Investimento em Fundos

Boa tarde! Alguém sabe qual fundo imobiliário tem a maior rentabilidade/segurança atualmente? :thinking:

2 curtidas

Alô, @joaovitorhat, @LuckPass e @ree! Um help!

8 curtidas

Olá @Tiagosousa, boa tarde.

É uma pergunta simples de difícil resposta.

Irei partir do princípio que maior rentabilidade seria maior dividendo ano (DY) e segurança seria previsibilidade destes dividendos.

Desta forma sobrariam apenas os fundos de tijolo com contratos atípicos e com longa data para vencimentos, que tenham ao menos 5 ativos e a maior parte da renda não esteja concentrada em um inquilino.

Por exemplo, o GGRC11 apresenta estas condições, porém sofreu alguns problemas com inquilinos sobre valores do aluguel, um galpão pegou fogo, e acredito que tudo isso têm refletido no valor de sua cota, mas ainda assim consegue entregar um DY de 8,93% (10/04/2021). Mas quero que compreenda que mesmo nas condições que citei, não há uma garantia total que o fundo não apresente nenhum tipo de “problema”.

O HGLG11 possui contratos típicos e atípicos e nem por isso tem menor segurança e consegue entregar um DY interessante com valorização da cota, inclusive reciclando o próprio portfólio fazendo compras e vendas. Mas também já teve problemas, não exatamente relacionados aos inquilinos.

Acredito que não há uma resposta certa para sua pergunta, mas sim uma resposta certa para cada perfil de investidor. Para mim investir apenas nesse filtro que fiz de ativos é ruim, porque você perde na diversificação. Hoje este tipo de fundo imobiliário muitas vezes está abaixo do valor patrimonial, enquanto fundos de papel apresentam alta nas cotações e no DY.

Se você está exposto aos dois tipos (tijolo e papel), por exemplo, hoje você aproveita os benefícios de um, amanhã de outro…

Isso não quer dizer que você deve comprar na alta e vender na baixa, muito pelo contrário. Estude os relatórios e veja se os projetos de cada um são compatíveis com seus conceitos.

Espero ter ajudado.

Abraço!

15 curtidas

Fundo imobiliário é renda variável, logo, sua pergunta não tem resposta.

12 curtidas

Tem sim amigo. Quando falo segurança não quero dizer retorno garantido ou investimento protegido, meu questionamento foi sobre os fundos com maior possibilidade de rendimento diante do senário atual do mercado imobiliário. A “segurança” pode ser entendida como melhor opção hoje. Acho que minha colocação foi meio vaga, perdão. :smile: :handshake:

2 curtidas

Como o LuckPass falou, não tem “cenário perfeito”. É relativo ao momento imobiliário e a situação econômica do país.

Cada fase uma categoria de fundo imobiliário se beneficia, então é variável. Diversificar é a melhor opção.

8 curtidas

Excelente resposta amigo. Você captou exatamente meu questionamento. Quando falo segurança me refiro a isso que você falou, ter bons DYs e mesmo com oscilações ainda continuem mais atrativas que outras opções. Gostei muito da sua dica sobre papel e tijolo, é algo que ainda não tentei, vou dar uma estudada, inclusive nessas duas opções que você deu. muito obrigado! :handshake: :grin:

4 curtidas

Eu entendi esse ponto amigo e com certeza variar sempre é a melhor opção. Mas vamos dizer que eu só possa aplicar um uma opção nesse momento, qual seria a melhor escolha pra agora? como eu não acompanho o mercado imobiliário estou totalmente perdido sobre como estão os fundos.

1 curtida

Pois é, isso aí é um problema. Se você for buscar cegamente só por DY maior, certamente vai fazer besteira. Existem fundos com DY atrativos que são de agências bancárias, entretanto, há uma preocupação de não existir mais daqui a alguns anos e, por isso, esses fundos podem sofrer em um futuro próximo.

Procure pelo Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), lá constam os maiores fundos imobiliários do mercado. Consulte a liquidez diária, valor de mercado, contratos dos aluguéis, quem é a administradora, etc. Investir em algo novo requer aprendizado, não é válido colocar um dinheiro suado em algo que não conhecemos.

Se estiver no caminho certo, não coloque 100% do dinheiro em apenas 1 fundo. Faça investimentos parcelados e vai aprendendo com o tempo.

3 curtidas

Homi, com a Selic nas alturas, atualmente os investimentos de renda fixa é que têm exatamente o que tu tá querendo.

10 curtidas

Exatamente! Se quer segurança, vai em Renda fixa sem medo de ser feliz.

9 curtidas

Não tem como prever o cenário, exemplo dos shoppings durante a pandemia, ninguém imaginou que todos fechariam, você pode pesquisar sobre os contratos que esses fundos fecham com os clientes, a duração e caso ocorra inadimplência o que ocorreria.

8 curtidas

Creio que sua pergunta já tenha sido respondida. Mas é o seguinte, isso é muito relativo e rotativo, um dia um fundo está bom, no outro ele fica ruim. Vários fatores influenciam e não existe um fundo perfeito.

Mesmo se existisse, todo mundo ia querer comprar e o valor dele subiria tanto que ele não seria mais o melhor, o mercado não deixa esse tipo de coisa acontecer, ele sempre vai balancear.

O correto é ter uma carteira com os fundos que te atendem.

5 curtidas