Desde que Nubank e Nuinvest foram integrados no mesmo app, achei muito confuso os valores recebidos dos investimentos resgatados.
Abaixo há um print de um investimento que eu tinha e que venceu.
Alguém saberia me dizer se o valor líquido que recebi em minha conta são os R$ 6.573,39 mesmo?
Ou na verdade é 6.573,39 - 236,01? Ou seja, R$ 6.337,38…
Achei isso confuso, e poderia ter tipo um recibo ao “clicar” no investimento resgatado, informando mais detalhes da aplicação vencida, como o valor líquido e o IRRF.
Então, concordo que ficou confuso e para tirar a sua dúvida, recomendo que olha na lista de depósito qual valor foi adicionado como novo depósito. Como caiu para a sua conta bancária, vai ser nessa lista que vai estar o valor líquido.
Tipo, todo dinheiro que ENTRA tá na lista de rendimentos da Nuconta vai render nessa conta, mas como um novo depósito. E ai, tu pode confirmar pra gente se é isso mesmo os valores são o líquido da Imagem.
Depende do tipo de investimento que você possui, o retorno (lucro) poderá ter cobrança de IR. Abaixo tem uma pequena lista.
Sem Cobrança de IR:
Poupança
Ações (Dividendos)
Fundos Imobiliários (Dividendos) ¹
LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
LCA (Letras de Crédito Agrícola)
CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
Debêntures incentivadas
LIG (Letra Imobiliária Garantida)
LH (Letra Hipotecária)
Com Cobrança de IR:
JSCP (dividendos)
CDB
RDB
Títulos do Tesouro
Fundos de Investimento
Dentre outros tipos de investimentos…
OBSERVAÇÕES:
Dependendo do tipo de investimento pode ocorrer a cobrança de taxas, como no o caso dos fundos (taxa de administração, taxa de performance, come-cotas, entre outras), e no Tesouro Direto (taxa de custódia).
Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado somente se você decidir resgatar o dinheiro nos primeiros 30 dias do investimento tributável. Portanto, para aplicações com mais de um mês de prazo, o IOF é zero.
Nem sempre um investimento livre de IR é mais lucrativo que outro com cobrança de IR. É necessário analisar cada investimento, principalmente o retorno líquido no médio e longo prazo.
¹ Para a isenção de IR dos rendimentos mensais, no entanto, é preciso enquadrar-se em algumas regras. O fundo deve ser negociado na bolsa de valores e contar com, no mínimo, 50 cotistas. Além disso, você não pode ter em seu nome mais de 10% do patrimônio do fundo.
Vale lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, de modo que o porcentual de ganho apresentado na lâmina de informações sobre o título de investimento de seu interesse deve ser entendido como uma previsão apenas.
Olhei na lista de depósito e há o valor “cheio” (6.573,39), mas em compensação na lista de quanto saiu da minha conta neste mês, há o valor do IRRF (236,01), como se fosse um pix que eu fiz usando o saldo da minha conta.
Tenho quase certeza de que o valor líquido nesses casos deve ser o investimento resgatado menos o IRRF. Que nesse caso seriam os R$ 6.337,38.