesse essa opção lá pra ativar/desativar, porque sei que nem todos gostariam dessa notificação, mas acredito que a maioria gostaria de receber um aviso de “você ganhou dinheiro” :money_mouth_face:

5 curtidas

Concordo, acho que eles deveriam ter primeiro deixado o app no mesmo nível da Nuinvest antes de tirarem o outro app do ar, tem muita gente insatisfeita. A gente está com boa vontade de ajudar eles a melhorarem o app, mas nem todo mundo vai ter paciência, muita gente vai mudar de corretora.

2 curtidas

@Daniel_Spacof Para este item especificamente, esta demanda já está sendo tratada pelo Nubank e nas próximas semanas será entregue. Ver neste tópico.

Nossa, muito bom ler que eles estão trabalhando em cima dos feedbacks, não vejo a hora dessas melhorias estarem dispiníveis! Valeu, xará!

2 curtidas

Cara, isso aí foi a coisa mais bizarra e errada que fizeram.
Já mandei reclamação também.

É completamente ridículo eles misturarem as duas coisas, as rendimentos não podem cair na mesma conta, virá uma completa bagunça controlar as finanças desse modo.

Em vez de ajudar as pessoas estão complicando cada vez mais.

Já estou cogitando pedir transferência de custódia se não mudar isso rapidamente.

4 curtidas