Invasão de contas e desvio de quase 13 milhões no NUBANK

Alguém ou algum conhecido que teve a conta invadida? Todos sabiam desta ocorrência?
Eu fui saber com a noticia de que o STF rejeitou o HC de um membro da organização criminosa.
A tempos ouvia dos conhecidos que trabalharam no Norte, sobre historias dos Crackers de Imperatriz (MA), meninos que andavam de Hilux e na ostentação nas noites da cidade.
Impressionante como as instituições financeiras e fintechs gastam com cybersecurity e mesmo assim sofrem com ações de crianças.
Um caso de 2018 de um cara de 24 anos de SP que desviou 400 milhões, quando foi preso com sua jaqueta de couro de 14K, na mansão de 10MM em que tinha 20MM em carros, ficou preso 02 dias, provavelmente hoje deve estar dando consultoria e andando de Ferrari.

:money_with_wings: :angel: :computer:

Entendo o que você quer dizer, tão pouco vou passar pano. A questão de segurança da informação é um desafio pesado de todos os participantes do mercado, não apenas bancos. Normalmente, as vulnerabilidades dos bancos são as mais visadas, mas existem coisas que podemos fazer para mitigar que essas situações ocorram. Digo mitigar, por que uma vez que você se torne alvo, é improvável que você consiga se livrar de um ataque.

Ande apenas com o necessário

Você não precisa de todos os seus documento e cartões, sempre. Ande apenas com o que realmente precisa no dia a dia

Use as travas de limite que seu aplicativo permite

Isso ajuda a reduzir o prejuízo, por que as vezes, pode ser que demore um pouco até que você seja reparado

Prevenções

Senhas fortes no celular, no aplicativo e autenticação de duplo fator dificultam muito a vida dos perpetradores.

“A, mas é muita senha pra decorar”.

Não decore senhas, anote a mão e guarde em um lugar que apenas você tem conhecimento. Muitos dispositivos permitem armazenar senhas. Use com sabedoria. Isso pode tanto te ajudar quanto te comprometer. Sempre tenha os códigos de recuperação do seu email em um lugar seguro!

“E se eu for roubado e me fizerem passar a senha?”

Bom, nunca reaja! Tem uma porção de coisa que você precisa fazer.

  • A primeira delas: Fique seguro!
  • Acesse os canais de emergência dos bancos e peça o bloqueio de todos os meios de acesso às suas contas:
    Principais a serem lembrados:
    • Cartões (crédito ou débito)
    • Aplicativos
    • Numeros de Celular
  • Faça o Boletim de Ocorrência, sempre!
    Esse é seu principal instrumento para evitar que seja fraudado e que possa reinvindicar reparação em caso de problemas futuros. Seja rápido, por que a justiça só garante o que for realizado depois do BO e o que for eventualmente identificado como fraude.

Você vai encontrar muito mais informações navegando pela internet, mas são passos que tomo para mim. A fim de evitar fazer parte de notícias como as do post

11 curtidas

Eu vi essa notícia quando saiu, na verdade não foi q hackearam o sistema do banco e sim por meio de engenharia social. Acredito q nesses casos não tem mto oq a instituição fazer, os próprios clientes q tem q prestar atenção… Aqui mesmo na comunidade tem vários casos de gente falando q caiu em golpe de boleto, de ligação, etc… E nesse caso em específico foi o próprio nubank q entrou em contato com a polícia devido ao alto número de reclamações sobre esse golpe

O golpe partia de links falsos de boletos de pagamentos, gerados por meio de ataques de phishing (replicação fraudulenta de páginas virtuais conhecidas). As vítimas eram induzidas a erro, dando acesso a dados privados como números de cartões bancários e senhas.
Fonte

10 curtidas

Fonte: vozes da minha cabeça :thinking:

8 curtidas

Eu pensei em Águas de Lindóia.
:rofl::rofl::sunglasses:

5 curtidas

Boa dicas!

E para este fim, eu uso o 1Password!

5 curtidas

Li a reportagem toda e não achei nenhuma menção sobre dar consultoria e andar de Ferrari.

Mas pesquisando pelo nome do gente boa, descobri que ele segue em prisão domiciliar e tanto ele quanto a namorada tiveram os bens leiloados para amortecer os golpes aplicados.

4 curtidas

A Ferrari então foi para leilão, juntamente com o Porsche, a Maserati e outros, o cara era o maior fretador de aeronave em SP. Tem vídeo de jantar em Paris com Champagne de R$ 70k e Hotel em frente a torre Eiffel.
Você viu quem é o Advogado do casal?
A consultoria especulei/brinquei, afinal a confiança e segurança tem um preço significativo e classe de risco catastrófico, as instituições poderiam aliviar com a cooperação e informação dos pontos de vulnerabilidade.
Exemplo do bem, o garoto de 14 anos que ganhou U$ 25k do Facebook por ter encontrado falha de segurança no Instagram - empresas que tem programas de “bug bounty”.

Nesse caso de Imperatriz no início achava que era alguma falha de segurança ou algo do tipo e no fim era engenharia social, você pode ter o melhor sistema de segurança do mundo, mas não é possível proteger a vulnerabilidade do ser humano.

6 curtidas