Estou planejando uma viagem para a Indonésia. Provavelmente usarei a internet do Ultravioleta. Contudo, pesquisando sobre SIM Cards e internet para minha esposa, já que ela não tem Ultravioleta, descobri que o IMEI do celular precisa ser registrado, ou na alfândega, quando entra no país, ou em uma loja de telecomunicações.
Na alfândega, se o valor do celular for de mais de U$500,00, eles podem cobrar um imposto de 40% sobre o valor excedente.
Nas lojas de telecomunicações, eles registram, mas têm que comprar um SIM Card.
Fiquei me questionando se para utilizar a internet do Untravioleta é necessário registrar o IMEI também. Alguém já foi para a Indonésia e conseguiu usar a internet do Ultravioleta? Foi preciso registrar o celular?
Penso que como o roaming internacional funciona de maneira diferente de um SIM Card local, geralmente não há essa exigência, pois o aparelho continua vinculado à rede da operadora do Brasil.
O registro de IMEI é mais necessário para quem vai usar um SIM Card indonésio. Então, se sua esposa for comprar um chip local, aí sim pode ser necessário registrar o celular dela para evitar bloqueios.
De qualquer forma, sempre bom confirmar com o suporte do Ultravioleta ou a embaixada para garantir que não tenha nenhuma regra nova. Boa viagem!